A cantoria de viola, arte poética que se constitui na criação de versos de improviso por uma dupla de repentistas e que representa uma das mais autênticas tradições da cultura nordestina, terá um evento especial nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, na Pinacoteca do Estado.
É o “Violas Potiguares”, promovido pela Fundação José Augusto (FJA), que traz poética de 18 artistas do Rio Grande do Norte, entre cantadores de viola, aboiadores, poetas e coquistas que produzem a poesia popular no Estado.
O evento terá a presença do aboiador Amâncio Sobrinho (Natal-RN), do poeta Antônio Francisco (Mossoró), das duplas de violeiros Raulino Silva (Antonio Martins e Zé Albino (Itaú), Antônio Lisboa (Marcelino Vieira) e Chico Diassis (Alexandria), Helânio Moreira (Serra de São Bento) e Felipe Pereira (Natal), Edísio Calixto (Mossoró) e Damião da Silva (Caraúbas), Zé Cardoso (Encanto) e Francisco Ferreira (Almino Afonso), Antônio Calixto (José da Penha) e Gilson Pessoa (Encanto), José Ribamar (Caraúbas) e Luciano Fernandes (José da Penha) além dos coquistas Frank e Nazar (Serra de São Bento). A apresentação será feita pelo poeta Djalma Mota (Caicó).
A entrada é franca com uso de máscara e apresentação do cartão vacinal.
Violas Potiguares
Data: 31/03
Horário: 19h
Local: Pinacoteca do Estado (Praça 7 de Setembro, Cidade Alta, Natal- RN)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira (29) a instalação imediata de tornozeleira eletrônica no deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ).
O ministro autorizou a Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal a cumprirem a decisão dentro da Câmara dos Deputados, se necessário. Silveira disse em discurso no plenário que não aceitará.
Na sexta-feira (25), Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou a aplicação de novas medidas restritivas ao deputado, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de participar de eventos públicos.
Segundo a PGR, Silveira continua participando de eventos públicos para ameaçar a democracia, as instituições e ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.
A ordem para a colocação da tornozeleira foi dada para a Polícia Federal e para a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap-RJ).
“Contudo, passados três dias desde a determinação, não há notícias, da parte da Polícia Federal ou da SEAP/RJ, acerca de seu cumprimento, o que recomenda a adoção de providência que garanta a autoridade da decisão deste Supremo”, escreveu Moraes.
Nesta terça, na Câmara, em discurso no plenário da Câmara, o deputado afirmou que não cumprirá a decisão do ministro de colocar tornozeleira eletrônica.
“Eu não preciso cumprir a decisão. É inconstitucional. Afronta o Legislativo. Ele [Alexandre de Moraes] é muito fraco juridicamente. A decisão precisa passar pelo crivo do plenario”, declarou.
O Rio Grande do Norte gerou 1.644 empregos neste último mês de fevereiro. É o que aponta o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado nesta terça-feira (29) pelo Ministério da Economia.
O saldo positivo no mês é decorrente de um maior número de contratações com carteira assinada em comparação com os desligamentos. Em fevereiro, no RN, foram:
15.390 contratações; 13.746 desligamentos. Em 2022, no entanto, o saldo é negativo somados os dois meses do ano, com o estado tendo reduzido 834 empregos nesse período.
Isso porque em janeiro e fevereiro foram 29.763 empregos formalizados com contratação em carteira assinada e 30.597 demissões.
A cidade que mais contribuiu para o aumento das contratações no RN em fevereiro foi a capital Natal, com um saldo positivo de 925 empregos – foram 6.474 contratações contra 5.549 demissões.
A segunda maior cidade, Mossoró, também registrou saldo positivo com 497 novos empregos, de 2.569 contratações para 2.072 desligamentos.
A tão esperada vacina da dengue, que vem sendo desenvolvida há mais de 10 anos pelo Instituto Butantan, induziu a geração de anticorpos em 100% dos indivíduos que já tiveram dengue e em mais de 90% naqueles que nunca haviam tido contato com o vírus.
