Início » Arquivos para 15 de junho de 2021, 20:30h

junho 15, 2021


AZIZ: “GOVERNO TEM QUE VER QUANDO ESTÁ DO LADO DO MINISTRO BARROSO E QUANDO ESTÁ CONTRA”

  • por
Compartilhe esse post

Aziz: “Governo tem que ver quando está do lado do ministro Barroso e quando está contra”
Crédito: Reprodução / TV Senado / YouTube

Presidente da CPI alfinetou mudanças de opinião da tropa de choque de Jair Bolsonaro no colegiado

Apoiar ou não Luís Roberto Barroso, do STF? Essa foi a questão posta por Omar Aziz (PSD-AM) durante a sessão de hoje da CPI da Covid. Segundo o senador, seus colegas que apoiam o governo Jair Bolsonaro precisam se decidir.

“O governo tem que ver quando está do lado do ministro Barroso e quando está contra”, disse o presidente da CPI.

O senador alfinetou os colegas pró-governo depois de ouvir elogios à decisão de Barroso que barrou a quebra de sigilo de servidores do Ministério da Saúde imposta pela CPI da Covid.

*Informações do Antagonista.


Compartilhe esse post

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE TERESINA DIZ QUE MULHERES TÊM DE SE VACINAR PELA MANHÃ PARA “FAZER A COMIDA CEDO”

  • por
Compartilhe esse post

Secretário de Saúde de Teresina diz que mulheres têm de se vacinar pela manhã para “fazer a comida cedo”
Reprodução/TV Clube

Gilberto Albuquerque fez os comentários machistas durante uma entrevista ao vivo para a emissora afiliada da TV Globo no Piauí

Em entrevista à TV Clube, filiada da Globo no Piauí, o secretário da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, fez comentários machistas.

Ao explicar que mulheres seriam vacinadas contra a covid pela manhã e homens seriam imunizados à tarde, Albuquerque — que é como se fosse o secretário de Saúde da capital piauiense — disse que as mulheres tinham que “voltar logo para casa para fazer a comida cedo”.

“Segue essa regra aí. Mulher têm prioridade: vai de manhã. Homem é à tarde.”


Compartilhe esse post

PF PEDE AO STF PARA ASSUMIR INVESTIGAÇÃO SOBRE MADEIREIRAS DEFENDIDAS POR SALLES

  • por
Compartilhe esse post

PF pede ao STF para assumir investigação sobre madeireiras defendidas por Salles
Foto: Ministério do Meio Ambiente/Flickr

Delegado do caso alertou para ‘risco de morte prematura das investigações’ em razão de decisões da primeira instância favoráveis às madeireiras

O delegado Thiago Leão Bastos, da Polícia Federal no Amazonas, pediu a Cármen Lúcia que assuma toda a investigação sobre a extração supostamente ilegal de madeiras na Amazônia que levou à abertura de um inquérito na Corte contra o ministro Ricardo Salles.

No pedido, protocolado hoje no STF, o delegado alerta para o risco de “morte prematura das investigações“, em razão de decisões favoráveis às madeireiras investigadas na primeira instância — as mesmas que, segundo a PF, são defendidas por Salles.

Uma delas, do juiz Antonio Carlos Almeida Campelo, da 4ª Vara Federal Criminal do Pará, mandou a PF devolver as toras de madeira apreendidas na Operação Handroanthus em novembro do ano passado, além de impor multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento. Ele argumentou que não havia autorização judicial para a apreensão.

Decisão semelhante foi proferida pela juíza Mara Elisa Andrade, da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas. Ela também considerou frágeis os indícios apresentados pela PF para apreender a madeira e o maquinário na operação.

No pedido enviado a Cármen Lúcia, o delegado Thiago Leão Bastos aponta a existência de fraude na regularização fundiária e no plano de manejo das áreas de onde a madeira foi retirada, na região de Juruti (PA). Ele também criticou as decisões judiciais.

O juiz federal do Pará sequer tem conhecimento do conteúdo dos autos do Inquérito Policial. Por esta razão que suas decisões nos Mandados de Segurança são baseadas em narrativas, em argumentos soltos, sem qualquer contextualização com um único documento da investigação policial“, disse o delegado.

A decisão da juíza, afirmou, “equivale a dar carta branca para a criminalidade se perpetuar, pois será impossível se fazer qualquer tipo de apreensão de madeira com fraude na origem“.

