A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra o ex-presidente Lula com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com 32%.
O petista manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil). Ciro Gomes (PDT) alcançou 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), 1%.
INTENÇÃO DE VOTO NA MODALIDADE ESTIMULADA
Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 2%
Vera (PSTU): 1%
Pablo Marçal (PROS): 0%
Roberto Jefferson (PTB): 0%
Felipe d’Avila (NOVO): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 6%
Não sabe: 2%
A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que se declaram pretos e os que vivem na região Nordeste. As intenções de voto no petista são mais expressivas entre:
Eleitores com renda de até 2 salários mínimos (55%)
Quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (56%)
Moradores da região Nordeste (57%)
Autodeclarados pretos (60%)
Homossexuais ou bissexuais (69%)
FOTO: ANDRÉ COELHO
Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os mais ricos, os brancos, os evangélicos e os que vivem na região Norte. A intenção de voto no presidente é maior entre:
Quem tem renda superior a 10 salários mínimos (43%)
Moradores da região Norte (43%)
Autodeclarados brancos (38%)
Evangélicos (49%)
Contando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, Lula tem 51%, o que deixa a possibilidade de vitória no primeiro turno dentro da margem de erro. Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Ciro, 8%.
A primeira edição do CARNAREGGAE está chegando, será dia 27 de agosto, a partir das 13h, na praça de eventos do Mercado Público Antônio Carneiro – mais conhecido como Mercado da 6 – no bairro do Alecrim, coração de Natal.
O evento com acesso gratuito é um projeto cultural organizado e realizado por potiguares e inserido no programa de incentivo à cultura da Prefeitura do Natal, a Lei Djalma Maranhão e do patrocínio da Arena das Dunas.
O ritmo jamaicano estará devidamente representado pelas atrações consagradas no cenário reggae local, os cantores Allan Rastafeeling, Hallison Rasta e Rildo Lima (Alphorria).
“Essa é a primeira de muitas edições que iremos realizar. O CARNAREGGAE vai entrar para o calendário de eventos do Estado e ainda vai crescer, terá uma programação maior nos próximos anos, aguardem”, disse Hildo Lima, um dos idealizadores.
O Mercado da 6, palco do evento, é um dos mais tradicionais mercados públicos da cidade. Com mais de 50 anos de história, o espaço passou recentemente por obras de revitalização. Nele, o público pode encontrar os melhores produtos artesanais e pratos da culinária regional.
O Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, apresentou a programação da 16ª Mostra de Arte e Cultura, que acontece a partir do dia 23 de agosto, com atividades programadas em Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi.
O tema “O Boi Pede Passagem” está de volta, com foco na cultura popular – sobretudo a potiguar – e a difusão das tradições. Ao todo, a programação somará 100 horas de apresentações gratuitas, envolvendo 30 grupos culturais e 430 artistas das artes cênicas, música, literatura, patrimônio, artes visuais, audiovisual e ações formativas em todo o estado.
A abertura oficial acontece na terça-feira (23), para convidados, no salão de eventos do Sesc Rio Branco. A partir do dia 24, a programação começa já com atração na unidade Sesc Mossoró e segue até o dia 29 de setembro, prestigiando a cultura popular e artistas locais. A programação completa está disponível no site da entidade – sescrn.com.br – com destaque para apresentações artísticas dos grupos folclóricos do RN, encontros de tradições, bate-papos e oficinas e ações formativas.
Um dos destaques da 16ª Mostra Sesc de Arte e Cultura acontece no dia 12 de setembro, a partir das 8 horas, quando artistas farão uma intervenção urbana de grafite no muro do Sesc Cidade Alta, cujo o tema será: “100 Anos da Semana de Arte Moderna”.
Anualmente, a Mostra acontece entre os meses de agosto e setembro, formada por uma intensa programação, envolvendo a comunidade e popularizando as expressões da cultura popular. Em 2022, o Sesc RN investirá cerca de R$ 2 milhões em seu Programa Cultura, atingindo um público de quase 112 mil pessoas, entre janeiro e dezembro, e realizando outros grandes projetos, como: Poti-Cultural, Galeria de Exposição, Ação Sesc Literatura e Circuito Sesc RN de Artes.
Os municípios de Pedro Avelino, Baraúna e alguns bairros de Mossoró estão com o abastecimento de água reduzido ou suspenso por problemas na rede.
