Início » Arquivos para 12 de junho de 2024, 14:00h

junho 12, 2024


NATAL VAI RECEBER SÉRIE DE MEETUPS GRATUITOS COM APOIO DO SEBRAE RN

  • por
Compartilhe esse post

No cenário empresarial global, as startups emergem como catalisadoras de mudanças, redefinindo indústrias tradicionais, impulsionando a inovação e desafiando o status quo. Startups são empresas jovens e dinâmicas, geralmente fundadas por empreendedores que buscam explorar oportunidades de mercado com soluções inovadoras. Nos últimos anos, esse ecossistema testemunhou um crescimento exponencial, impulsionado por avanços tecnológicos, acesso a financiamento e uma cultura global de empreendedorismo.

Visando captar e disseminar conhecimentos valiosos fornecidos no principal encontro de inovação e empreendedorismo do Nordeste, promovido na última semana pelo Sebrae, em João Pessoa, Natal recebe nesta quinta-feira (13), o primeiro de uma série de meetups imperdíveis e gratuitos, organizados pela Virtus e Inovenow, com o apoio da comunidade Jerimum Valley e Sebrae RN.

Com mais de 20.000 participantes e a participação de mais de 20 startups do RN, o NEON foi um marco significativo para o ecossistema de startups da região, proporcionando oportunidades exclusivas de networking, negócios e palestras motivadoras.

“Iniciativas como a realização de eventos, visando a troca de conteúdos, o compartilhamento de práticas e experiências, são muito importantes para o ecossistema de inovação em geral. Então, além do Sebrae-RN realizar seus próprios eventos, formatando toda a experiência, escolhendo as temáticas e os convidados, também temos uma atuação muito forte nossa, em apoiar os eventos do próprio ecossistema”, declarou Jéssica Sena, analista de inovação do Sebrae-RN.

Neste primeiro meetup, chamado “Conect.Aí Startup”, os convidados Cássio Leandro da Faceponto, Maria Luisa Fonte da Fusion Clinic e Marcelo Bandiera da QVende compartilharão suas experiências e aprendizados do NEON 2024, que contou com mais de 20 startups do RN.

Este evento é uma oportunidade ideal para expandir sua rede de contatos e obter insights para impulsionar seu negócio.

Segundo Luana Wandecy, CEO da Blindog e uma das líderes da Jerimum Valley, a expectativa de realizar um pós NEON é conseguir alcançar o público para não perder as oportunidades dos próximos eventos e também ir ao NEON do próximo ano, que será em Alagoas. Ela também convida a todos para que participem do evento: “Venham participar do primeiro Meetup Conect.AI Startup em Natal/RN, este evento, com a temática pós-NEON, reunirá empreendedores que estão fazendo sucesso no Brasil para compartilhar suas experiências e conquistas no NEON João Pessoa. É uma oportunidade para fazer networking, fechar negócios, e formar novas parcerias. Não perca essa chance de se conectar e crescer”.

Este meetup marca o início de uma série de encontros que ocorrerão em todo o RN ao longo de 2024, cada um abordando temáticas diferentes e relevantes para o crescimento do ecossistema de Startups local. Além de Natal, outras cidades do RN terão meetups e eventos semelhantes, com temáticas sempre relacionadas a região ou oportunidades daquele momento. “Ao longo deste ano focaremos na capacitação tecnológica e de empreendedorismo tecnológico de startups, profissionais e estudantes que querem ou já possuem uma startup. Nossa expectativa é contribuir para o desenvolvimento tecnológico dessas startups, tendo mais acesso a informações e conhecimento técnico que nós no VIRTUS-CC trabalhamos”, afirmou Ingridt Vieira, Gestora de Startups VIRTUS-CC.

O evento é gratuito, mas para acessá-lo é necessário apresentar o ingresso. A organização do evento recomenda a utilização do aplicativo Sympla para facilitar o acesso.

Startups: Inovação e Disrupção
O cerne das startups é a inovação. Elas desafiam convenções e abordagens tradicionais, buscando soluções disruptivas para problemas existentes. Seja na tecnologia financeira, saúde, transporte, agricultura ou energia, as startups estão constantemente criando novas maneiras de abordar desafios complexos, muitas vezes levando a uma transformação radical dos setores onde atuam.

O sucesso das startups é amplamente impulsionado pelo ecossistema que as sustenta.