A manifestação também critica a postura de Ricardo Salles e do presidente afastado do Ibama Eduardo Bim, que já são investigados no Supremo neste caso.

Ricardo Salles, Gestor Máximo da Pasta Ambiental, em diversos momentos agiu em sentido contrário ao dever constitucional de defesa do meio ambiente. Conforme comunicado em Notícia- Crime, o agente político declarou apoio aos alvos da Operação Handroanthus – GLO, dentre eles uma pessoa jurídica com mais de 20 (vinte) Autos de Infração Ambiental registrados, totalizando multas no valor de R$ 8.372.082,00“, escreveu.

Já o Presidente do Ibama Eduardo Bim dificulta as investigações da operação. A título de exemplo, foi cortado o acesso da Polícia Federal ao sistema do Ibama sobre produtos florestais – Colmeia“, afirmou, em outro trecho.

*Informações do Antagonista.


Compartilhe esse post

COVID-19: BRASIL ULTRAPASSA 490 MIL MORTES E 17,5 MILHÕES DE CASOS

  • por
Compartilhe esse post

Cemitério do Caju, no Rio
Aline Massuca/Metrópoles

Nesta terça-feira (15), com 2.468 mortes e 80.609 novos infectados registrados nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou 490.696 vidas perdidas para a Covid-19 e computou 17.533.221 casos de contaminação.

Os altos números impulsionaram a média móvel diária, que chegou a 1.986. É o quinto dia consecutivo em que o indicador está acima de 1,9 mil óbitos. Em comparação com o verificado há 14 dias, houve variação de 4,7%, sinalizando uma estabilização nas mortes.

Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).


Compartilhe esse post

PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS SÃO DEBATIDOS NA COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA CÂMARA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

A Comissão de Defesa do Consumidor levou para a Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (15), um debate sobre o aumento do preço de combustíveis, esclarecendo com entidades, como o Procon e Sindicatos dos Revendedores Autorizados de Gás Liquefeito de Petróleo (Singás- RN) e do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte ( Sindipostos-RN), se o mercado local tem praticado preços abusivos.

A presidente da comissão, vereadora Camila Araújo (PSD), apresentou um parecer da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual que, atendendo uma solicitação sua, apurou a suspeita de prática de preços abusivos. “O Ministério Público despachou pelo arquivamento, entendendo que não há elementos para subsidiar um inquérito civil sobre irregularidades nos preços. Agora, trouxemos o debate para esclarecer quais são as interferências que implicam no preço final dos combustíveis”, pontuou a parlamentar.

Da reunião, também participaram os vereadores Chagas Catarino (PDT), Eribaldo Medeiros (PSB), Anderson Lopes (SDD) e Kleber Fernandes (PSDB), que explicou sobre como o Código de Defesa do Consumidor discorre sobre preços abusivos e formação de cartel. “O fato é que estamos sofrendo com os sucessivos aumentos dos preços e precisamos de uma intervenção fiscal e tributária do governo, pois todo impacto financeiro que chega ao consumidor reflete no aspecto econômico e social”, declarou Kleber Fernandes.

Ao final, a comissão deu parecer favorável ao Projeto de Lei 294/2020, que dispõe sobre a suspensão de corte de fornecimento de água e energia elétrica durante 120 dias de microempresas e empresas de pequeno porte em razão da pandemia da covid-19.


Compartilhe esse post

SUBSTITUTA DE LUANA ARAÚJO É CONTRA ‘TRATAMENTO PRECOCE OBRIGATÓRIO’

  • por
Compartilhe esse post

Substituta de Luana Araújo é contra tratamento precoce obrigatório
Foto: Tony Winston/MS

Rosana Leite de Melo também já rejeitou a efetividade de um eventual lockdown no país

Segundo informação do Metrópoles, a cirurgiã de cabeça e pescoço Rosana Leite de Melo, que deve assumir a Secretaria de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, já deu declarações colocando em xeque a efetividade do lockdown e se posicionou contra o protocolo obrigatório de “tratamento precoce”.

Rosana vai ocupar a vaga que seria de Luana Araújo, que foi vetada pelo governo por seus posicionamentos contra a cloroquina.

Não instituiremos protocolos obrigatórios e sim respeitaremos os princípios bioéticos da autonomia, beneficência e não maleficência e da justiça”, disse a cirurgiã, em julho de 2020, defendendo que médicos do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul tenham “liberdade” para receitar medicamentos.