A cidade de Pedro Avelino está com o abastecimento suspenso. A Caern vai concluir o serviço de reparo da adutora que abastece a cidade no início da tarde de sexta-feira (19). Após a religação, na sexta, serão necessárias 48 horas para normalizar o envio de água para toda a cidade.
A Caern trabalha, em Baraúna, na manutenção emergencial do Poço 5. A zona urbana da cidade está com fornecimento de água reduzido. As comunidades de Juremal, Vertente e Campestre estão com suspensão no envio de água. A previsão da Caern é que o serviço seja concluído na tarde da sexta-feira (19), quando a distribuição de água será regularizada. Já o prazo de normalização é de até 48h após o serviço.
Já em Mossoró, o abastecimento de água está reduzido nos bairros Aeroporto II, Bom Pastor e Forno Velho. A Caern trabalha na manutenção do Poço 23, que apresentou problemas na quarta-feira (17) após interrupção no fornecimento elétrico. A previsão da Companhia é que o serviço seja finalizado até o próximo sábado (20), quando a distribuição de água será regularizada. Já o prazo de normalização é de até 48h após o serviço.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações sobre o uso das vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (18). De acordo com os especialistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE, na sigla em inglês), não há necessidade de aplicar a quarta dose, o segundo reforço, na população em geral, que é livre de fatores de risco.
A indicação do reforço fica restrita aos grupos com alto risco de desenvolver a forma grave da doença e morrer após infecção do coronavírus, incluindo os idosos, os imunossuprimidos, as pessoas com comorbidades, as gestantes e os profissionais da saúde.
Os especialistas da OMS têm feito revisões constantes de estudos sobre as vacinas e a resposta imunológica de diferentes grupos populacionais aos imunizantes. O presidente do SAGE, Alejandro Cravioto, afirmou durante coletiva de imprensa que garantir que todos recebam a imunização primária (com as duas primeiras doses) continua sendo a prioridade.
O conselheiro sênior de saúde da OMS e secretário da SAGE, Joachim Hombach, explicou que há um risco muito baixo de a população geral desenvolver quadro grave da doença após o primeiro reforço.
Além disso, com a alta circulação do vírus, grande parte das pessoas desenvolveu imunidade híbrida, a combinação entre a proteção conferida pelas vacinas e pelas infecções do coronavírus, o que gera uma defesa reforçada, destacou Hombach.
“Sob essa perspectiva, vemos que a população geral tem uma boa imunidade contra a covid-19”, disse. “Obviamente, temos que monitorar”, ponderou.
Nesta quinta-feira (18), o Ministério Público Eleitoral pediu Styvenson Valentim, candidato do Podemos ao Governo do Estado, trocar a foto escolhida para a urna eletrônica. Segundo o procurador Rodrigo Telles de Souza, Styvenson desobedeceu as resoluções da Justiça Eleitoral ao escolher uma foto em que está de braços cruzados.
“Não se trata de apego exagerado a formalismos. Ao contrário, busca-se evitar que candidatos utilizem a foto constante na urna eletrônica para, depois, cobrar do eleitor que anteriormente havia sido ilicitamente cooptado, informações sobre detalhes da foto (ex.: se estava de braços cruzados, com as mãos no bolso, de corpo inteiro, etc.), a fim de comprovar se o eleitor havia, realmente, nele votado”, descreveu no pedido o procurador.
De acordo com Rodrigo Telles, “é esse, justamente, o objetivo da norma, ou seja, evitar que a fotografia do candidato constante na urna eletrônica seja utilizada como mais um mecanismo de cooptação ilícita de eleitores, razão pela qual ela deve obedecer, fielmente, às especificações lá contidas”.
O pedido do MP ainda será analisado pela Justiça Eleitoral. Se acatado o pedido, a Justiça dará um prazo para que o candidato substitua a imagem.
O Caern Móvel estará de 22 a 26 de agosto na cidade de Felipe Guerra, em frente ao escritório local da cidade, que passa por reforma. Na próxima semana, a unidade também percorrerá as cidades de Lajes Pintadas, Coronel Ezequiel e Vera Cruz.