Isso é o que revela um novo estudo, de fase 1, publicado por pesquisadores da farmacêutica Merck, parceira do instituto brasileiro. Os achados foram publicados no último dia 15 de março na revista científica Human Vaccines & Immunotherapeutics. A vacina vem sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID).
Os resultados da fase 2 do estudo já haviam sido publicados em março de 2020 na revista The Lancet Infectious Diseases. O estudo sobre a nova vacina da dengue avançou para fase 3 em 2016, com 17 mil voluntários, e hoje está na etapa de acompanhamento – os voluntários serão avaliados durante cinco anos.
O Instituto Butantan espera que a pesquisa seja concluída até 2024.
Segundo o centro de pesquisa paulista, este novo artigo, demonstra, mais uma vez, que a vacina tetravalente contra a dengue protege pessoas com e sem contato prévio com o vírus.
O Diretório Estadual do Avante emitiu nota sobre pedido de suspensão do partido feito pelo MP. Segundo a legenda partidária, “o protocolo deste tipo de ação não gera prejuízos aos pré-candidatos pelo Avante RN, garantindo que estes irão participar normalmente do processo eleitoral neste ano”, já que as pendências serão sanadas.
Veja o documento na íntegra:
O Diretório Estadual do Avante no Rio Grande do Norte (RN) informa que as notícias veiculadas pela imprensa local, acerca do pedido de suspensão do partido, realizado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), sinaliza ação legítima, direcionada às legendas que apresentam algum tipo de pendência junto à Justiça Eleitoral. Para as eleições 2022, o protocolo deste tipo de ação não gera prejuízos aos pré-candidatos pelo Avante RN, garantindo que estes irão participar normalmente do processo eleitoral neste ano, pois suas sanções só poderão ser aplicadas após o trânsito em julgado da ação, que não ocorrerá antes da convenção partidária.
Outrossim, o Diretório Estadual, por meio das assessorias contábeis e jurídicas, esclarece que a existência das pendências relativas à prestação de contas das eleições de 2018, dentro de poucos dias, serão sanadas, não provocando danos ao partido quanto ao recebimento dos fundos partidário e eleitoral.
Informamos, ainda, que as pendências são, lamentavelmente, heranças das antigas gestões do partido, que não buscaram, de forma célere, a integral resolução do problema. Por fim, o Avante RN reforça seu compromisso com a ética, transparência e as boas práticas da política e sua gestão e, apesar de não ter sido intimado acerca desta ação, junto à Executiva Nacional, tomou todas as providências necessárias, visando à regularização diante da Justiça Eleitoral.
Raniere de Medeiros Barbosa, Presidente do Diretório Estadual do Avante no RN Natal, 29 de março de 2022
O deputado federal Rafael Motta postou em suas redes sociais uma mensagem para o deputado estadual Hermano Morais, que está deixando o PSB, partido presidido por Motta no RN. Ao invés de ameaçar tomar o mandato ou externar insatisfação, Rafael desejou boa sorte ao ex-companheiro de legenda e disse que Hermano merece ser reeleito, pelo trabalho que realiza pelo RN. Elegância e grandeza num mundo político de traição e falsidade. O gesto de Rafael Motta é absolutamente inverso ao que fez o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Quando soube que havia vereadores que queriam deixar o partido em busca de caminhos melhores para novos desafios, o filho de Agnelo bradou que tomaria o mandato na Justiça de quem ousasse deixar a legenda. Situações semelhantes, duas atitudes totalmente diferentes. Um afaga. O outro, apedreja
O presidente estadual do PTB no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, contestou nesta terça-feira (29) a ação que o Ministério Público protocolou na Justiça Eleitoral pedindo a suspensão do PTB e de outras seis legendas por irregularidades envolvendo prestação de contas.
Ao PORTAL DA 98 FM, o dirigente enviou um extrato que prova que a prestação de contas do partido referente às eleições de 2020 foi entregue em 15 de dezembro daquele ano. A suposta ausência da prestação de contas foi o motivo elencado pelo MP Eleitoral para pedir a suspensão do partido.
Confira o documento de prestação de contas do PTB:
O jornalista Jacson Damaceno é o mais novo quadro do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele ficou conhecido em todo o Brasil após críticas contundentes a um outro apresentador de TV que costuma proferir discursos preconceituosos e homofóbicos no ar.