“Não acredito que o lockdown seria tão eficiente. Culturalmente falando, lockdown não ia funcionar no nosso país”, declarou Rosana ao site Campo Grande News, em agosto do ano passado.


Compartilhe esse post

VEREADORES DE NATAL APROVAM, EM COMISSÃO, CRIAÇÃO DE ACADEMIA AO AR LIVRE HÍBRIDA

  • por
Compartilhe esse post

Na tarde desta terça-feira (15), a Comissão de Planejamento Urbano, Meio-ambiente e Habitação da Câmara Municipal do Natal se reuniu em plenário para debater acerca de diversos projetos de lei em tramitação no legislativo natalense.

Dentre as matérias, foi aprovada uma de autoria do vereador Raniere Barbosa (Avante), com relatoria da vereadora Brisa Bracchi (PT), que cria em Natal a adoção de academia ao ar livre híbrida no município. A finalidade da lei é buscar empresas interessadas em patrocinar a instalação de academias em troca de sua publicidade no local a ser instalada a academia. “A importância dela é que ela vai atender ao deficiente físico, bem como as pessoas da terceira idade. Os equipamentos instalados são específicos para esse público. Vejo com muita importância e precisamos tirar essas pessoas do sedentarismo. Através de uma academia como essa você estimula e motiva esse público”, ressaltou Raniere. 


Compartilhe esse post

EM PONTOS EXCLUSIVOS, NATAL AMPLIA VACINAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NESTA SEXTA (18)

  • por
Compartilhe esse post

 Natal amplia vacinação dos trabalhadores da educação nesta sexta (18) em pontos exclusivos
SME

Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura do Natal vai ampliar o público de vacinação dos trabalhadores em educação, atendendo os profissionais que atuam no ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas do município. Com a conclusão da vacinação nas unidades escolares da educação infantil prevista para terminar até quinta-feira (17) na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) junto à Secretaria Municipal de Educação (SME), o Sindicato das Escolas Privadas e a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RN definiram criar pontos exclusivos para ampliar a estratégia com imunização ocorrendo nesses locais: Ginásio do Expansivo, na Zona Norte; e o Ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim. Esses novos locais vão seguir o mesmo horário dos pontos de drives, funcionando diariamente das 08h às 16h, todos os dias da semana, inclusive aos domingos.

As instituições de ensino que já receberam equipes volantes da SMS imunizando com a primeira dose os trabalhadores da educação infantil (creche e pré-escola) que também contam com ensino fundamental I e II (1º ano ao 9ºano), podem encaminhar os profissionais aos pontos exclusivos com declaração da escola, cópia do contracheque ou carteira de trabalho, documento com foto e cartão de vacinação. Se algum trabalhador da educação infantil não tiver conseguido receber o imunizante, também pode buscar um dos pontos exclusivos.

“A primeira etapa da vacinação se encerra esta semana, e já tem início a vacinação dos trabalhadores do Ensino Fundamental. O avanço do processo de vacinação significa o início do ano letivo de 2021 com mais segurança para a escola e a família ” , afirma a secretária Municipal de Educação de Natal, Cristina Diniz.

Vacinação dos Trabalhadores da Educação a partir de sexta-feira (18), de domingo a domingo das 08h às 16h:

Ginásio do Expansivo – Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 – Pajuçara
Ginásio do Instituto Sagrada Família – R. Olinto Meira, 1076. Alecrim


Compartilhe esse post

EMENDAS A PROJETO DE REFORMA POLÍTICA APOSTAM EM MODELOS DISTRITAL, MISTO E DISTRITÃO

  • por
Compartilhe esse post

Emendas a projeto de reforma política apostam em modelos distrital, misto e distritão
Foto: Antonio Augusto/ASCOM/TSE

Sugestões foram apresentadas conjuntamente, conforme acordo firmado na reunião de líderes da Câmara realizada na semana passada

O futuro das eleições brasileiras está entre três modelos: distrital, distrital misto e distritão. Essas são algumas das ideias apresentadas como emendas ao projeto de reforma política em discussão na Câmara.

O texto ainda está sendo analisado por uma comissão especial criada por Arhtur Lira (PP-AL). As propostas foram apresentadas pela relatora do texto, Renata Abreu (Podemos-SP), após acordo na reunião de líderes da Câmara na semana passada.

