Início » Arquivos para 18 de agosto de 2022, 19:49h

agosto 18, 2022


PESQUISA DATAFOLHA APONTA LULA COMO PREFERÊNCIA ENTRE POBRES, NEGROS E HOMOSSEXUAIS E BOLSONARO ENTRE RICOS, BRANCOS E EVANGÉLICOS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: RICARDO STUCKERT

A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra o ex-presidente Lula com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com 32%.

O petista manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil). Ciro Gomes (PDT) alcançou 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), 1%.

INTENÇÃO DE VOTO NA MODALIDADE ESTIMULADA

  • Lula (PT): 47%
  • Jair Bolsonaro (PL): 32%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Vera (PSTU): 1%
  • Pablo Marçal (PROS): 0%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Felipe d’Avila (NOVO): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
  • Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%
  • Em branco/nulo/nenhum: 6%
  • Não sabe: 2%

A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que se declaram pretos e os que vivem na região Nordeste. As intenções de voto no petista são mais expressivas entre:

  • Eleitores com renda de até 2 salários mínimos (55%)
  • Quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (56%)
  • Moradores da região Nordeste (57%)
  • Autodeclarados pretos (60%)
  • Homossexuais ou bissexuais (69%)
FOTO: ANDRÉ COELHO

Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os mais ricos, os brancos, os evangélicos e os que vivem na região Norte. A intenção de voto no presidente é maior entre:

  • Quem tem renda superior a 10 salários mínimos (43%)
  • Moradores da região Norte (43%)
  • Autodeclarados brancos (38%)
  • Evangélicos (49%)

Contando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, Lula tem 51%, o que deixa a possibilidade de vitória no primeiro turno dentro da margem de erro. Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Ciro, 8%.

Com informações do G1


Compartilhe esse post

CARNAREGGAE PROMETE ENTRAR PARA O CALENDÁRIO CULTURAL DA CAPITAL POTIGUAR

  • por
Compartilhe esse post

A primeira edição do CARNAREGGAE está chegando, será dia 27 de agosto, a partir das 13h, na praça de eventos do Mercado Público Antônio Carneiro – mais conhecido como Mercado da 6 – no bairro do Alecrim, coração de Natal.

O evento com acesso gratuito é um projeto cultural organizado e realizado por potiguares e inserido no programa de incentivo à cultura da Prefeitura do Natal, a Lei Djalma Maranhão e do patrocínio da Arena das Dunas.

O ritmo jamaicano estará devidamente representado pelas atrações consagradas no cenário reggae local, os cantores Allan Rastafeeling, Hallison Rasta e Rildo Lima (Alphorria).

“Essa é a primeira de muitas edições que iremos realizar. O CARNAREGGAE vai entrar para o calendário de eventos do Estado e ainda vai crescer, terá uma programação maior nos próximos anos, aguardem”, disse Hildo Lima, um dos idealizadores.

O Mercado da 6, palco do evento, é um dos mais tradicionais mercados públicos da cidade. Com mais de 50 anos de história, o espaço passou recentemente por obras de revitalização. Nele, o público pode encontrar os melhores produtos artesanais e pratos da culinária regional.


Compartilhe esse post

16ª MOSTRA SESC DE ARTE E CULTURA COMEÇA DIA 23 E TERÁ 100 HORAS DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA

  • por
Compartilhe esse post

O Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, apresentou a programação da 16ª Mostra de Arte e Cultura, que acontece a partir do dia 23 de agosto, com atividades programadas em Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi.

O tema “O Boi Pede Passagem” está de volta, com foco na cultura popular – sobretudo a potiguar – e a difusão das tradições. Ao todo, a programação somará 100 horas de apresentações gratuitas, envolvendo 30 grupos culturais e 430 artistas das artes cênicas, música, literatura, patrimônio, artes visuais, audiovisual e ações formativas em todo o estado.

A abertura oficial acontece na terça-feira (23), para convidados, no salão de eventos do Sesc Rio Branco. A partir do dia 24, a programação começa já com atração na unidade Sesc Mossoró e segue até o dia 29 de setembro, prestigiando a cultura popular e artistas locais. A programação completa está disponível no site da entidade – sescrn.com.br – com destaque para apresentações artísticas dos grupos folclóricos do RN, encontros de tradições, bate-papos e oficinas e ações formativas.