Natural de Salvador, com formação em Geologia pelo IFRN e jornalismo pela UFRN, Jacson é um profissional premiado, referência no jornalismo policial e com mais de 20 anos de carreira no rádio e na televisão.
O senador Jean Paul Prates (PT/RN) sugeriu nesta terça-feira (29), no Plenário do Senado, uma futura fusão entre duas das maiores empresas controladas pelo governo: a Petrobras e a Eletrobras. “Entendo que o futuro deve nos encaminhar para fusão de ambas em uma única empresa de energia em sentido amplo, que potencialize a tecnologia de energias sustentáveis, com uso dos recursos vindos da exploração do petróleo, de forma a substituir as fontes fósseis por renováveis” afirmou.
Ele defende um modelo integrado, com a participação das duas empresas, que seja uma “espinha dorsal da atividade energética no país, em sinergia e parceria com a iniciativa privada”.
Para o Senador Jean, é preciso discutir seriamente o papel da Petrobras e da Eletrobras e “como alterar sua configuração para melhor servir aos interesses do Brasil, com transparência e atendimento às regras de responsabilidade ambiental, social e governança”.
“É esse o modelo adotado pela Equinor, antiga Statoil, empresa estatal da Noruega”, exemplifica o Senador Jean, para quem a fusão é um “objetivo meritório a se almejar, atingível por meio do diálogo e planejamento transparente”.
Para que isso aconteça, o Senador defende a revisão da lógica de planejamento do setor de energia, com o uso correto e eficiente dos mecanismos disponíveis no país, e sem negacionismo.
Demissão na Petrobras
“Não há futuro outro para a Petrobras senão o de assumir sua vocação: transformar a si mesma em uma grande empresa de energia e tecnologia, potencializando diversos modais energéticos, fomentando desenvolvimento científico e tecnológico, sem ignorar a responsabilidade social”, prevê Jean Paul.
“Quem defende a Petrobras fragmentada e descapacitada, limitada a poucas atividades extrativas restritas ao sudeste, ignora todo esse potencial. A liquidação apressada de ativos estratégicos para financiar dividendos polpudos acaba por sabotar o esforço de transição energética”, completa.
Para o Senador Jean, a recente demissão do presidente da Petrobras, Joaquim Luna e Silva, é mais um capítulo na confusão de interesses na empresa que não solucionará as consequências ruins de sua atuação à sociedade. “O problema não reside em quem dirige a Petrobras, mas na política de combustíveis, na qual o governo não quer mexer”, afirma.
A ausência de planejamento estatal aliada a decisões políticas equivocadas têm, na opinião do Senador, esvaziado o papel social e regulador da Petrobras. Ele defende que o Estado utilize mecanismos de gestão e planejamento setorial energético, mantendo-se dirigente e controlador do setor de energia, que ele considera o “sangue da economia”.
A política de paridade de preço de importação (PPI) é um dos graves erros da Petrobras apontados pelo Senador Jean. Ao atrelar a produção brasileira ao custo praticado na importação, descartou-se a vantagem competitiva brasileira, no que diz respeito à produção em larga escala, que normalmente baratearia o custo, mas que, com o PPI, só aumenta o lucro dos acionistas da Petrobras.
O senador ressalta que não defende tabelamento de preços, mas a adoção de critérios mais transparentes combinados com uma política de recuperação e potencialização do parque de refino e fomento a combustíveis renováveis.
Jean Paul Prates enfatiza que o Brasil tem largo potencial para a produção de energia no mar, a chamada offshore, além de etanol, biodiesel, hidrogênio sustentável, e outras alternativas. Ele defende que as receitas do petróleo, especialmente do pré-sal, sejam utilizadas no desenvolvimento da produção de energia de fontes sustentáveis.
Venda da Eletrobras
Jean Paul Prates também critica os esforços do governo federal para vender ações da Eletrobras, de forma a perder o controle acionário da chamada “holding das holdings”. Ele lembra a importância da empresa na garantia da segurança energética brasileira e na inclusão de milhões de brasileiros, com o acesso a energia elétrica. A Eletrobras ainda atua como agente de regulação de mercado, no sentido de baixar os preços da energia dos novos empreendimentos e de evitar a formação de cartéis privados.