A van que presta o serviço foi estruturada com equipe própria e equipamentos para atender diferentes cidades. O objetivo é ser um canal a mais de atendimento presencial para os clientes da Companhia. Todos os serviços da Caern, entre eles ligação de água, religação, renegociação de débitos, estão disponíveis na unidade móvel.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
De segunda-feira (22) a sexta-feira (26) FELIPE GUERRA 8h às 17h Rua Francisco Diógenes, 160, em frente ao escritório local que está em reforma
Segunda-feira (22) e terça-feira (23) LAJES PINTADAS 8h às 17h Rua Francisco Borges, Mercado Livre
Quarta-feira (24) CORONEL EZEQUIEL 7h30 às 11h30 Rua Getúlio Vargas, S/N, próximo à caixa d’água
Quinta-feira (25) VERA CRUZ 8h às 17h Rua Antônio Carlos, 447
Sexta-feira (26) COMUNIDADE DE COBÉ EM VERA CRUZ 8h às 17h Avenida Santa Luzia, 13, Jardim J. Municipal Cobé
Nesta quinta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte definiu o tempo que cada partido e coligação terá na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Ficou definido que os programas eleitorais e as inserções de cada partido começarão a ser exibidos no dia 26 de agosto e seguem até 29 de setembro. Ao todo, serão 35 dias de propaganda.
Nas segundas, quartas e sextas serão veiculados os programas e inserções de candidatos a senador, deputado estadual e a governador. Às terças, quintas e sábados será a vez dos candidatos a deputado federal e presidente. Os programas de rádio e televisão terão 25 minutos de duração diariamente. No rádio, irão ao ar às 7h e às 12h. Já na TV, às 13h e às 20h30.
O partido Podemos abriu mão dos 16 segundos destinados ao seu candidato ao governo do estado, Capitão Styvenson. Segundo o juiz Jussier Campos, da Segunda Zona Eleitoral, não há na legislação eleitoral algo que preveja o que fazer com o tempo que o partido não quis, porém, já que esse tempo é direito dos partidos, os 16 segundos foram distribuídos entre as outras coligações.
Tempo de cada partido
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os horários reservados à propaganda são distribuídos pelos órgãos da Justiça Eleitoral a partidos, federações e coligações de acordo com os critérios listados a seguir:
90% do tempo dividido proporcionalmente ao número de parlamentares na Câmara dos Deputados – Nas coligações para eleições majoritárias, o resultado da soma da quantidade de representantes dos seis maiores partidos ou federações que a integrem – No caso das federações, a soma dos representantes de todos as legendas que dela fazem parte
10% do tempo dividido igualitariamente
Se algum partido ou federação deixar de concorrer definitivamente às eleições proporcionais em qualquer etapa do pleito, o tempo a eles destinado é distribuído aos remanescentes.
Conheça a ordem e o tempo que cada partido/coligação terá na propaganda eleitoral para os cargos majoritários no RN:
Governo
Frente da Mudança (Patriota) – 27 segundos e 27 milésimos
O Melhor Vai Começar (MDB, PDT, PROS, PT, PCdoB, PV e Republicanos) – 4 minutos, 5 segundos e 45 milésimos
Muda RN (PL, PP, PSC, PSD, Solidariedade, União Brasil) – 4 minutos, 57 segundos e 27 milésimos
Federação Psol/Rede – 30 segundos
Senado
Coligação Vontade do Povo (Avante, PSB) – 29 segundos e 77 milésimos
Muda RN (PL, PP, PSC, PSD, Solidariedade, União Brasil) – 2 minutos, 12 segundos e 16 milésimos
Federação Psol/Rede – 12 segundos e 70 milésimos
O Melhor Vai Começar (MDB, PDT, PROS, PT, PCdoB, PV e Republicanos) – 1 minuto e 49 segundos
A Prefeitura de Natal inaugurou, nesta quarta-feira (17), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Planície das Mangueiras, localizada no Distrito Sanitário Norte II, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da capital. A unidade foi totalmente reformada e ampliada com recursos próprios, no valor de quase R$ 400 mil, e conta agora com capacidade para até três equipes de Saúde da Família e a possibilidade de atender até 12 mil pessoas.