Um dos destaques da 16ª Mostra Sesc de Arte e Cultura acontece no dia 12 de setembro, a partir das 8 horas, quando artistas farão uma intervenção urbana de grafite no muro do Sesc Cidade Alta, cujo o tema será: “100 Anos da Semana de Arte Moderna”.

Anualmente, a Mostra acontece entre os meses de agosto e setembro, formada por uma intensa programação, envolvendo a comunidade e popularizando as expressões da cultura popular. Em 2022, o Sesc RN investirá cerca de R$ 2 milhões em seu Programa Cultura, atingindo um público de quase 112 mil pessoas, entre janeiro e dezembro, e realizando outros grandes projetos, como: Poti-Cultural, Galeria de Exposição, Ação Sesc Literatura e Circuito Sesc RN de Artes.

Serviço:

O que? 16ª Mostra Sesc de Arte e Cultura

Quando? 23 de agosto a 29 de setembr

Onde? Unidades do Sesc RN

Programação completa: sescrn.com.br


Compartilhe esse post

TRÊS MUNICÍPIOS POTIGUARES ESTÃO COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA REDUZIDO OU SUSPENSO

  • por
Compartilhe esse post

Os municípios de Pedro Avelino, Baraúna e alguns bairros de Mossoró estão com o abastecimento de água reduzido ou suspenso por problemas na rede.

A cidade de Pedro Avelino está com o abastecimento suspenso. A Caern vai concluir o serviço de reparo da adutora que abastece a cidade no início da tarde de sexta-feira (19). Após a religação, na sexta, serão necessárias 48 horas para normalizar o envio de água para toda a cidade.

A Caern trabalha, em Baraúna, na manutenção emergencial do Poço 5. A zona urbana da cidade está com fornecimento de água reduzido. As comunidades de Juremal, Vertente e Campestre estão com suspensão no envio de água. A previsão da Caern é que o serviço seja concluído na tarde da sexta-feira (19), quando a distribuição de água será regularizada. Já o prazo de normalização é de até 48h após o serviço.

Já em Mossoró, o abastecimento de água está reduzido nos bairros Aeroporto II, Bom Pastor e Forno Velho. A Caern trabalha na manutenção do Poço 23, que apresentou problemas na quarta-feira (17) após interrupção no fornecimento elétrico. A previsão da Companhia é que o serviço seja finalizado até o próximo sábado (20), quando a distribuição de água será regularizada. Já o prazo de normalização é de até 48h após o serviço.


Compartilhe esse post

OMS NÃO RECOMENDA 4ª DOSE DE VACINA CONTRA A COVID PARA QUEM NÃO TEM COMORBIDADE

  • por
Compartilhe esse post

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações sobre o uso das vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (18). De acordo com os especialistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE, na sigla em inglês), não há necessidade de aplicar a quarta dose, o segundo reforço, na população em geral, que é livre de fatores de risco.

A indicação do reforço fica restrita aos grupos com alto risco de desenvolver a forma grave da doença e morrer após infecção do coronavírus, incluindo os idosos, os imunossuprimidos, as pessoas com comorbidades, as gestantes e os profissionais da saúde.

Os especialistas da OMS têm feito revisões constantes de estudos sobre as vacinas e a resposta imunológica de diferentes grupos populacionais aos imunizantes. O presidente do SAGE, Alejandro Cravioto, afirmou durante coletiva de imprensa que garantir que todos recebam a imunização primária (com as duas primeiras doses) continua sendo a prioridade.

O conselheiro sênior de saúde da OMS e secretário da SAGE, Joachim Hombach, explicou que há um risco muito baixo de a população geral desenvolver quadro grave da doença após o primeiro reforço.

Além disso, com a alta circulação do vírus, grande parte das pessoas desenvolveu imunidade híbrida, a combinação entre a proteção conferida pelas vacinas e pelas infecções do coronavírus, o que gera uma defesa reforçada, destacou Hombach.

“Sob essa perspectiva, vemos que a população geral tem uma boa imunidade contra a covid-19”, disse. “Obviamente, temos que monitorar”, ponderou.

