A partir desta quarta-feira (15.12), as pessoas que estiverem nas feiras livres de Natal poderão se vacinar contra o covid-19 com a primeira, segunda e terceira doses. A imunização teve início na feira do Carrasco, localizada no bairro das Quintas, realizada todas às quartas-feiras.
A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela administração das feiras livres em Natal.
O ponto de vacinação na feira do Carrasco funciona das 7h30 ao meio dia e fica localizado na esquina coma avenida Nevaldo Rocha (antiga avenida Bernardo Vieira), com a rua dos Paianazes, logo no início da feira.
Segundo a SMS, no próximo domingo (18.12), a tenda de vacinação será instalada na feira do bairro da Cidade da Esperança. Outros pontos de vacinação em feiras livres serão anunciados posteriormente.
“A gente continua fazendo esse chamamento para que as pessoas possam concluir seu esquema vacinal com a segunda dose e tomar a dose de reforço quando estiver no prazo”, disse George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.
Para se vacinar, siga as seguintes regras:
Primeira dose
Pessoas com 12 anos e mais.
Segunda dose
Coronavac
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose
Oxford
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford: As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.
Pfizer
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.
Janssen
A dose de reforço da Janssen pode ser aplicada com 02 meses de intervalo utilizando o imunizante Pfizer, para qualquer morador de Natal.
Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 5 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.
Terceira dose
Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 18 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer) e população com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).
Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Com informações do G1 RN