A vereadora do PT Brisa Bracchi vem fazendo duras críticas ao projeto do Plano diretor que está previsto para chegar à Câmara de Natal até o fim do mês de setembro. Ela reforça sobre a ideia de aprovar um projeto que não prejudique o meio ambiente, e faz duras críticas ao plano que será apresentado pela prefeitura: “Existe uma falsa polêmica entre a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico, todos os movimentos progressistas defendem o equilíbrio entre essas duas coisas, mas existem proteções das quais não podemos abrir mão”, afirmou.
A minuta do projeto foi discutida com vários setores da sociedade natalense. Houve momento de divergências e confusão em algumas conferências promovidas pela prefeitura, para discutir a matéria. A vereadora que faz uma oposição forte ao Executivo na Câmara, critica a forma com que a matéria foi discutida com a sociedade: “O debate que nós fizemos é que a minuta do Plano Diretor de Natal como está apresentada destrói e desconfigura diversas áreas que deveriam ter uma proteção especial maior, tais como as áreas de proteção ambiental, o entorno do Parque das Dunas, as nossas comunidades que vivem na orla e em outras áreas de vulnerabilidade social”.
Entre os pontos considerados mais polêmicos do projeto, está a verticalização de locais próximos a áreas de preservação: “É importante ressaltar que a liberação irrestrita de construção em torno do Parque das Dunas afetará a dinâmica ecológica do Parque e pode deixar nossa cidade muito mais quente, com o barramento dos ventos. Não será construindo arranha-céus e degradando nossas áreas de proteção ambiental que vamos conseguir impulsionar o nosso turismo. É importante debater sobre o Plano Diretor e revisá-lo de forma consciente e responsável”, reforçou a vereadora.
Recentemente a vereadora promoveu um ato público na Câmara, para chamar a atenção da sociedade sobre a chegada do projeto na Casa: “O ato simbolizou a atenção da população de Natal com esse projeto que em breve chegará aqui na Câmara. A sociedade não pode ficar de fora desse momento, que é a discussão da revisão do Plano Diretor nas comissões da Casa. Inclusive já temos garantia do presidente Paulinho Freire que o processo não será no trator, mas no tempo certo, com audiências públicas e garantia do direito ao debate”.
*Matéria publicada no Agora RN