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

INADEQUADA: STYVENSON TERÁ QUE TROCAR FOTO ESCOLHIDA PARA A URNA ELETRÔNICA A PEDIDO DO MP

  • por
Compartilhe esse post

Nesta quinta-feira (18), o Ministério Público Eleitoral pediu Styvenson Valentim, candidato do Podemos ao Governo do Estado, trocar a foto escolhida para a urna eletrônica. Segundo o procurador Rodrigo Telles de Souza, Styvenson desobedeceu as resoluções da Justiça Eleitoral ao escolher uma foto em que está de braços cruzados.

“Não se trata de apego exagerado a formalismos. Ao contrário, busca-se evitar que candidatos utilizem a foto constante na urna eletrônica para, depois, cobrar do eleitor que anteriormente havia sido ilicitamente cooptado, informações sobre detalhes da foto (ex.: se estava de braços cruzados, com as mãos no bolso, de corpo inteiro, etc.), a fim de comprovar se o eleitor havia, realmente, nele votado”, descreveu no pedido o procurador.

De acordo com Rodrigo Telles, “é esse, justamente, o objetivo da norma, ou seja, evitar que a fotografia do candidato constante na urna eletrônica seja utilizada como mais um mecanismo de cooptação ilícita de eleitores, razão pela qual ela deve obedecer, fielmente, às especificações lá contidas”.

O pedido do MP ainda será analisado pela Justiça Eleitoral. Se acatado o pedido, a Justiça dará um prazo para que o candidato substitua a imagem.

Com informações do portal da 98 FM


Compartilhe esse post

MAIS QUATRO CIDADES RECEBEM O CAERN MÓVEL NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO

  • por
Compartilhe esse post

O Caern Móvel estará de 22 a 26 de agosto na cidade de Felipe Guerra, em frente ao escritório local da cidade, que passa por reforma. Na próxima semana, a unidade também percorrerá as cidades de Lajes Pintadas, Coronel Ezequiel e Vera Cruz.

A van que presta o serviço foi estruturada com equipe própria e equipamentos para atender diferentes cidades. O objetivo é ser um canal a mais de atendimento presencial para os clientes da Companhia. Todos os serviços da Caern, entre eles ligação de água, religação, renegociação de débitos, estão disponíveis na unidade móvel.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

De segunda-feira (22) a sexta-feira (26)
FELIPE GUERRA
8h às 17h
Rua Francisco Diógenes, 160, em frente ao escritório local que está em reforma

Segunda-feira (22) e terça-feira (23)
LAJES PINTADAS
8h às 17h
Rua Francisco Borges, Mercado Livre

Quarta-feira (24)
CORONEL EZEQUIEL
7h30 às 11h30
Rua Getúlio Vargas, S/N, próximo à caixa d’água

Quinta-feira (25)
VERA CRUZ
8h às 17h
Rua Antônio Carlos, 447

Sexta-feira (26)
COMUNIDADE DE COBÉ EM VERA CRUZ
8h às 17h
Avenida Santa Luzia, 13, Jardim J. Municipal Cobé


Compartilhe esse post

TRE-RN DIVULGA TEMPO DE PROPAGANDA ELEITORAL PARA CADA PARTIDO EM RÁDIO E TV; CONFIRA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: VINÍCIUS MARINHO

Nesta quinta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte definiu o tempo que cada partido e coligação terá na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Ficou definido que os programas eleitorais e as inserções de cada partido começarão a ser exibidos no dia 26 de agosto e seguem até 29 de setembro. Ao todo, serão 35 dias de propaganda.

Nas segundas, quartas e sextas serão veiculados os programas e inserções de candidatos a senador, deputado estadual e a governador. Às terças, quintas e sábados será a vez dos candidatos a deputado federal e presidente. Os programas de rádio e televisão terão 25 minutos de duração diariamente. No rádio, irão ao ar às 7h e às 12h. Já na TV, às 13h e às 20h30.

O partido Podemos abriu mão dos 16 segundos destinados ao seu candidato ao governo do estado, Capitão Styvenson. Segundo o juiz Jussier Campos, da Segunda Zona Eleitoral, não há na legislação eleitoral algo que preveja o que fazer com o tempo que o partido não quis, porém, já que esse tempo é direito dos partidos, os 16 segundos foram distribuídos entre as outras coligações.