Incubadoras, aceleradoras, investidores de risco e comunidades de empreendedores fornecem suporte vital, oferecendo financiamento, mentoria, networking e recursos necessários para o crescimento e escala das empresas iniciantes.

NEON 2024
O Nordeste On (NEON) é parte integrante do programa Startup NE, uma estratégia regional para promover o desenvolvimento de startups no Nordeste, um de seus objetivos é fortalecer os ecossistemas locais de inovação, criando oportunidades para startups e contribuindo para o crescimento econômico e social da região.

O NEON visa tornar o nordeste brasileiro um destaque global em inovação. A segunda edição do NEON, promovido pelo Sebrae, ocorreu em João Pessoa, teve uma participação estimada de 20 mil pessoas, mais de 300 startups exibindo suas soluções, e a presença de mais de 50 investidores e corporações.


Compartilhe esse post

PARNAMIRIM PODERÁ TER TARIFA ZERO NO TRANSPORTE PÚBLICO AINDA ESSE ANO

  • por
Compartilhe esse post

Moradores, estudantes e trabalhadores que utilizam o transporte público dentro de Parnamirim podem, ainda este ano, ser beneficiados com um projeto pioneiro no Rio Grande do Norte.

Batizado de “Programa Tarifa Zero”, ele permite que as pessoas circulem entre os bairros da cidade sem pagar nada, todos os dias da semana. Enviado pelo prefeito para aprovação na Câmara Municipal de Vereadores, o projeto ainda aguarda votação. Uma audiência pública será realizada semana que vem. Se aprovado, Parnamirim será a segunda maior cidade do país a implantar o benefício.

Diz o projeto: “Fica criado o subsídio integral do transporte coletivo urbano municipal, que será denominado Programa Tarifa Zero, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana – SESDEM, com o objetivo de subsidiar custos operacionais e de investimento, visando proporcionar locomoção e mobilidade gratuita aos usuários do serviço de transporte coletivo urbano do Município de Parnamirim”.

Ainda de acordo com o texto, o subsídio estabelecido somente pode ser aplicado para custeio, subvenção econômica e investimentos relacionados ao serviço de transporte coletivo urbano municipal realizado em prestação direta ou em regime de concessão.

Quem banca?
Para a realização do Programa Tarifa Zero, o Município de Parnamirim adotará ações de sustentabilidade financeira e socioambiental, priorizando a universalização e qualidade na prestação do serviço público de transporte coletivo municipal. “Para o custeio do Programa, o Poder Executivo priorizará o uso de recursos decorrentes das seguintes fontes: dotações orçamentárias próprias; tarifas decorrentes da operação do sistema de transporte e trânsito do Município, sob gestão da SEDEM; venda de créditos de carbono; exploração de ações publicitárias envolvendo o sistema de transporte público; multas de trânsito e financiamentos relacionados à mobilidade urbana e sustentabilidade socioambiental”.

Para a aplicação dos recursos destinados ao Programa Tarifa Zero, ainda de acordo com o projeto, será criada uma fonte específica resultante do desmembramento da fonte de recursos próprios, vinculada ao orçamento da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana – SESDEM. “O Poder Executivo criará mecanismos de fiscalização e de avaliação da qualidade do serviço público para realização dos princípios de sustentabilidade financeira e socioambiental que poderá refletir na remuneração da operação do sistema, e ainda abre crédito especial no valor de R$ 6 milhões destinado ao Programa Tarifa Zero.

O projeto, assinado pelo prefeito Rosano Taveira, foi entregue em mãos ao presidente da Câmara, Wolney França, no dia 3 deste mês. “Acabei de entregar à Câmara Municipal o projeto sobre a Tarifa Zero que irá beneficiar nossa população com transporte gratuito entre os bairros do município, por meio do sistema interbairros, financiado com orçamento próprio. Seremos a 1ª cidade do RN a implementar essa modalidade”, disse o prefeito em publicação nas redes sociais.

Audiência Pública
Na próxima segunda-feira (17), a partir das 18h30, a Câmara Municipal de Parnamirim realizará uma audiência pública para discutir o projeto. De iniciativa da vereadora Fativan Alves (PSD), a audiência reunirá diversos representantes da sociedade civil, órgãos públicos e entidades do setor de transporte para debater os impactos e a viabilidade do projeto. Caso aprovado pelos vereadores, a estimativa é que o programa passe a vigorar ainda em 2024.