“Como médico e gestor, a área da saúde é uma prioridade do nosso mandato, principalmente depois de uma pandemia que atingiu todo o planeta, com o vírus da Covid 19. Então, entregar uma obra deste nível, em uma área de grande população, é motivo de orgulho”, disse o prefeito Álvaro Dias.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, George Antunes, “esta ampliação era uma demanda antiga da população da região e foi realizada com bastante diálogo e na busca de melhorias na assistência aos moradores e funcionários, seguindo determinação do prefeito Álvaro Dias.Antes, o prédio tinha pouca estrutura. As pessoas eram atendidas em contêineres. Agora, com prédio e equipamentos novos, entregamos um ambiente mais digno para quem precisa procurar uma unidade de saúde”.
O diretor da USF, Nerivaldo Luiz da Silva, falou da importância da ampliação do prédio, que fica localizado em uma região com cerca de 100 mil moradores: “Aqui, a área era restrita e passou a atender uma demanda maior, com estrutura totalmente nova”. Para a moradora Maria Rejane de Araújo, a obra é muito importante para a comunidade. Essa é a mesma opinião do morador Alberto Salomão de Oliveira, que vive no bairro há 26 anos. “A unidade chegou na hora certa. O prefeito Álvaro Dias olhou para nós. Estamos muito felizes”, disse.
Com a ampliação, será possível oferecer diversos serviços à comunidade, como ações de promoção à saúde, ofertas de vacinas, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, procedimentos, curativos, administração de medicamentos e regulação para outros serviços na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, será possível acompanhar ciclos de vida, pessoas com doenças crônicas, gestantes com consultas de pré-natal, oferta de exames de rastreamento do câncer de colo uterino e visitas domiciliares.
O Projeto Mulher 365 tem objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção contra o câncer do colo do útero. Desta forma, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai abrir neste sábado (20) das 8h às 12h, nove unidades de saúde realizando atendimento exclusivo para mulheres com a disponibilização do exame citopatológico. Além deste exame, haverá consulta médica, testagem de ISTs, vacinação e todos os atendimentos que a unidade possui voltados para a saúde da mulher.
“Retomamos o Mulher 365 em 2022 e temos uma boa aceitação. A ação sempre acontece uma vez por mês, no sábado, com demanda aberta à população com vários serviços de atenção primária. Basta levar o cartão do SUS e o RG que o atendimento será realizado”, afirma George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.
Unidades que participarão do Mulher 365: USF Vista Verde USF Cidade Praia USF Pedra do Sino USF Nova Aliança UBS Jiqui USF Planalto USF Passo da Pátria UM Felipe Camarão USF Bairro Nordeste
O pagamento do “auxílio-taxista” iniciou na última terça-feira em todo país. Em Natal, dos 1010 taxistas cadastrados apenas 517 receberam a primeira parcela, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), responsável pelo cadastramento dos motoristas.
A pasta informou que o prazo final para envio da última lista é 11 de setembro. “Temos até o dia 11 de setembro para enviar a última lista. Muita gente que veio aqui estava com a CNH vencida, outros problemas”, explica Daliana Bandeira, titular da STTU.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), têm direito ao benefício donos de concessões e taxistas que atuam como auxiliares.
Para receber, o profissional tem de preencher os seguintes requisitos:
– Estar com CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizados;
– Ter registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022;
– Ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional,
– Ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade.
Segundo a STTU, diversas reclamações estão sendo recebidas pela pasta e, em alguns casos, o problema está em regularização da documentação exigida pelo Governo Federal.
Levantamento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) referente ao mês de maio informa que, em 2022, a Oferta Interna de Energia (OIE) deverá crescer menos que o consumo final de energia nos setores econômicos. Segundo o Boletim Mensal de Energia, isso ocorrerá devido à redução das perdas de energia na geração termelétrica, decorrente da “recuperação da geração hidráulica”, após apresentar recuo de 8,5% em 2021.
Dessa forma, a expectativa é que, este ano, as fontes renováveis aumentem sua participação na matriz elétrica. A estimativa projetada pelo MME é que a OIE aumente em 1,3% (com 305,1 milhões de toneladas equivalente de petróleo) e 46,4% de fontes renováveis, em relação a 2021.
Segundo o boletim – que, ao acompanhar variáveis (energéticas e não energéticas) busca estimar o comportamento mensal e acumulado da demanda total de energia do país – o consumo final de energia deve chegar a 2,5% devido a expansão da participação hidráulica.