Tempo de cada partido

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os horários reservados à propaganda são distribuídos pelos órgãos da Justiça Eleitoral a partidos, federações e coligações de acordo com os critérios listados a seguir:

  • 90% do tempo dividido proporcionalmente ao número de parlamentares na Câmara dos Deputados
    – Nas coligações para eleições majoritárias, o resultado da soma da quantidade de representantes dos seis maiores partidos ou federações que a integrem
    – No caso das federações, a soma dos representantes de todos as legendas que dela fazem parte
  • 10% do tempo dividido igualitariamente
  • Se algum partido ou federação deixar de concorrer definitivamente às eleições proporcionais em qualquer etapa do pleito, o tempo a eles destinado é distribuído aos remanescentes.

Conheça a ordem e o tempo que cada partido/coligação terá na propaganda eleitoral para os cargos majoritários no RN:

Governo

  • Frente da Mudança (Patriota) – 27 segundos e 27 milésimos
  • O Melhor Vai Começar (MDB, PDT, PROS, PT, PCdoB, PV e Republicanos) – 4 minutos, 5 segundos e 45 milésimos
  • Muda RN (PL, PP, PSC, PSD, Solidariedade, União Brasil) – 4 minutos, 57 segundos e 27 milésimos
  • Federação Psol/Rede – 30 segundos

Senado

  • Coligação Vontade do Povo (Avante, PSB) – 29 segundos e 77 milésimos
  • Muda RN (PL, PP, PSC, PSD, Solidariedade, União Brasil) – 2 minutos, 12 segundos e 16 milésimos
  • Federação Psol/Rede – 12 segundos e 70 milésimos
  • O Melhor Vai Começar (MDB, PDT, PROS, PT, PCdoB, PV e Republicanos) – 1 minuto e 49 segundos
  • Podemos – 16 segundos e 36 milésimos

Com informações do G1


Compartilhe esse post

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ZONA NORTE É ENTREGUE PELA PREFEITURA REFORMADA E AMPLIADA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: JOANA LIMA

A Prefeitura de Natal inaugurou, nesta quarta-feira (17), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Planície das Mangueiras, localizada no Distrito Sanitário Norte II, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da capital. A unidade foi totalmente reformada e ampliada com recursos próprios, no valor de quase R$ 400 mil, e conta agora com capacidade para até três equipes de Saúde da Família e a possibilidade de atender até 12 mil pessoas.

“Como médico e gestor, a área da saúde é uma prioridade do nosso mandato, principalmente depois de uma pandemia que atingiu todo o planeta, com o vírus da Covid 19. Então, entregar uma obra deste nível, em uma área de grande população, é motivo de orgulho”, disse o prefeito Álvaro Dias.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, George Antunes, “esta ampliação era uma demanda antiga da população da região e foi realizada com bastante diálogo e na busca de melhorias na assistência aos moradores e funcionários, seguindo determinação do prefeito Álvaro Dias.Antes, o prédio tinha pouca estrutura. As pessoas eram atendidas em contêineres. Agora, com prédio e equipamentos novos, entregamos um ambiente mais digno para quem precisa procurar uma unidade de saúde”.

O diretor da USF, Nerivaldo Luiz da Silva, falou da importância da ampliação do prédio, que fica localizado em uma região com cerca de 100 mil moradores: “Aqui, a área era restrita e passou a atender uma demanda maior, com estrutura totalmente nova”. Para a moradora Maria Rejane de Araújo, a obra é muito importante para a comunidade. Essa é a mesma opinião do morador Alberto Salomão de Oliveira, que vive no bairro há 26 anos. “A unidade chegou na hora certa. O prefeito Álvaro Dias olhou para nós. Estamos muito felizes”, disse.

Com a ampliação, será possível oferecer diversos serviços à comunidade, como ações de promoção à saúde, ofertas de vacinas, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, procedimentos, curativos, administração de medicamentos e regulação para outros serviços na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, será possível acompanhar ciclos de vida, pessoas com doenças crônicas, gestantes com consultas de pré-natal, oferta de exames de rastreamento do câncer de colo uterino e visitas domiciliares. 


Compartilhe esse post

PROJETO MULHER 365 ACONTECE EM NOVE UNIDADES DE SAÚDE NESTE SÁBADO, 20

  • por
Compartilhe esse post

Nove Unidades de Saúde abrem neste sábado para atender mulheres do Projeto Mulher 365
Foto: Reprodução

O Projeto Mulher 365 tem objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção contra o câncer do colo do útero. Desta forma, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai abrir neste sábado (20) das 8h às 12h, nove unidades de saúde realizando atendimento exclusivo para mulheres com a disponibilização do exame citopatológico. Além deste exame, haverá consulta médica, testagem de ISTs, vacinação e todos os atendimentos que a unidade possui voltados para a saúde da mulher.  