Para que as mudanças valham nas eleições de 2022, o texto precisará ser aprovado até outubro deste ano pelo Legislativo.

O modelo distrital define que as eleições serão segmentadas em várias áreas, com candidatos disputando vagas em regiões, não mais em toda a área de cidade, estado ou país. Já o distrital misto mescla o exemplo anterior com uma lista de candidatos a ser analisada pelo eleitor. O distritão dispensa os votos em partidos, valendo apenas os que foram dados a candidatos.

Nas propostas apresentadas, o distrital valeria para eleições do Legislativo de todas as esferas (municipal, estadual e federal). Porém, esses distritos não serão idênticos, podendo variar conforme o cargo em disputa (deputado federal ou estadual e vereador).

Esses distritos, segundo as propostas apresentadas, não poderão ter uma diferença significativa de pessoas, sendo a diferença limitada a 5% dos eleitores de cada um ou 10% dos moradores das regiões eleitorais.

Nas eleições municipais, o modelo distrital só valerá em cidades com mais de 200 mil habitantes. Nos municípios que não se amoldam a essa regra, o pleito será direto, sem divisão territorial.

*Informações do Antagonista.


Compartilhe esse post

COM CRISE HÍDRICA, ANEEL JÁ PREVÊ ALTA DE 5% NAS CONTAS DE LUZ DO ANO QUE VEM

  • por
Compartilhe esse post

Com crise hídrica, Aneel já prevê alta de 5% nas contas de luz do ano que vem
Aneel, eletrobras Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Bandeira tarifária vermelha, que é a mais cara e está em vigor atualmente, deve subir mais de 20% nas próximas semanas

Nesta terça-feira (15), em meio à crise hídrica no país, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, disse que já é possível estimar uma alta de pelo menos 5% nas contas de luz do ano que vem. Em 2021, os reajustes já aplicados nas faturas estão na casa dos 7%.

O aumento dos preços tem relação com o maior acionamento das usinas termelétricas para suprir uma queda de geração das usinas hidrelétricas. Segundo o governo, o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos.

“O número que o Ministério de Minas e Energia tem usado publicamente é que vamos ter um custo adicional de R$ 9 bi [de janeiro a novembro de 2021], até abril já se gastou R$ 4 bi adicionalmente. Isso vai ter impacto adicional na tarifa de 5% [em 2022]”, afirmou André Pepitone, em audiência na Câmara para debate a crise hídrica.

A Aneel também prepara mudanças que, na prática, deixarão a conta de luz mais cara, incluindo um aumento de mais de 20% na bandeira tarifária vermelha, que é a mais alta e está em vigor atualmente. Na fase, são adicionados R$ 6,24 na conta para cada 100 kWh consumidos ao mês.


Compartilhe esse post

ITEP/RN REALIZA NESTA QUARTA (16) ‘DIA D’ PARA LOCALIZAR PESSOAS DESAPARECIDAS

  • por
Compartilhe esse post

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) realiza, nesta quarta-feira (16), o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública em conjunto com os Órgãos Oficiais de Perícia Criminal. A ação acontece na Escola do Governo, no Centro Administrativo, a partir das 8h.

O objetivo é coletar materiais biológicos de familiares de pessoas desaparecidas com o intuito de realizar busca no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). Segundo dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), no Ano de 2020 no RN foram registrados 232 casos de desaparecimentos. Sendo 101 casos só este ano entre os meses de janeiro a abril. No Itep existem registradas e armazenadas amostras biológicas de 238 cadáveres colhidas após exame antropólogo. Essas pessoas não foram identificadas ou reclamadas por familiares até o momento.

O Itep participará desta campanha através do Núcleo de Antropologia Forense, que fará o levantamento dos dados antropométricos dos familiares, e do Laboratório de Genética Forense, que realizará as coletas bem como o processamento das amostras de DNA, que posteriormente serão comparadas com o material genético oriundo de restos mortais de cadáveres não identificados armazenados nos institutos médico-legais, em busca da identificação destas pessoas.

De forma totalmente voluntária, a coleta deve ser feita, preferencialmente, por familiares de 1° grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos; irmãos.

O requisito para se fazer a coleta é que o familiar do desaparecido tenha registrado oficialmente o boletim de ocorrência policial em qualquer delegacia (levar no dia da coleta). Também é preciso levar o documento de identificação com foto (RG, CNH) dos dois familiares selecionados para doar material biológico e/ou do responsável legal do doador menor.