“Para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), espera-se o aumento de 3% na matriz energética brasileira, sendo as fontes de energia renováveis responsáveis por mais de 84% da geração elétrica”, informou o MME, referindo-se aos dados específicos para avaliação da oferta exclusivamente elétrica. Com relação à oferta de energia hidráulica no país, a alta é de 8,9% no ano.
De acordo com o levantamento, o consumo de eletricidade aumentou 4,2% na comparação com maio de 2021. “O consumo comercial também segue em destaque, com alta de 13%; o residencial com 2,8%; e o industrial com 2,3%”.
TARIFAS
O boletim destaca, também, que as tarifas de energia elétrica apresentam altas “significativas” no acumulado do ano, comparado a 2021, ficando “acima de 20% para cada um dos setores residencial, comercial e industrial”, ainda que tendo apresentado recuo em abril. A tendência, no entanto, é, segundo o ministério, de “baixa gradativa” para os próximos meses de 2022.
A Câmara Municipal de Natal promove nesta sexta-feira (19) uma audiência pública sobre a situação da licitação do transporte público. “A necessidade urgente de licitação do transporte público em Natal” é o tema do debate. O evento é a partir das 9h da manhã no auditório da Câmara Municipal de Natal.
A proposição é do vereador Robério Paulino (PSOL). Em entrevista ao blog, Paulino defendeu a importância da licitação pela Prefeitura, que mais uma vez adiou esse processo em 2022. Para ele, a proposta precisa contemplar a atual estrutura da cidade. “Natal precisa de um transporte público mais moderno e de qualidade”, disse o vereador.
Há anos a licitação dos transportes é arrastada pela Prefeitura de Natal, que realizou a última em 2016. Com a pandemia, houve a diminuição da frota e das linhas. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que não há previsãopara o projeto ser levado à Câmara, tendo em vista a incerteza do cenário político-eleitoral e da economia, além do aumento do diesel.
O Ministério Público Eleitoral afirmou ao ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o candidato do PT, Luiz Inácio da Silva, não apresentaram toda documentação necessária para registrar sua candidatura à reeleição.
Para Bolsonaro, o órgão requereu a intimação de Bolsonaro para apresentar as certidões negativas de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Federal do Rio de Janeiro, domicílio eleitoral do presidente.
“As certidões de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Federal da circunscrição de seu domicílio eleitoral (Rio de Janeiro) também não foram expedidas para fins eleitorais”, diz o pedido. Além disso, o MP requeriu a intimação para “para sanar as falhas constatadas, sob pena de indeferimento do registro”, afirma o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco.
Para Lula, Gonet cobrou as certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos em que o petista figura como parte. Os documentos são necessários para que o petista não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
“O candidato limitou-se a juntar certidões criminais alusivas a execuções criminais, faltando as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais”, escreveu o procurador.
A defesa do petista informou que realizou cinco pedidos para ter acesso a uma das certidões no TJSP e ainda aguardava a entrega do documento.
Pelo menos 110 dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte divulgaram na última noite uma nota na qual repudiam a ação protocolada pelo candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves (PDT) contra o adversário Rogério Marinho (PL). A ação defende que suposto abuso de poder político e econômico por parte de Rogério. No texto, os prefeitos criticam o que chamam de “suspeitas infundadas e inaceitáveis” do pedetista.
Em ação protocolada na terça 16, Carlos Eduardo acusa Rogério de usar a estrutura do Governo Federal para angariar apoios políticos para sua candidatura ao Senado. O uso do Ministério do Desenvolvimento Regional e de órgãos como a Codevasf teria ocorrido usando verbas das emendas de relator, nascidas no Congresso e que geraram o escândalo do “orçamento secreto”. O então ministro e hoje candidato ao Senado teria liberado verbas exigindo em troca o apoio de prefeitos à sua candidatura ao Senado.
Entre os prefeitos que assinaram a nota estão Álvaro Dias (Natal), Allyson Bezerra (Mossoró) e Rosano Taveira (Parnamirim), prefeitos das três maiores cidades do Estado. Também assinam a nota prefeitos de cidades importantes, como Judas Tadeu (Caicó), Emídio Júnior (Macaíba), Alan Silveira (Apodi), Wilsinho (Canguaretama) e Manoel Bernardo (João Câmara).