“Retomamos o Mulher 365 em 2022 e temos uma boa aceitação. A ação sempre acontece uma vez por mês, no sábado, com demanda aberta à população com vários serviços de atenção primária. Basta levar o cartão do SUS e o RG que o atendimento será realizado”, afirma George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

Unidades que participarão do Mulher 365:
USF Vista Verde
USF Cidade Praia
USF Pedra do Sino
USF Nova Aliança
UBS Jiqui
USF Planalto
USF Passo da Pátria
UM Felipe Camarão
USF Bairro Nordeste


Compartilhe esse post

MAIS DE 50% DOS TAXISTAS DE NATAL NÃO RECEBERAM AUXÍLIO

  • por
Compartilhe esse post

Táxi em Natal — Foto: Ediana Miralha/ Inter TV Cabugi
Foto: Reprodução

O pagamento do “auxílio-taxista” iniciou na última terça-feira em todo país. Em Natal, dos 1010 taxistas cadastrados apenas 517 receberam a primeira parcela, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), responsável pelo cadastramento dos motoristas.

A pasta informou que o prazo final para envio da última lista é 11 de setembro. “Temos até o dia 11 de setembro para enviar a última lista. Muita gente que veio aqui estava com a CNH vencida, outros problemas”, explica Daliana Bandeira, titular da STTU.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), têm direito ao benefício donos de concessões e taxistas que atuam como auxiliares.

Para receber, o profissional tem de preencher os seguintes requisitos:

– Estar com CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizados;

– Ter registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022;

– Ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional,

– Ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade.

Segundo a STTU, diversas reclamações estão sendo recebidas pela pasta e, em alguns casos, o problema está em regularização da documentação exigida pelo Governo Federal.

Com informações do G1 RN.


Compartilhe esse post

FONTES RENOVÁVEIS NA MATRIZ ENERGÉTICA DEVEM AUMENTAR EM 2023, DIZ MME

  • por
Compartilhe esse post

Parque de energia eólica em Osório (RS)
Foto: Reprodução

Levantamento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) referente ao mês de maio informa que, em 2022, a Oferta Interna de Energia (OIE) deverá crescer menos que o consumo final de energia nos setores econômicos. Segundo o Boletim Mensal de Energia, isso ocorrerá devido à redução das perdas de energia na geração termelétrica, decorrente da “recuperação da geração hidráulica”, após apresentar recuo de 8,5% em 2021.

Dessa forma, a expectativa é que, este ano, as fontes renováveis aumentem sua participação na matriz elétrica. A estimativa projetada pelo MME é que a OIE aumente em 1,3% (com 305,1 milhões de toneladas equivalente de petróleo) e 46,4% de fontes renováveis, em relação a 2021.

Segundo o boletim – que, ao acompanhar variáveis (energéticas e não energéticas) busca estimar o comportamento mensal e acumulado da demanda total de energia do país – o consumo final de energia deve chegar a 2,5% devido a expansão da participação hidráulica.

“Para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), espera-se o aumento de 3% na matriz energética brasileira, sendo as fontes de energia renováveis responsáveis por mais de 84% da geração elétrica”, informou o MME, referindo-se aos dados específicos para avaliação da oferta exclusivamente elétrica. Com relação à oferta de energia hidráulica no país, a alta é de 8,9% no ano.

De acordo com o levantamento, o consumo de eletricidade aumentou 4,2% na comparação com maio de 2021. “O consumo comercial também segue em destaque, com alta de 13%; o residencial com 2,8%; e o industrial com 2,3%”.

TARIFAS

O boletim destaca, também, que as tarifas de energia elétrica apresentam altas “significativas” no acumulado do ano, comparado a 2021, ficando “acima de 20% para cada um dos setores residencial, comercial e industrial”, ainda que tendo apresentado recuo em abril. A tendência, no entanto, é, segundo o ministério, de “baixa gradativa” para os próximos meses de 2022.