“O Tarifa Zero é mais uma decisão acertada do prefeito Rosano Taveira. O programa está montado num tripé econômico, ambiental e social. Econômico porque proporciona o deslocamento organizado da população e sem custo; ambiental, porque nas cidades que visitamos, cerca de 20% da frota de carros particulares fica nas garagens – menor emissão de gases; e social porque as famílias mais vulneráveis terão sobra de recursos para investir em outros itens importantes do dia a dia, como a própria alimentação”, disse o coronel Marcondes Pinheiro, secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim.

124 cidades têm transporte gratuito
A primeira cidade a implantar a tarifa zero foi Conchas, no interior de São Paulo, ainda no ano de 1992. Hoje, no Brasil, 124 cidades possuem transporte gratuito, sendo que em 106 a tarifa zero é universal, ou seja, abrange todas as linhas durante todos os dias da semana. As informações e os dados acima foram publicados em uma pesquisa temática realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Parnamirim pode ser o segundo maior município do país com tarifa zero

Com 252.716 habitantes (IBGE/2022), Parnamirim pode se tornar a primeira do RN e a segunda maior cidade do país a implantar o benefício. Hoje, o município mais populoso a possuir tarifa zero é Caucaia, no Ceará, que tem 355.679 moradores. Luziânia, em Goiás, vem logo em seguida, com 208.725 habitantes.

Atualmente, ainda de acordo com a pesquisa da NTU, a maior parte dos casos de tarifa zero universal está concentrada em municípios pequenos, com população total inferior a 50 mil habitantes (71%). “Nessas cidades, o sistema de transporte público não possui magnitude em termos da quantidade necessária de ônibus para atender aos usuários. Na maioria das cidades desse porte, quando existe serviço organizado de transporte coletivo, a frota total é de até no máximo 10 ônibus”, destaca a pesquisa.

A NTU ressalta ainda que, nos municípios com população inferior a 50 mil moradores, os recursos necessários para prover a prestação do serviço de transporte público, custos fixos (salários de motoristas e cobradores, depreciação dos veículos, infraestrutura de garagem, etc.) e custos variáveis (combustíveis, peças e acessórios, rodagem, entre outros) não resultam em um custo total expressivo. Dessa forma, o poder público local, responsável pelo transporte coletivo da cidade, possui algum espaço orçamentário para financiar a totalidade da prestação do serviço.

“É importante ressaltar que o cenário existente nos grandes centros urbanos é totalmente diferente. Nessas cidades, o custo total do transporte público por ônibus pode representar mais de 10% de todo o orçamento público do município. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 2.703 municípios atendidos por sistemas organizados de transporte público por ônibus. Desse total, 583 municípios possuem mais de 50 mil habitantes”, acrescenta.

Influência da pandemia
Ainda segundo a pesquisa da NTU, é interessante observar que um fato marcante no país, o início da pandemia de Covid-19, influenciou decisivamente para o aumento das cidades com tarifa zero.

“A pandemia foi decisiva para amplificar o alerta propagado há anos por especialistas do setor de mobilidade urbana. Trata-se da falência do modelo de financiamento do transporte coletivo baseado unicamente na tarifa pública, cobrada dos usuários, como única fonte de receita. O impacto das medidas de restrição de deslocamentos impostas pela pandemia, e o novo perfil da mobilidade urbana que sentenciou para o transporte coletivo uma redução definitiva da quantidade de passageiros transportados, foram decisivos para a clarificação e consolidação do entendimento de que apenas a tarifa pública é insuficiente para o financiamento do transporte público coletivo. Um novo modelo de financiamento para o transporte público coletivo é necessário. A criação de um fundo para o custeio do transporte coletivo, com a participação da União, dos Estados e dos Municípios, e com base na criação e diversificação de fontes de receitas extratarifárias, é um caminho possível e, inclusive, já indicado no Projeto de Lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo”, acrescenta o relatório.


Compartilhe esse post

LIMPEZA DE LAJES CRESCE 157% E PASSA DE R$ 1,4 MILHÃO PARA QUASE 4 MILHÕES

  • por
Compartilhe esse post

Em 2021 o valor foi de R$ 1,4 milhão. Em 2022, R$ 2,5 milhões. Já em 2023, a Prefeitura de Lajes teve um custeio com a limpeza pública de R$ 3,6 milhões. Entre 2021 e 2022, o serviço era executado por garis do município com a locação de maquinário, através das empresas Ampla Locação, Construtora Bezerril, O M Leal de Mesquita e Waste Coleta de Resíduos Hospitalares. Os dados foram coletados pelo Diário do RN no Portal da Transparência do Município.