O Senador lembra que a venda da empresa foi aprovada pelo Congresso Nacional, em uma operação que qualifica de “vergonhosa” e por meio de uma MP cheia de jabutis” (matérias estranhas ao principal). O resultado da venda da Eletrobras, alerta o Senador Jean, é que o consumidor precisará pagar novamente pela infraestrutura que um dia financiou.
Ele também chama atenção para o fato de que o preço está subestimado. “Vende-se a infraestrutura de hoje, sem considerar o potencial aumento de geração de receita, com a modernização das estruturas existentes, ou as possibilidades de geração de outras formas de energia renovável nos mesmos espaços. É mais um erro, fruto de lamentável equívoco dogmático, que pune e punirá os consumidores brasileiros por décadas futuras”, explica o Senador Jean.
Com o apoio da presidência da executiva nacional a deputada federal Carla Dickson, se filiou ao União Brasil na tarde desta terça-feira (29). O evento que marcou a filiação da deputada ocorreu em Brasília na sede nacional do partido e contou com a participação de vários políticos que já integram a sigla. O deputado federal Benes Leocádio, que saiu do Republicanos, também se filiou a nova sigla.
Carla Dickson é a queridinha do presidente nacional do União Brasil o deputado federal Luciano Bivar, que já se dispôs em dar todo apoio necessário para que a deputada seja reeleita no RN. A deputada tem uma atuação forte no meio evangélico e vem ganhando muita visibilidade no cenário da política em função de seu trabalho em Brasília desde que assumiu como suplente o mandato.
“Hoje inicio um novo ciclo na minha vida política, entro para o maior partido do Brasil, o União Brasil. Sou imensamente grata ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), pelas oportunidades. Sigo firme trabalhando pelo Brasil e fazendo cada vez mais pelo meu Rio Grande do Norte” disse a deputada.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta terça-feira (29), o mais recente boletim epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte, referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 até a 10, encerrada em de 12 de março de 2022. O boletim traz um panorama do cenário epidemiológico das arboviroses nesse início de ano, comparando os dados com os registrados no mesmo período de 2021.
No que diz respeito à dengue, foram notificados, até a Semana Epidemiológica 10, 1.754 casos suspeitos de dengue no RN, dos quais 229 foram confirmados, 1.252 casos considerados prováveis, 502 descartados e um óbito em processo de investigação. A incidência apresentada foi de 35,16 casos prováveis por 100.000 habitantes.
Uma comparação entre os mesmos períodos de 2022 e 2021 aponta para um aumento no número de casos confirmados de dengue: neste ano até a Semana Epidemiológica 10, ocorreram 229 confirmações para dengue, enquanto em 2021 foram 179.
Com relação à Chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 10, 787 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 148 casos, 710 casos considerados prováveis, 77 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 19,94 casos prováveis por 100.000 habitantes. Em 2021, no mesmo período foram notificados 303 casos, o que indica um aumento nas notificações de Chikungunya em 2022.
Já no que diz respeito à Zika, entre a semana epidemiológica 1 e 10 de 2022 no RN, foram notificados 153 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 15 casos, 130 casos considerados prováveis, 23 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 3,65 casos prováveis por 100.000 habitantes.
Com relação a casos de Zika em gestante, houve sete notificações em 2022, mas nenhum caso foi confirmado, por critério laboratorial. O quantitativo de casos de Zika em gestantes é destacado na análise do cenário epidemiológico, devido à capacidade do Zika Vírus provocar microcefalia ou alterações no sistema nervoso central do feto gestado.
“Em relação a todas as arboviroses, observamos em 2022 um aumento nos números em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os três agravos, predominam as notificações de dengue. Em 2021, percebemos que as notificações ocorriam muito na Região do Trairi (5ª Região de Saúde), porém, neste ano, as notificações estão maiores na Região Agreste, onde se situa a 1ª Região de Saúde, bem como na Região do Seridó, que corresponde à 4ª Região de Saúde”, informou Silvia Dinara, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue.