Agência Brasil


Compartilhe esse post

CÂMARA DE NATAL PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LICITAÇÃO DO TRANSPORTE

  • por
Compartilhe esse post

Câmara Municipal de Natal – Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Natal promove nesta sexta-feira (19) uma audiência pública sobre a situação da licitação do transporte público. “A necessidade urgente de licitação do transporte público em Natal” é o tema do debate. O evento é a partir das 9h da manhã no auditório da Câmara Municipal de Natal.

A proposição é do vereador Robério Paulino (PSOL). Em entrevista ao blog, Paulino defendeu a importância da licitação pela Prefeitura, que mais uma vez adiou esse processo em 2022. Para ele, a proposta precisa contemplar a atual estrutura da cidade. “Natal precisa de um transporte público mais moderno e de qualidade”, disse o vereador.

Há anos a licitação dos transportes é arrastada pela Prefeitura de Natal, que realizou a última em 2016. Com a pandemia, houve a diminuição da frota e das linhas. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que não há previsão para o projeto ser levado à Câmara, tendo em vista a incerteza do cenário político-eleitoral e da economia, além do aumento do diesel.


Compartilhe esse post

BOLSONARO E LULA SÃO COBRADOS PELA PROCURADORIA POR FALTA DE CERTIDÕES

  • por
Compartilhe esse post

Ministério Público Eleitoral pede investigação sobre ataques ao TSE
Foto: Reprodução

O Ministério Público Eleitoral afirmou ao  ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o candidato do PT, Luiz Inácio da Silva, não apresentaram toda documentação necessária para registrar sua candidatura à reeleição.

Para Bolsonaro, o órgão requereu a intimação de Bolsonaro para apresentar as certidões negativas de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Federal do Rio de Janeiro, domicílio eleitoral do presidente.

“As certidões de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Federal da circunscrição de seu domicílio eleitoral (Rio de Janeiro) também não foram expedidas para fins eleitorais”, diz o pedido. Além disso, o MP requeriu a intimação para “para sanar as falhas constatadas, sob pena de indeferimento do registro”, afirma o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco.

Para Lula, Gonet cobrou as certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos em que o petista figura como parte. Os documentos são necessários para que o petista não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

“O candidato limitou-se a juntar certidões criminais alusivas a execuções criminais, faltando as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais”, escreveu o procurador.

A defesa do petista informou que realizou cinco pedidos para ter acesso a uma das certidões no TJSP e ainda aguardava a entrega do documento.

Com informações do Metropóles.


Compartilhe esse post

ÁLVARO DIAS, ALLYSON BEZERRA E MAIS 110 PREFEITOS REPUDIAM A AÇÃO DE CARLOS EDUARDO CONTRA ROGÉRIO MARINHO

  • por
Compartilhe esse post

Candidato do PDT no Rio Grande do Norte declara apoio a Bolsonaro
Foto: Reprodução

Pelo menos 110 dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte divulgaram na última noite uma nota na qual repudiam a ação protocolada pelo candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves (PDT) contra o adversário Rogério Marinho (PL). A ação defende que suposto abuso de poder político e econômico por parte de Rogério. No texto, os prefeitos criticam o que chamam de “suspeitas infundadas e inaceitáveis” do pedetista.

Em ação protocolada na terça 16, Carlos Eduardo acusa Rogério de usar a estrutura do Governo Federal para angariar apoios políticos para sua candidatura ao Senado. O uso do Ministério do Desenvolvimento Regional e de órgãos como a Codevasf teria ocorrido usando verbas das emendas de relator, nascidas no Congresso e que geraram o escândalo do “orçamento secreto”. O então ministro e hoje candidato ao Senado teria liberado verbas exigindo em troca o apoio de prefeitos à sua candidatura ao Senado.

Entre os prefeitos que assinaram a nota estão Álvaro Dias (Natal), Allyson Bezerra (Mossoró) e Rosano Taveira (Parnamirim), prefeitos das três maiores cidades do Estado. Também assinam a nota prefeitos de cidades importantes, como Judas Tadeu (Caicó), Emídio Júnior (Macaíba), Alan Silveira (Apodi), Wilsinho (Canguaretama) e Manoel Bernardo (João Câmara).