Já em 2023, o Poder Executivo Municipal assinou o contrato com a empresa M Construções e Serviços por R$ 2.711.104,68. O valor foi incrementado por demais atividades relacionadas ao serviço, como a locação dos maquinários. Em 2024, a limpeza urbana de Lajes continua realizada pelo mesmo empreendimento.

O município de Lajes tem 9.866 habitantes, de acordo com o Censo 2022. Sua extensão territorial abrange 677 km². Municípios com áreas mais amplas, com população quatro vezes maior registram gastos inferiores. João Câmara, por exemplo, com 33 mil habitantes e uma área territorial de 714,96 km² gasta R$ 2,5 milhões por ano na coleta de lixo, Currais Novos com mais de 40 mil habitantes e um território de mais de 800m ² gastou R$ 3 milhões.

Prioridade invertida: Despesas com festas em Lajes ultrapassam investimentos em merenda e transporte escolar

Os custos do município também são díspares em relação a outras áreas. Ao longo dos três últimos anos, Lajes gastou mais com festas do que com manutenção do transporte escolar e as merendas dos ensinos fundamental e médio, de acordo com o Portal da Transparência.

Em 2021, a Prefeitura destinou R$ 409.596,71 com festivais culturais e literários. Neste ano, a merenda recebeu R$ 277.160,95 e o transporte escolar R$ 147.014,41.

Em 2022, o custo com festas foi de quase 2 milhões de reais: R$ 1.932.328,40. Para promoção do Turismo e festas populares a Prefeitura destinou R$ 324.054,70, resultando um total de R$ 2.256.383,10 com eventos. Já o valor para a merenda escolar foi de R$ 268.611,96 e para o transporte escolar R$ 1.066.891,49.

Em 2023, o custo cresceu ainda mais para festas e turismo. O total foi de R$ 2.192.567,50. Já a merenda escolar para crianças do ensino infantil e fundamental somou R$ 504.192,78. A manutenção do transporte escolar caiu em relação ao ano anterior: ficou em R$ 719.834,99.


Compartilhe esse post

PSB QUER ESPAÇO DE VICE DE NATÁLIA COMO UM “GESTO” DO PT DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Além do MDB, que há alguns meses deixou clara a pretensão de indicar o candidato a vice-prefeito na chapa com a pré-candidata Natália Bonavides à Prefeitura de Natal, agora o PSB também pleiteia o espaço na composição com o partido do presidente Lula. A presidente estadual do PSB, Larissa Rosado, afirmou à reportagem do Diário do RN que o partido quer o espaço, e que o PSB Natal, através do presidente Wellington Bernardo, vem dialogando com a candidatura da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB).

A decisão do PSB de requerer a indicação do espaço foi tomada em reunião do Diretório Municipal. O partido defende que o PT deve esse gesto ao PSB, diante da parceria nacional que manteve o Partido Socialista Brasileiro na base de Fátima Bezerra (PT), conforme explicou o presidente estadual à reportagem do Diário do RN.

Em 4 de março, Rafael Motta acabou decidindo pela saída do PSB, após articulação do PT estadual para barrar a pré-candidatura do ex-deputado federal pela sigla e manter o partido na base de Fátima e no palanque de Natália Bonavides. A ordem veio do PSB Nacional, partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Agora, O PSB RN espera a “reciprocidade” do PT e da Federação. Solicitou uma reunião com Bonavides para dialogar sobre o assunto. A expectativa é que o encontro aconteça ainda nesta semana. Segundo Wellington Bernardo, “o PSB Natal está disposto a ser protagonista neste pleito”.

O partido entra em disputa com o MDB, partido do vice-governador Walter Alves, que já apresentou nomes para compor com a deputada na chapa durante o pleito eleitoral.

“Eu vejo com naturalidade essa disputa. O PSB tem total legitimidade de propor a indicação da vice. O PSB tem bons quadros, temos uma aliança nacional com o PT. E nessa conjuntura municipal de Natal, entendemos que o PSB agregaria mais, pois temos um projeto inovador para a cidade do Natal. Acho legítima a solicitação do MDB, porém o PSB espera uma reciprocidade do PT e da Federação PT/PV/PCdoB”, afirma o presidente do PSB Natal.