Os municípios que apresentaram maior incidência de dengue foram Passa e Fica, Santo Antônio, Serrinha e Várzea (1ª Região de Saúde) e Jardim do Seridó e Parelhas (4ª Região de Saúde). Em relação à Chikungunya, a predominância da notificação de casos também ocorreu em Passa e Fica, Santo Antônio, Serrinha, Várzea e Jardim do Seridó. Quanto à Zika, destacaram-se nas notificações os municípios de Santo Antônio e Várzea, além de Guamaré, pertencente à 3ª Região de Saúde.
No Rio Grande do Norte, foi detectada a circulação dos sorotipos 1 e 2, que, em alguns municípios, ocorrem simultaneamente.
Prevenção
A Sesap reforça, junto à população, os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses:
· Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
· Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
· Não coloquem lixo em terrenos baldios;
· Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;
· Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;
· Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
· Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;
· Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (29), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), para tratar de investimentos e melhorias que estão sendo realizadas visando o aumento na movimentação do Porto de Natal, além de discutir outras medidas futuras com o mesmo objetivo.
A reunião teve a presença dos Diretores da CODERN, Ulisses Danilo Silva Almeida e Francisco Mont’Alverne Pires, que detalharam as melhorias implementadas nos últimos anos, somadas aos investimentos em curso de R$ 1,5 milhão, para melhoria da iluminação, recuperação asfáltica e outros serviços gerais.
“Não se tem como pensar no desenvolvimento do Rio Grande do Norte sem olhar para o Porto de Natal. E isso precisa ser de forma conjunta, envolvendo os entes públicos e o setor privado, para que possamos aumentar as atividades desse equipamento que tem capacidade de atender a novas demandas de mercado e atrair novos clientes”, disse Ulisses.
Na oportunidade, o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX), Fábio Queiroga, elogiou as melhorias implementadas pela CODERN para otimizar a operação: “Os motoristas registraram os avanços positivos por parte do Porto de Natal na última safra. Temos que registrar que isso se deve principalmente ao sistema de agendamento da entrada de caminhões ao Porto”.
Presente na reunião, o secretário Estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, colocou-se à disposição para colaborar no que for possível para otimizar o funcionamento do Porto de Natal e fez algumas sugestões. Nessa mesma direção foi a opinião do empresário Luiz Roberto Barcelos (Agrícola Famosa).
O vice-presidente da FIERN, Antônio Thiago Gadelha Simas Neto, elogiou a iniciativa da CODERN em se preocupar com o assunto. “Nós estamos vendo aqui uma discussão relevante, que precisa continuar com novas ideias e ações. A FIERN é partícipe do interesse em ver crescer o Porto de Natal”, afirmou.
Também participaram da reunião como convidados da CODERN, Carlos Eduardo da Costa Almeida; o representante da PROGECO (Operador Portuário), Sérgio Henrique; e representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, FAERN, Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e Sindicatos dos Arrumadores, Conferentes e Estivadores.
Legendas descumpriram regras de prestação de contas e podem ficar de fora das eleições no estado até regularizem suas situações
O Ministério Público Eleitoral ingressou com nove ações de pedido de suspensão contra os diretórios regionais de sete partidos no Rio Grande do Norte: Avante, Partido da Causa Operária (PCO), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Trabalhista Cristão (PTC) e Patriota.
Os pedidos de suspensão dos diretórios potiguares dessas legendas – tecnicamente chamados de ações de suspensão de anotação de órgão partidário – se baseiam em irregularidades nas prestações de contas das eleições e dos exercícios financeiros entre 2018 e 2020.
O diretório regional do Avante não prestou as contas das eleições de 2018. Já o PTB das de 2020. Patriota e PMN não prestaram contas do exercício financeiro de 2018. O PCO do de 2019. Enquanto o PTC não prestou contas dos exercícios financeiros de 2018 e 2020. Já o PMB não cumpriu a obrigação em relação às eleições de 2020 e ao exercício financeiro de 2018.