Na nota, os prefeitos destacam que a ação tem o intuito de atender aos “interesses político-eleitorais do candidato, que, mesmo já tendo sido prefeito, parece não ter o menor conhecimento da importância desses investimentos para as cidades potiguares”.
Eles acrescentam que “Carlos Eduardo desrespeita a todos os 167 prefeitos do Estado ao supor que os recursos obtidos por meio de parcerias federais, tivessem qualquer outro objetivo que não, melhorar a qualidade de vida do nosso povo”.
“Dessa forma, deixamos claro aqui todo o nosso repúdio à tentativa do ex-prefeito de incriminar ações que foram feitas a favor do cidadão e que só contribuíram com melhorias para todas as regiões do Estado. Esperamos que a campanha eleitoral tenha debates construtivos e que os candidatos mostrem seus serviços prestados e as propostas que defendem. Os ataques pessoais que motivam ações estapafúrdias como essa, só prejudicam o crescimento do nosso RN”, finalizam.
Leia a nota na íntegra.
NOTA DE REPÚDIO DOS PREFEITOS DO RN
Nós, prefeitos do Rio Grande do Norte, fomos surpreendidos com a absurda acusação feita pelo candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) junto ao Tribunal Regional Eleitoral, levantando suspeitas infundadas e inaceitáveis sobre o envio de recursos federais para os municípios do Estado. O fato só tem mesmo uma justificativa, os interesses político-eleitorais do candidato que, mesmo já tendo sido prefeito, parece não ter o menor conhecimento da importância desses investimentos para as cidades potiguares.
Carlos Eduardo desrespeita a todos os 167 prefeitos do Estado ao supor que os recursos obtidos por meio de parcerias federais, tivessem qualquer outro objetivo que não, melhorar a qualidade de vida do nosso povo. E o que mais impressiona é que ele tenta conquistar nas urnas um mandato de senador que terá, como dever básico, justamente, enviar recursos para o RN. Ou ele não fará isso caso seja eleito?
Dessa forma, deixamos claro aqui todo o nosso repúdio à tentativa do ex-prefeito de incriminar ações que foram feitas a favor do cidadão e que só contribuíram com melhorias para todas as regiões do Estado. Esperamos que a campanha eleitoral tenha debates construtivos e que os candidatos mostrem seus serviços prestados e as propostas que defendem. Os ataques pessoais que motivam ações estapafúrdias como essa, só prejudicam o crescimento do nosso RN.
Assinam a nota os prefeitos abaixo:
1- Allyson Bezerra/Mossoró 2-Fernando Teixeira/Espírito Santo 3- Reno Marinho/São Rafael 4- Luciano Cunha/Lages Pintadas 5-Fabiano Lopes/Barcelona 6- Rivelino Câmara/Patu 7- Francisco Felipe/Ruy 8-Clécio Azevedo/Bom Jesus 9- Francinaldo/ Galinhos 10- Uady Farias/Jaçanã 11- José Augusto/ Portalegre 12- Joaquim/Cruzeta RN 13- Bibi de Nenca/Campo Grande. 14- Professora Nira/Maxaranguape 15-Serginho/Serra Negra do Norte 16 Samara Rafael Godeiro 17 Guilherme Amancio/ lagoa de Pedras 18- Larissa Rocha/ Tenente Ananias 19- Alan Silveira – Apodi 20 – Pedro Henrique – Pedra Grande 21- Joana Darc – Triunfo Potiguar 22- Shirley Targino 23 – Flaudivan Martins/ Pendências 24- Juninho / passagem 25- Maria Olimpia/Paraú 26-Galo de Florânia 27-Babau de Marcelino Vieira. 