Da pessoa desaparecida será necessário levar documentos de identidade: carteira de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho ou carteira de reservista. Além disso, em caso de haver, levar itens de uso único e pessoal, como escova de dentes, barbeador, roupa íntima usada, escova de cabelo, entre outros que possam conter material genético. Bem como, foto digital ou impressa da pessoa desaparecida. Se possível, Informações sobre os trajes usados no dia do desaparecimento.

Em caso de dúvida (apenas para parentes das vítimas) entrar em contato através do email: dnacriminalrn@gmail.com.


Compartilhe esse post

RAFAEL MOTTA: “CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA NÃO SIGNIFICA JUSTIÇA, MAS CONFIRMAÇÃO QUE FALHAMOS”

  • por
Compartilhe esse post

O deputado federal Rafael Motta (PSB) foi convidado pelo juiz federal Eduardo Dantas para participar de audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o sistema penitenciário brasileiro. O evento foi presidido pelo ministro Gilmar Mendes.

“Somos um país com a terceira maior população carcerária do mundo e crescemos em ritmo acelerado, o que não significa justiça, mas sim a confirmação que falhamos. Na minha fala, me coloquei à disposição do debate para encontrarmos soluções, junto com os especialistas, norteado por duas palavras que guiam meu mandato: juventude e oportunidade“, sinalizou o parlamentar.

A audiência contou com a participação da ministra Carmen Lúcia, do deputado federal Capitão Alberto Neto, representantes da Procuradoria Geral da República, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Defensoria Pública da União e de associações de defensores, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Pastoral Carcerária, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e ativistas dos direitos humanos.

Confira declaração:

“Foi uma oportunidade única de me substanciar de informações de especialistas no assunto, de executores do direito, para revisão de legislações no Congresso Nacional. Também reforço o meu compromisso como representante da juventude, que representa mais de 50% dos encarcerados no país. A aceitação do encarceramento dos jovens brasileiros é conformismo que subtrai a dignidade do trabalho de qualquer parlamentar. Se não existimos para correções e para a criação de oportunidades, fica posta em cheque a nossa necessidade enquanto mandatários a serviço deste país”.

Rafael Motta

Compartilhe esse post

DEPUTADO QUER INSTITUIR PISO SALARIAL ESTADUAL PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

  • por
Compartilhe esse post

Profissionais da enfermagem pedem apoio para aprovação do piso salarial –  Correio do Cidadão

Seguindo o mesmo critério do Projeto de Lei que tramita no Senado Federal e que tem a senadora potiguar Zenaide Maia como relatora, o deputado estadual Jacó Jacóme (PSD), apresentou Projeto de Lei no parlamento estadual, instituindo o piso salarial para profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares de enfermagem no âmbito estadual.

De acordo com o parlamentar ao justificar a importância da matéria, a enfermagem representa quase 70% da força de trabalho na área da saúde e, com isso, alcança um lugar de destaque entre as categorias profissionais já que o cuidado às pessoas é desenvolvido nas 24 horas de forma ininterrupta.

Conforme o texto do Projeto de Lei, o piso salarial dos Enfermeiros no Rio Grande do Norte fica fixado em R$ 7.315,00, correspondente a 30 horas semanais. Já os valores de piso salarial de técnicos e auxiliares de enfermagem são fixados em 70% e 50% respectivamente sobre o valor mensal pago aos enfermeiros.


Compartilhe esse post

GOVERNO FEDERAL PLANEJA BENEFICIO FINANCEIRO PARA ÓRFÃOS DA COVID-19

  • por
Compartilhe esse post

Brazilian currency
(Pollyana Ventura/Getty Images)

Segundo o Ministério da Cidadania, o governo federal está adiantando estudo para fazer valer a sua pretensão em criar o benefício financeiro para órfãos da Covid-19. O valor em estudo está entre R$ 240 a R$ 250 mensalmente para cada criança ou adolescente cujos pais ou responsáveis tivessem falecido por conta da Covid-19.

O benefício envolveria, segundo dados, cerca de 68 mil crianças e seria dado, automaticamente, para crianças e adolescentes de famílias incluídas no Bolsa Família em que um responsável familiar, cônjuge ou adulto tenha falecido em decorrência da covid-19, desde o início da pandemia.