O PSB apresenta três nomes para o objetivo: professor Xico da UFRN, especialista em mudanças climáticas; Octavio Santiago, jornalista e escritor; Professor Wyllys Farkatta, ex-reitor do IFRN.

Para Bernardo, os três nomes têm experiência para “protagonizar” a disputa de 2024.

“Para nós do PSB, os três nomes representarão muito bem o partido e o nosso projeto. Ficaria a escolha pela própria pré-candidata Natália e o PT”, finaliza Bernardo, afirmando que a decisão fortaleceria também a nominata para vereador.

MDB apresenta três nomes para chapa à vice-prefeitura
O Diário do RN também conversou com o vereador Júlio Protassio, do MDB, sobre os nomes indicados à vice-prefeitura para compor com Natália Bonavides. Segundo ele, o MDB informou à pré-candidata, através de Baleia Rossi, presidente nacional do partido, Walter Alves, presidente estadual e do diretório de Natal, os nomes indicados para a vaga.

“Temos três nomes inscritos no MDB Natal que já se colocaram à disposição do partido: Dr Joanilson de Paula Rego, ex-presidente da OAB e vereador de Natal, Eugênio Neto, empresário e jornalista e professor Luís Carlos, ex-vereador de Natal”, informa.

O vereador prefere não opinar sobre qualquer partido que também requeira a vaga, mas acha “legítimo qualquer partido demonstrar interesse na construção da chapa majoritária”.


Compartilhe esse post

NANDO POETA PREFEITO E LUCIANA LIMA, VICE: A CHAPA DO PSTU PARA NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Fernando Antônio, mais conhecido como Nando Poeta, foi definido pelo PSTU em maio para participar da disputa municipal em Natal. Sociólogo, professor da rede pública e cordelista, tem 61 anos, há 40 milita pelo socialismo e há mais de 30 anos é filiado ao PSTU.

Luciana Lima (PSTU) será a vice. Até o momento, não há apoio de outras candidaturas. O Diário do RN conversou com o pré-candidato sobre a decisão de ser candidato ao Executivo natalense.

Diário do RN – Por que pretende se candidatar à prefeitura de Natal?
Nando Poeta – Eu sou de Natal e criado no bairro Alecrim. Estudei nas escolas do padre Miguelinho, depois fui para a Escola Técnica e universidade, sempre nas escolas públicas convivendo na cidade, morando em várias regiões, morei até 82 no Alecrim, em seguida fui para a Zona Norte. Então conheço razoavelmente a nossa cidade. A gente vê que as administrações que passaram no processo de condução da gestão levaram a nossa cidade cada vez mais pela situação de crise, crítica. Hoje a gente vê a cidade extremamente abandonada, cheia de buracos, uma cidade em que tem um número de quase duas mil pessoas sem teto. Uma cidade em que está extremamente presente o nível de desemprego. As pessoas não conseguem pagar o transporte.

As pessoas têm que andar a pé. As escolas com muitas debilidades nas creches as famílias precisam participar de um sorteio. O sistema de extremamente precário. A questão do transporte nem se fala. Uma dificuldade enorme para as pessoas se locomoverem dentro da cidade. Então diante de uma situação como essa num partido como o nosso, PSTU que defende a classe trabalhadora se constituir como alternativa de governo que responda as necessidades da nossa classe. Nós iremos constituir um programa de governo apoiando os próprios trabalhadores, desempregado e na juventude explorada da nossa cidade. Nós assumimos esse compromisso de debater com a população a necessidade dela se conscientizar e constituir enquanto um polo que defenda os interesses daqueles que produzam a riqueza da cidade. Então o PSTU levanta essa bandeira. E aí nesse sentido nós vamos participar da campanha para impulsionar esse debate.

Diário do RN – Quem fala mais alto: o político, sociólogo, cordelista ou professor Nando Poeta?
Nando Poeta – Eu acho que tem um elemento que fala mais alto que você não citou aqui, que é a família. Eu sempre me apoiei muito na minha família. Nos meus pais, apesar de num primeiro momento se preocupar muito com a minha militância, mas me deu um suporte muito grande.

