Na noite desta segunda-feira (14), o deputado federal Rafael Motta (Partido Socialista Brasileiro – PSB) ressaltou o gesto do Congresso que, em apoio ao Dia Mundial do Doador de Sangue, segue iluminado de vermelho. O parlamentar postou a foto em seu perfil nas redes sociais. A iluminação especial foi sugerida pelo Ministério da Saúde e ficará até sexta-feira (18)
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, com o objetivo de homenagear os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste gesto, responsável pela salvação de milhares de vida.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais, sobretudo nesse período de pandemia de Covid-19, quando houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.