O governo federal estima gastar R$ 196,2 milhões e a identificação do beneficiário será feita por meio do Cadastro Único de programas sociais. As regras do programa ainda não foram apreciadas pelo presidente Bolsonaro.


Compartilhe esse post

RESERVAS HÍDRICAS ESTADUAIS CHEGAM EM JUNHO COM 50,33% DA SUA CAPACIDADE

  • por
Compartilhe esse post

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.202.971.185 m³, correspondentes a 50,33% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No dia 14 de junho de 2020, as reservas hídricas eram de 2.485.347.559 m³, equivalentes a 56,78% da capacidade total do Estado. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.405.314.835 m³, percentualmente, 59,22% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 1.562.430.780 m³, correspondentes a 65,84% do seu volume total. 

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 255.030.235 m³, equivalentes a 42,53% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Em meados de junho de 2020, o reservatório estava com 214.912.240 m³, correspondentes a 35,84% do seu volume total. 

A terceira maior barragem do RN, Umari, localizada em Upanema, acumula 212.803.119 m³, percentualmente, 72,68% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 271.092.875 m³, equivalentes a 92,58% do seu volume total. 

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade, são: Flechas, localizado em José da Penha e o açude público do município de Encanto. 

Outros açudes monitorados que continuam com volumes superiores a 90% da sua capacidade são: Rodeador, localizado em Umarizal, com 99,9%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, que está com 99,33%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 98,04% e o açude público de Marcelino Vieira, com 97,92% da sua capacidade. 

O açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, acumula 8.750.000 m³, correspondentes a 87,5% da sua capacidade total, que é de 10 milhões de metros cúbicos. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 100% da sua capacidade. 

O açude Beldroega, localizado em Paraú, acumula 6.722.562 m³, equivalentes a 83,43% da sua capacidade total, que é de 8.057.520 m³. No mesmo período de junho do ano passado, o reservatório estava com 100% da sua capacidade. 

A barragem de Pau dos Ferros acumula 30.116.105 m³, correspondentes a 54,91% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 21.100.898 m³, equivalentes a 38,47% do seu volume total. 

O reservatório Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 8.159.595 m³, percentualmente, 18,37% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 15.318.190 m³, equivalentes a 34,48% do seu volume total. 

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que estão com volumes inferiores a 10%, sendo por isso, considerados em nível de alerta, são: Zangalheiras, localizado em Jardim do Seridó, com 5,12%; Itans, localizado em Caicó, com 3,56% e Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,73% da sua capacidade total. 

Já os mananciais monitorados pelo Igarn, que permanecem secos, são: Inharé, localizado em Santa Cruz e Trairi, localizado em Tangará. 

SITUAÇÃO DAS LAGOAS 

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, acumula 10.946.719 m³, correspondentes a 99,34% da sua capacidade total, que é de  11.019.525 m³.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 42.163.471 m³, percentualmente, 50,03% do seu volume total, que é de 84.268.200 m³. 

A lagoa do Boqueirão, que atende a usos diversos, acumula 10.181.394 m³, correspondentes a 91,93% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³. 


Compartilhe esse post

NATÁLIA BONAVIDES COMEMORA: “É ELA! A VACINAÇÃO AVANÇA NO RN!”

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução redes sociais Natália Bonavides.

Na noite desta segunda-feira (14), a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Natália Bonavides, se manifestou sobre a declaração da governadora Fátima Bezerra (PT) acerca do processo de imunização contra o coronavírus, no Rio Grande do Norte (RN). Por meio de seu perfil nas redes sociais, a parlamentar escreveu:

É ela! A vacinação avança no RN! A governadora @fatimabezerra anunciou que até setembro o RN começará a vacinação a partir dos 18 anos. Com muito trabalho o nosso estado tem conseguido imunizar a população apesar do negacionismo do Governo Federal. Seguimos no combate à pandemia. #VacinaJá#VacinaParaTodos


Compartilhe esse post

“É ARRETADA QUE CHAMA?”, DIZ DIVANEIDE BASÍLIO SOBRE DECLARAÇÃO FEITA PELA GOVERNADORA

  • por
Compartilhe esse post

Arretada. Assim Divaneide Basílio, vereadora em Natal pelo PT, chamou a governadora Fátima Bezerra, a partir de publicação descontraída, sobre o processo de vacinação no Estado. Na noite desta segunda-feira (14), a governadora Fátima Bezerra declarou, por meio de seu perfil nas redes sociais que, até o mês de setembro deste ano, a estimativa da Coordenação de Vigilância em Saúde da @sesaprn é de que todas as pessoas com mais de 18 anos de idade estejam vacinadas em todo o território do Rio Grande do Norte.