Na nota, os prefeitos destacam que a ação tem o intuito de atender aos “interesses político-eleitorais do candidato, que, mesmo já tendo sido prefeito, parece não ter o menor conhecimento da importância desses investimentos para as cidades potiguares”.

Eles acrescentam que “Carlos Eduardo desrespeita a todos os 167 prefeitos do Estado ao supor que os recursos obtidos por meio de parcerias federais, tivessem qualquer outro objetivo que não, melhorar a qualidade de vida do nosso povo”.

“Dessa forma, deixamos claro aqui todo o nosso repúdio à tentativa do ex-prefeito de incriminar ações que foram feitas a favor do cidadão e que só contribuíram com melhorias para todas as regiões do Estado. Esperamos que a campanha eleitoral tenha debates construtivos e que os candidatos mostrem seus serviços prestados e as propostas que defendem. Os ataques pessoais que motivam ações estapafúrdias como essa, só prejudicam o crescimento do nosso RN”, finalizam.

Leia a nota na íntegra.

NOTA DE REPÚDIO DOS PREFEITOS DO RN

Nós, prefeitos do Rio Grande do Norte, fomos surpreendidos com a absurda acusação feita pelo candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) junto ao Tribunal Regional Eleitoral, levantando suspeitas infundadas e inaceitáveis sobre o envio de recursos federais para os municípios do Estado. O fato só tem mesmo uma justificativa, os interesses político-eleitorais do candidato que, mesmo já tendo sido prefeito, parece não ter o menor conhecimento da importância desses investimentos para as cidades potiguares.

Carlos Eduardo desrespeita a todos os 167 prefeitos do Estado ao supor que os recursos obtidos por meio de parcerias federais, tivessem qualquer outro objetivo que não, melhorar a qualidade de vida do nosso povo. E o que mais impressiona é que ele tenta conquistar nas urnas um mandato de senador que terá, como dever básico, justamente, enviar recursos para o RN. Ou ele não fará isso caso seja eleito?

Dessa forma, deixamos claro aqui todo o nosso repúdio à tentativa do ex-prefeito de incriminar ações que foram feitas a favor do cidadão e que só contribuíram com melhorias para todas as regiões do Estado. Esperamos que a campanha eleitoral tenha debates construtivos e que os candidatos mostrem seus serviços prestados e as propostas que defendem. Os ataques pessoais que motivam ações estapafúrdias como essa, só prejudicam o crescimento do nosso RN.

Assinam a nota os prefeitos abaixo:

1- Allyson Bezerra/Mossoró
2-Fernando Teixeira/Espírito Santo
3- Reno Marinho/São Rafael
4- Luciano Cunha/Lages Pintadas
5-Fabiano Lopes/Barcelona
6- Rivelino Câmara/Patu
7- Francisco Felipe/Ruy
8-Clécio Azevedo/Bom Jesus
9- Francinaldo/ Galinhos
10- Uady Farias/Jaçanã
11- José Augusto/ Portalegre
12- Joaquim/Cruzeta RN
13- Bibi de Nenca/Campo Grande.
14- Professora Nira/Maxaranguape
15-Serginho/Serra Negra do Norte
16 Samara Rafael Godeiro
17 Guilherme Amancio/ lagoa de Pedras
18- Larissa Rocha/ Tenente Ananias
19- Alan Silveira – Apodi
20 – Pedro Henrique – Pedra Grande
21- Joana Darc – Triunfo Potiguar
22- Shirley Targino
23 – Flaudivan Martins/ Pendências
24- Juninho / passagem
25- Maria Olimpia/Paraú
26-Galo de Florânia
27-Babau de Marcelino Vieira.
28- José Adolfo / Francisco Dantas
29- Luciano Santos/ L. Nova
30- Sabino Neto/Pilões
31- Jessica Amorim/Almino Afonso
32- Cassio de Riacho de Santana
33- Ceiça Lisboa / Caiçara do Rio do Vento
34- Taveira/Parnamirim
35- Bibiano/Serra do Mel
36- Ranyere/Santa Maria
37- Alexandre Sobrinho/Pedro Avelino
38 – Fernando Bezerra/Acari
39 – Gilson Dantas/Carnaúba dos Dantas
40- Cleiton Jácome/Venha Ver
41- Ivanildinho/Santa Cruz
42- Lusimar Porfirio/São Francisco do Oeste
43- Marcelo Porto / Bodó
44 – José Flávio Morais /Rodolfo Fernandes.
45-Marco Aurélio/Riacho da Cruz
46- Daniel / Nísia Floresta
47 – Nixon Baracho – Alto do Rodrigues
48- José Arnor/Jundiá
49- Maciel Gomes/Senador Eloi de Souza
50- Amazan Silva- Jardim do Seridó
51-Pacelli Souto/SPP
52- Pedro Sales/Várzea
53- Jacinto Carvalho/Severiano Melo
54 – Joca Basílio/Riachuelo
55- Maria Helena/Olho D’água do Borges
56- Cletson Oliveira/Equador
57- Sandra Jaqueline/Fernando Pedroza
58- Rogério Soares/Jardim de Piranhas
59- Manoel Bernardo/João Câmara
60- Pedro Filho/Touros
61- Marianna Almeida/Pau dos Ferros
62- Raimundo Pezão/Umarizal
63- Maria Elce/Major Sales
64 – Bruno Anastácio/Rafael Fernandes
65 – Carlos Augusto/ Luís Gomes
66 – Antônio Freire/ Sen Georgino Avelino
67- André Regis/Itaú
68- Emidio Jr. – Macaiba
69- Raimundo Marcelino/Cerro Corá
70- Conceição Duarte- Lucrécia
71- Rossane/ Ielmo Marinho
72- Keka/São Bento do Trairi
73- Jr. Alves/Caraúbas
74- Manuel Gustavo/Montanhas
75- Hudson de Brito/Santana do Seridó
76 – Figueiredo/S J Mipibu
77- Judas Tadeu/Caicó
78 – Flaviano Lisboa/Passa e Fica
79- Barbara Teixeira/Serrinha dos Pintos
80- Wilsinho/Canguaretama
81- Marcos Cabral/Vera Cruz
82 – Boba / Coronel Ezequiel
83- Jeane Saraiva/Alexandria
84- Aníbal Pereira/São João do Sabugi
85- Arthur Vale/Gov. Dix-sept Rosado
86- Ivanildinho Araújo/Timbaúba dos Batistas
87- Camila Melo/ Baía Formosa
88 – Jorge Fernandes/ Antônio Martins
89- Bergson/Arez
90- Renato de doquinha/São Miguel do Gostoso
91- Dr. Airton/Tangará
92- Alberone/Encanto
93- Francisco Neri/Doutor Severiano
94- João Gomes/Brejinho
95- Babá Pereira/São Tomé
96- Iogo Queiroz/Jucurutu
97- Raulison Ribeiro/ Santo Antônio
98- Sonyara Ribeiro/Lagoa de Velhos
99- Valdenício/Tibau do Sul
100- Joãozinho Furtado/Serra Caiada
101- Inácio/ Tenente Laurentino Cruz
102- Ronaldo Souza/Água Nova
103- Maria José de Oliveira Gurgel/Martins
104- Edi Carlos/Poço Branco
105- Alaor Ferreira/Itajá
106- Jackson Dantas/São José do Seridó
107- Josiene/Paraná
108- Felipe Menezes/Lajes
109- Jussara Sales/Extremoz
110- Álvaro Dias/Natal

Fonte: Portal da 98FM


Compartilhe esse post

PRAZO PARA SOLICITAR VOTO EM TRÂNSITO TERMINA HOJE, 18

  • por
Compartilhe esse post

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para solicitar o voto em trânsito, ação que permite o voto de eleitores que não estiverem em seus domicílios eleitorais no dia da votação.

Para isso, os interessados devem realizar requerimento em qualquer cartório eleitoral de forma presencial e sem necessidade de agendamento.

Nos casos de eleitores em estado diferente do seu domicílio, o voto em trânsito é válido apenas para o cargo de presidente da República.

Para aqueles que estiverem em cidades diferentes no mesmo estado, o voto é válido para todos os cargos.

Os eleitores que possuem título cadastrado no exterior, só podem votar em trânsito se estiverem em viagem ao Brasil. Esses devem comunicar o município onde estará no dia 02 de outubro e 30 de outubro. Também votam apenas em presidente da República.

O pedido para votar em trânsito só pode ser feito para as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. É possível consultar os locais habilitados a receber o voto em trânsito no site do TSE. Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito.

Com informações da Agência Brasil


Compartilhe esse post