Depois meus filhos, meus netos, que me trazem uma alegria muito enorme para que eu mantenha acesa essa chama de uma sociedade transformadora para que, inclusive, eles possam dar seus passos numa sociedade mais sólida em que o humano tenha a prioridade. Então isso é o que fala mais forte em mim. Então o político já é uma expressão desse sentimento. O sociólogo já é meu exercício diário de trabalho de interpretar a sociedade. A arte veio justamente pra que eu potencializasse esse trabalho e em todos os locais onde exerci meu trabalho no interior de uma escola dentro da sala de aula fora da sala de aula como hoje eu estou no setor de direito humano da secretaria sempre com o intuito de ajudar de potencializar as descobertas que o jovem possa entender o mundo, possa compreender e a partir dessa abertura, que ele possa dar seus passos firme e forte pela construção de uma sociedade livre, igualitária. E quem sabe entender que essa sociedade virá com a revolução socialista.

Diário do RN – Por que o PSTU não deve formar frente de esquerda com demais partidos, como PSOL e PT?
Nando Poeta – Tem um motivo. Partidos políticos que foram se constituindo com o PT, que tinha uma bandeira histórica de trabalhador que vota em trabalhador e trabalhador não se alinha com o patrão, a gente viu que ao longo do tempo foi abandonando essa trajetória e isso levou a setores que estavam dentro do PT começassem a questionar e afirmar que o PT havia abandonado essa luta e hoje a gente vê isso presente, a gente vê quando são constituídas alianças aqui no nosso estado com os Alves, que já estavam fora de cena e o PT reconduz um Alves pra sua vice. A gente vê nas alianças que são desenvolvidas pelo Brasil afora. Que o PT abandona o seu programa inicial né? Isso é que divide a esquerda brasileira. É quando se abandona o programa aquilo que se levantava, aquelas bandeiras que levantavam antes. E começa a criticar um sentimento de que vai mudar tem que se juntar.

Diário do RN – Qual sua opinião sobre as demais pré-candidaturas postas em Natal?
Nando Poeta – O PSTU é distinto desses outros partidos. Você pega o Carlos Eduardo que é um Alves né? Que nas eleições de 2018 esteve com Bolsonaro, 2022 esteve com o PT, então você vê que ele transita por todos esses lugares, então já teve na Prefeitura por um tempo razoável. E você viu que desde a copa quando ele estava, tinha inclusive uma promessa de grandes mudanças na cidade e a gente não viu essas mudanças na cidade. A gente vê o próprio Paulinho, que já foi vice-prefeito, que recentemente votou para livrar o mandante da morte de Marielle Franco. Um representante da direita, do prefeito Álvaro Dias. Então a gente já sabe quem são, já são cartas marcadas. O PT é essas alianças que buscam, com o MDB, com setores patronais. Então a gente vê que são candidaturas que na nossa compreensão não merecem essa confiança do nosso povo, são pessoas que estão aí nos fragmentos de poderes aplicando as suas políticas. Mas quando vem um processo eleitoral aparece como salvador. Só que quando termina a eleição a gente vê a repetição.

Como a gente está vendo agora no governo do estado depois de um acordo de uma greve com os profissionais da educação, com os professores, volta atrás e não quer cumprir o acordo que aceitou com os professores. Então são essas práticas que a gente vê que que de quem está aí.

Diário do RN – Como fazer frente a pré-candidaturas estruturadas e com mais recursos partidários e eleitorais?
Nando Poeta – Nós temos uma limitação muito grande, um partido como o nosso, porque nós vivemos numa sociedade capitalista em que a democracia é extremamente limitada e curta. Em que os recursos não vêm por igual para todos os partidos. Na verdade, esses partidos menores ficam com uma sobra, com uma migalha, que nem resolve o nosso problema, geralmente as nossas campanhas a gente se apoia muito nas colaborações que a gente realiza, solicita a classe e os apoiadores. Nós vivemos uma eleição limitada, que não garante a democracia e o tempo para que todos os partidos possa suas candidaturas e as suas candidaturas sofrem com isso, porque não tem um tempo pra fazer o debate, não tem o tempo de TV. Quer dizer, numa corrida o cara sai 100 metros na frente e os demais 100 metros lá atrás, quem vai chegar primeiro? Quem tem a tendência de chegar primeiro? Então tem uma limitação grande para que a gente possa conduzir o trabalho de uma campanha eleitoral.


Compartilhe esse post