“Essa estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde. Repito: até setembro, se Deus quiser, todos os maiores de 18 anos estarão vacinados no RN!

É o que tenho dito: não sossegarei até ver toda a população potiguar imunizada. Viva o SUS! Viva a Ciência!”

Fátima Bezerra

Compartilhe esse post

PREFEITO EMÍDIO JR VISITA OBRAS DA CENTRAL DO CIDADÃO DE MACAÍBA

  • por
Compartilhe esse post

Fotos: Sérgio Silva

O prefeito Emídio Jr visitou as obras do novo prédio da Central do Cidadão de Macaíba, que está sendo construído no conjunto Monte Líbano, próximo à sede do INSS na cidade. A visita foi realizada nesta segunda-feira (14) e contou com a presença de Cícero Militão, secretário municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca; Carlos Soares, secretário municipal de Trânsito e Transporte; representantes do Detran/RN e equipe de engenharia responsável pela obra.

Uma série de serviços serão ofertados para a população no local como as atividades do ITEP, entre elas, emissão de carteiras de identidade e atividades da CAERN, TRE, Detran, Procon entre outras ações. A inauguração será ainda neste ano, no segundo semestre.

O prefeito Emídio solicitou que a Central disponibilize serviços de vistoria de veículos e exames oftalmológicos para novos condutores. A nova Central do Cidadão de Macaíba é uma obra do Governo do Rio Grande do Norte e conta com o apoio da Prefeitura de Macaíba para realização dos trabalhos.


Compartilhe esse post

RAFAEL MOTTA DESTACA ILUMINAÇÃO DO CONGRESSO, ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

  • por
Compartilhe esse post

Na noite desta segunda-feira (14), o deputado federal Rafael Motta (Partido Socialista Brasileiro – PSB) ressaltou o gesto do Congresso que, em apoio ao Dia Mundial do Doador de Sangue, segue iluminado de vermelho. O parlamentar postou a foto em seu perfil nas redes sociais. A iluminação especial foi sugerida pelo Ministério da Saúde e ficará até sexta-feira (18)

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, com o objetivo de homenagear os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste gesto, responsável pela salvação de milhares de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais, sobretudo nesse período de pandemia de Covid-19, quando houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.


Compartilhe esse post

CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS NA PANDEMIA

  • por
Compartilhe esse post

Idosos são um dos principais grupos de risco para a Covid-19 — Foto: Susana Vera/Reuters
Idosos são um dos principais grupos de risco para a Covid-19 — Foto: Susana Vera/Reuters

No dia 15 de julho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Campanhas pelo mudo todo são movidas com o intuito de prevenir as agressões e incentivar denúncias. Segundo dados da Central Judicial do Idoso (CJI), o número de denúncias de violência aumentou durante a pandemia só nos primeiros cinco meses de 2021 os casos de violência contra idosos ultrapassaram o total de 2020.

A promotora de justiça Maércia Correia de Mello alerta que as agressões muitas vezes vêm dos próprios familiares da vítima. “As reclamações frequentes são falta de assistência, restrição de convívio social, agressões verbais e exploração financeira. A ligação física e emocional ou o grau de dependência do idoso com o autor do crime pode dificultar a denúncia”, explica a promotora.

É importante que amigos, vizinhos ou quaisquer pessoas que saibam das agressões denunciem aos órgão competentes. Órgãos de sistema de saúde, como as unidades básicas de saúde e os hospitais, órgão da assistência social, como os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), devem estar capacitados para identificar sinais de violência e informar as autoridades.

No total, o número de denúncias de violência e de maus-tratos contra os idosos cresceu 59% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho deste ano, foram 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039.

O estado com maior número de denúncias no período analisado foi São Paulo, que teve 5.934 casos reportados, o que representa 23% do total do país. Em seguida, estão Rio de Janeiro, com 3.743 denúncias, e Minas Gerais, com 3.595.

Denúncias de violência contra o idoso — Foto: G1

A violação de direitos contra a pessoa idosa pode ser denunciada pelo Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além disso, a denúncia também pode ser feita pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, disponível na Google Play e na App Store.

*Com informações do Correio Braziliense e G1.


Compartilhe esse post