As nove ações, assinadas pelo procurador regional Eleitoral Rodrigo Telles, apontam que as análises de todas essas prestações de contas já transitaram em julgado e, de acordo com a Resolução 23.662/21, do Tribunal Superior Eleitoral, “A suspensão (…) poderá ser requerida à Justiça Eleitoral a partir do trânsito em julgado da decisão que julgar não prestadas as contas de exercício financeiro e de campanha, enquanto perdurar a inadimplência”.
O presidente Jair Bolsonaro participou, no início da tarde de hoje (29), de uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural a famílias do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS). Foram entregues mais de 2,6 mil documentos de titulação.
“O mundo atravessa um problema sério com fertilizantes. Desde março do ano passado nós trabalhamos nisso. O problema eclodiu há poucos meses, mas vínhamos tomando providências no tocante a isso. Nós não podemos deixar que ocorra no Brasil e no mundo uma guerra pela segurança alimentar. Podemos ficar sem muita coisa, mas sem alimento é impossível sobreviver”, disse Bolsonaro.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento, onde anunciou sua despedida do ministério. Ela deixará o cargo para se candidatar a uma vaga no Senado. Ressaltou a importância da agricultura brasileira, que chamou de “celeiro do mundo”.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria; o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho; a secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da Secretaria de Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos; e o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, participaram da cerimônia.
A Assembleia Legislativa do RN aprovou, à unanimidade, na manhã desta terça-feira (29), o reajuste salarial dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e dos especialistas em educação. A proposta reajusta os vencimentos básicos atribuídos aos titulares dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação, do quadro funcional do Magistério Público Estadual, disciplinados pela Lei Complementar Estadual nº 322, de 11 de janeiro de 2006, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2022, em cumprimento à Portaria nº 67, de 4 de fevereiro de 2022, do Ministério da Educação, referente à atualização do valor do piso salarial nacional dos profissionais do magistério da educação básica pública no percentual de 33,24% e será paritário para professores da ativa, aposentados e pensionistas.
Durante a discussão da matéria, os deputados destacaram as alterações apresentadas durante as comissões permanentes da Casa e encartadas ao texto original em forma de duas emendas com o intuito de melhorar a proposta original encaminhada pelo Governo do Estado. José Dias (PSDB), Subtenente Eliabe (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Getúlio Rêgo (DEM) criticaram o texto original enviado à Casa e também a demora para a implementação do reajuste.
“Imaginávamos que o Rio Grande do Norte seria o primeiro, ou um dos primeiros estados a implementar o reajuste dos professores”, disse o deputado Coronel Azevedo (PSC), fazendo referência à participação da atual chefe do Executivo no Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Gustavo Carvalho (PSDB) e Tomba Farias (PSDB) também participaram do debate.
Líder do governo na Casa, o deputado Francisco do PT, destacou que a proposta contempla o acordo consensual entre o Executivo e a categoria. Isolda Dantas (PT) apontou um “processo construído a muitas mãos”. Hermano Morais (PSB) ponderou que o reajuste concedido pelo Governo Federal “não tem sido fácil para alguns municípios, grandes e pequenos” e apelou para uma busca pelo entendimento entre gestores e a categoria.
A vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) induziu a geração de anticorpos em mais de 90% dos voluntários que não haviam tido contato prévio com a doença. Os dados são referentes à fase 1 dos testes clínicos e foram recém-publicados na revista científica Human Vaccines & Immunotherapeutics. O novo imunizante, contra os quatro subtipos do vírus e de apenas uma dose, está em desenvolvimento há mais de dez anos.
Atualmente, a vacina disponível contra a doença (Dengvaxia) é indicada somente àqueles entre 9 e 45 anos que já foram infectados pelo vírus. Isso porque, como a doença tem quatro subtipos, a reinfecção é possível e, quando acontece, costuma ser mais grave. Além disso, é ofertada apenas em serviços particulares e aplicada em um esquema de três doses.
“Por isso é muito importante que uma vacina contra a dengue proteja contra os quatro tipos do vírus ao mesmo tempo, para conferir proteção permanente”, disse o diretor de Alianças Científicas Internacionais do Butantan, Alexander Precioso, em comunicado.
O novo modelo, desenvolvido pelo Butantan, poderá ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), é feito com apenas uma aplicação e será destinado também a pessoas que nunca foram contaminadas pela doença. Os resultados recém-publicados corroboram dados anteriores divulgados sobre a imunogenicidade da vacina, que está atualmente na fase 3 dos ensaios clínicos nos Estados Unidos.
As conclusões da fase 2, publicadas na revista The Lancet Infectious Diseases, mostraram que o imunizante induziu soroconversão em mais de 70% dos indivíduos contra os quatro subtipos do vírus com apenas uma dose. Os dados também atestaram que a vacina é segura e sem efeitos adversos graves. No novo estudo, a imunogenicidade foi analisada durante o período de um ano por meio de testes de neutralização do vírus.
O Instituto Butantan desenvolve o novo imunizante contra a dengue desde 2009 junto com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. A pesquisa avançou para os testes de fase 3, últimos dos estudos clínicos, em 2016, com cerca de 17 mil voluntários. A expectativa é que os resultados finais sejam publicados até 2024. A plataforma vacinal utilizada é a de vírus atenuados, uma tecnologia amplamente utilizada na produção de imunizantes.
Um homem foi flagrado por câmeras de segurança invadindo uma residência para cheirar e vestir calcinhas em Prainha, no oeste do Pará. Além do costume inusitado, ele ainda se masturbava com as peças íntimas e depois as colocava onde encontrou. O suspeito chegou a ser preso na última sexta-feira, 25, mas agora responde em liberdade.
Nas imagens é possível ver o suspeito de bermuda e sem camisa tirando uma calcinha do varal e a cheirando inúmeras vezes. Ele, então, deixa o cômodo e, segundos depois, aparece vestido com a peça íntima de cor branca.
VEJA:
Um homem foi preso após invadir uma residência para cheirar e vestir calcinhas em Prainha, no oeste do Pará, nessa sexta-feira (25). Além do costume inusitado, ele ainda aproveitava para se masturbar com as peças íntimas.
O proprietário da casa invadida, Nicodemos Carvalho dos Santos, disse ao G1 que a prática acontece há mais de 10 anos e que a esposa foi uma das vítimas. Ainda segundo o proprietário, a família já precisou se mudar pelo menos três vezes para fugir do suspeito. A residência fica localizada na comunidade Boa Vista do Cuçari, na zona rural do município.
“Há mais de 10 anos que estamos sendo abusados por esse cara. Fomos obrigados a mudar de casa duas, três vezes por causa desse maníaco. Ele entrava em casa, usava as roupas da minha esposa, se masturbava e deixava as roupas imundas na corda. Um cara que faz uma coisa dessas é doido ou está pedindo para morrer”, disse Nicodemos.
Em nota, a Polícia Civil do Pará informou que o caso é investigado pela delegacia do município de Monte Alegre, no oeste do Pará, através de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O envolvido responde em liberdade pelos crimes de invasão de domicílio e perseguição psicológica.
Uma jovem de 22 anos foi estuprada, torturada e mantida em cárcere privado dentro da casa dos sogros, em Niterói (RJ). De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi resgatada por agentes do 12º BPM no domingo (27). O casal foi preso e levado para a 76ª DP (Centro).
Conforme a PM, os agentes foram acionados pela mãe da vítima, que pediu para que eles a acompanhassem até a casa dos sogros. A mulher explicou que um amigo da jovem a contou sobre a situação da filha.
Na casa, a vítima foi encontrada com vários hematomas pelo corpo. Ela contou que estava sendo agredida desde o último dia 22. Segundo a jovem, ela havia se mudado para lá a fim de ficar mais perto do presídio onde o marido se encontra preso.
Aos agentes, a vítima explicou que foi estuprada pelo sogro. Quando a sogra descobriu, achou que as relações eram consensuais e passou a trancar a vítima em um quarto e agredi-la. No domingo, a mulher conseguiu entrar em contato com o amigo, que avisou a mãe dela.
Estão abertas as inscrições para a VI Conferência Municipal de Cultura, que acontece nesta quarta e quinta-feira (dias 30 e 31), no auditório do Sesc Centro, das 8h30 às 17h. A realização é da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte). Com o tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafio do Sistema Municipal de Cultura”, participam especialistas, gestores municipais, técnicos, produtores e classe cultural.
Ferramenta fundamental para o acompanhamento das políticas públicas culturais, o Sistema Municipal de Cultura será criado pela Prefeitura de Natal a partir da realização da VI Conferência Municipal de Cultura.
A Conferência é a segunda etapa do pacote de atividades lançadas em 2022 que engloba o Seminário Municipal de Cultura (realizado na última quarta-feira, dia 24) e agora a Conferência, cujo objetivo é debater experiências para a elaboração e implementação do Sistema Municipal de Cultura, além de socializar metodologias e conhecimentos.
Participam a historiadora Lia Calabre e o especialista em Políticas Culturais, Albino Rubim, além de gestores municipais, técnicos, produtores e classe cultural. “Além de promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, a Conferência valoriza o fomento, a formação, a criação, a divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. “A Conferência contribui para a integração das políticas públicas que apresentam interface com a cultura”, conclui o secretário.
As inscrições estão abertas no www.blogdafuncarte.com.br e a transmissão acontece também pelo canal do Youtube da Prefeitura do Natal. A Conferência tem apoio do Sistema Fecomércio – Sesc RN.
Com a participação da governadora Fátima Bezerra, foi inaugurado nesta terça-feira, 29, mais um parque eólico no Rio Grande do Norte, Estado líder em geração deste tipo de energia no Brasil. A solenidade aconteceu no espaço de Eventos do Hotel Termas, em Mossoró.
Com capacidade instalada de 1.2 GW, o parque eólico Serra do Mel II, da Echoenergia, é um dos 216 empreendimentos em operação no estado.
“Esse governo tem consciência da importância do tema das energias renováveis e trabalha de forma integrada, mantendo um diálogo franco com a iniciativa privada, para promover cada vez mais o desenvolvimento do Estado”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
Para a chefe do Executivo estadual, o compromisso do Estado com o setor de energias renováveis está expresso em ações como o lançamento da Plataforma do Atlas Eólico e Solar do RN feito nessa segunda, com o objetivo de mapear as áreas disponíveis para novos investimentos em usinas eólicas e solares, o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e a conclusão dos estudos para instalação de um porto-indústria no estado para dar suporte à indústria eólica offshore (no mar).
“O futuro está sendo construído no presente com uma gestão que tem planejamento, foco e responsabilidade”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.
O Serra do Mel II é o segundo complexo eólico da empresa no Rio Grande do Norte. O outro é o Echo3, também em Serra do Mel, com 24 aerogeradores e 101 MW de potência instalada.
Segundo Edgard Corrochano, ceo (diretor presidente) da Echoenergia, com investimentos de R$ 2,2 bilhões, o empreendimento gerou
10 mil empregos. “Só em projetos sociais na cidade, investimos R$ 4,5 milhões, contemplando 15 mil famílias”, pontuou.
Hoje, o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil, com 6,6 Gigawatts de potência instalada. O Estado possui 345 empreendimentos (operação, construção e contratados) e 11,2 GW de potência instalada e a ser gerada.
E o RN tem potencial no offshore (no mar) para produzir 140 GW, o equivalente a 10 usinas do porte de Itaipu (segunda maior hidrelétrica do mundo).
Acompanharam a governadora o secretário de Comunicação, Daniel Cabral, o secretário adjunto de Desenvolvimento, Silvio Torquato, e o coordenador de Desenvolvimento Energético, Hugo Fonseca.
Participaram, ainda, o presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Franklin Filgueira, representando no ato o prefeito Alysson Bezerra, o prefeito de Serra do Mel, osivan Bibiano de Azevedo (PR), o vereador de Natal, Eribaldo Medeiros (PSB), empresários do ramo de energia, e servidores do IDEMA.
Echoenergia
A companhia Echoenergia tem ainda 1,1 GW em projetos prontos para construção nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí. Todos os novos empreendimentos são focados, principalmente, na geração solar.
Números
O RN produz atualmente 6,6 GW de energia eólica;
O consumo estadual é de 1,5 GW;
O RN é exportador de energia limpa;
A capacidade de produção de energia eólica no mar é de 140 GW, equivalentes a 10 hidrelétricas de Itaipu.