28- José Adolfo / Francisco Dantas 29- Luciano Santos/ L. Nova 30- Sabino Neto/Pilões 31- Jessica Amorim/Almino Afonso 32- Cassio de Riacho de Santana 33- Ceiça Lisboa / Caiçara do Rio do Vento 34- Taveira/Parnamirim 35- Bibiano/Serra do Mel 36- Ranyere/Santa Maria 37- Alexandre Sobrinho/Pedro Avelino 38 – Fernando Bezerra/Acari 39 – Gilson Dantas/Carnaúba dos Dantas 40- Cleiton Jácome/Venha Ver 41- Ivanildinho/Santa Cruz 42- Lusimar Porfirio/São Francisco do Oeste 43- Marcelo Porto / Bodó 44 – José Flávio Morais /Rodolfo Fernandes. 45-Marco Aurélio/Riacho da Cruz 46- Daniel / Nísia Floresta 47 – Nixon Baracho – Alto do Rodrigues 48- José Arnor/Jundiá 49- Maciel Gomes/Senador Eloi de Souza 50- Amazan Silva- Jardim do Seridó 51-Pacelli Souto/SPP 52- Pedro Sales/Várzea 53- Jacinto Carvalho/Severiano Melo 54 – Joca Basílio/Riachuelo 55- Maria Helena/Olho D’água do Borges 56- Cletson Oliveira/Equador 57- Sandra Jaqueline/Fernando Pedroza 58- Rogério Soares/Jardim de Piranhas 59- Manoel Bernardo/João Câmara 60- Pedro Filho/Touros 61- Marianna Almeida/Pau dos Ferros 62- Raimundo Pezão/Umarizal 63- Maria Elce/Major Sales 64 – Bruno Anastácio/Rafael Fernandes 65 – Carlos Augusto/ Luís Gomes 66 – Antônio Freire/ Sen Georgino Avelino 67- André Regis/Itaú 68- Emidio Jr. – Macaiba 69- Raimundo Marcelino/Cerro Corá 70- Conceição Duarte- Lucrécia 71- Rossane/ Ielmo Marinho 72- Keka/São Bento do Trairi 73- Jr. Alves/Caraúbas 74- Manuel Gustavo/Montanhas 75- Hudson de Brito/Santana do Seridó 76 – Figueiredo/S J Mipibu 77- Judas Tadeu/Caicó 78 – Flaviano Lisboa/Passa e Fica 79- Barbara Teixeira/Serrinha dos Pintos 80- Wilsinho/Canguaretama 81- Marcos Cabral/Vera Cruz 82 – Boba / Coronel Ezequiel 83- Jeane Saraiva/Alexandria 84- Aníbal Pereira/São João do Sabugi 85- Arthur Vale/Gov. Dix-sept Rosado 86- Ivanildinho Araújo/Timbaúba dos Batistas 87- Camila Melo/ Baía Formosa 88 – Jorge Fernandes/ Antônio Martins 89- Bergson/Arez 90- Renato de doquinha/São Miguel do Gostoso 91- Dr. Airton/Tangará 92- Alberone/Encanto 93- Francisco Neri/Doutor Severiano 94- João Gomes/Brejinho 95- Babá Pereira/São Tomé 96- Iogo Queiroz/Jucurutu 97- Raulison Ribeiro/ Santo Antônio 98- Sonyara Ribeiro/Lagoa de Velhos 99- Valdenício/Tibau do Sul 100- Joãozinho Furtado/Serra Caiada 101- Inácio/ Tenente Laurentino Cruz 102- Ronaldo Souza/Água Nova 103- Maria José de Oliveira Gurgel/Martins 104- Edi Carlos/Poço Branco 105- Alaor Ferreira/Itajá 106- Jackson Dantas/São José do Seridó 107- Josiene/Paraná 108- Felipe Menezes/Lajes 109- Jussara Sales/Extremoz 110- Álvaro Dias/Natal
Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para solicitar o voto em trânsito, ação que permite o voto de eleitores que não estiverem em seus domicílios eleitorais no dia da votação.
Para isso, os interessados devem realizar requerimento em qualquer cartório eleitoral de forma presencial e sem necessidade de agendamento.
Nos casos de eleitores em estado diferente do seu domicílio, o voto em trânsito é válido apenas para o cargo de presidente da República.
Para aqueles que estiverem em cidades diferentes no mesmo estado, o voto é válido para todos os cargos.
Os eleitores que possuem título cadastrado no exterior, só podem votar em trânsito se estiverem em viagem ao Brasil. Esses devem comunicar o município onde estará no dia 02 de outubro e 30 de outubro. Também votam apenas em presidente da República.
O pedido para votar em trânsito só pode ser feito para as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. É possível consultar os locais habilitados a receber o voto em trânsito no site do TSE. Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito.