Início » Arquivos para 28 de junho de 2024, 12:01h

junho 28, 2024



FÁTIMA DESCE A RAMPA DA GOVERNADORIA PARA OUVIR OS MANIFESTANTES DO CAMPO

  • por
Compartilhe esse post

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, desceu, no início da tarde desta quinta-feira (27), a rampa da Governadoria do Estado para falar com os participantes do 21º Grito da Terra. Ela não se fez de rogada ao enfrentar a mobilização em frente à sede do governo estadual.

“Eita, ela desceu mesmo”, disse uma agricultora de Jardim de Piranhas, que veio em uma das diversas carreatas organizadas pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetarn).

Diferente do que se supunha, diante das pesquisas recentes de avaliação do governo, como a publicada esta semana pela 98 FM, que apontam a desaprovação de 67,1%, em Natal, a chefe do Executivo decidiu caminhar entre as centenas de trabalhadores rurais que se aglomeravam em frente à sede do Governo.

Ao tomar o microfone, a governadora Fátima Bezerra anunciou uma série de ações e políticas públicas já tomadas em prol dos trabalhadores rurais. Ela reiterou o compromisso com os movimentos e com o desenvolvimento do campo.

“Primeiro, eu me sinto muito à vontade de estar aqui com vocês, afinal de contas, este é meu lugar, esta é a minha origem, né? Sempre estive ao lado de vocês, como professora, como deputada estadual, deputada federal, senadora”, disse a governadora.

Durante a mobilização organizada por federações estaduais e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), e que acontece em todo país, a governadora reiterou ações recentes para melhorias no campo.

“E aí, é importante aqui lembrar para valorizar a luta de vocês. Vocês tinham uma luta histórica, que era ter uma secretaria de Agricultura Familiar e para o desenvolvimento rural. Vocês não lutavam por isso? Qual foi a governadora que criou a Secretaria? Foi a governadora Fátima Bezerra. É muito importante ter, no âmbito do governo, no âmbito da arquitetura administrativa, um setor voltado para pensar de maneira mais específica as políticas para promover a agricultura familiar”, lembrou.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou outras ações voltadas para a agricultura familiar no Rio Grande do Norte. Entre os destaques, está a implementação do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), que, segundo a governadora, é hoje a melhor política de compras governamentais do país.

Fátima Bezerra destacou que o PECAFES tem ampliado seu alcance, indo além das tradicionais compras governamentais para merenda escolar. “Nós aqui temos avançado para outras áreas, inclusive na área dos restaurantes populares, e estamos também implementando essa política no SUS”, afirmou a governadora.

Além das políticas públicas já tomadas pelas diversas esferas do governo estadual, Fátima Bezerra determinou a criação de uma comissão de trabalho, formada por diversas secretarias estaduais e movimentos ligados ao campo, para a discussão dos pontos apresentados pelos trabalhadores rurais.

“Vamos dar continuidade às demandas com cada secretaria estadual. Ficou determinado que os representantes das entidades vão sentar com cada secretaria para fecharmos o cronograma das ações já feitas e daquelas que estão em curso. Viva a luta! Dignidade para os nossos trabalhadores e trabalhadoras”, disse a governadora.

Ainda durante a reunião, a governadora anunciou o investimento de R$ 15 milhões, provenientes do Governo Federal, para a construção de cisternas. “Serão 2,4 mil cisternas para trazer bem-estar e dignidade para as famílias, ajudando na promoção do desenvolvimento da agricultura”, disse a governadora.

O presidente da Fetarn, Erivam do Carmo Silva, comemorou o resultado da reunião com a governadora Fátima Bezerra e ressaltou a importância da participação dos agricultores e agricultoras familiares na interlocução com as secretarias estaduais. “Esperamos, governadora, voltar para casa com o sentimento de que teremos mais avanços para o desenvolvimento rural e para a agricultura familiar do Estado do Rio Grande do Norte.”


Compartilhe esse post

NATÁLIA E CARLOS EDUARDO SILENCIAM E PAULINHO COMEMORA CRESCIMENTO

  • por
Compartilhe esse post

“A DataVero mostra não só a consolidação, mas o nosso trabalho, de nossos apoiadores, vereadores, do prefeito Álvaro Dias, do senador Styvenson, do deputado Girão, do PL e de Rogério Marinho já fazendo efeito. Não só crescemos 100% em relação ao levantamento anterior, mas passamos de 20% e começamos a encurtar a distância para quem está em 1° lugar”, comemora o pré-candidato à Prefeitura de Natal, Paulinho Freire sobre os números da pesquisa Datavero/98 FM.

Publicada pelo Diário do RN nesta quinta-feira (27), a sondagem traz as intenções de votos dos natalenses à Prefeitura de Natal. Em comparação com a pesquisa realizada pela Datavero/98FM em março, quando ainda não tinha sido definido o apoio do prefeito a Paulinho Freire, o pré-candidato Carlos Eduardo caiu de 41,55% para 36,40%. Já o deputado Paulinho Freire apresentou crescimento de quase 10 pontos percentuais, indo de 10,74% para 20,30%. Natália Bonavides permanece na mesma margem, com um pequeno crescimento de pouco mais de um ponto percentual, indo de 11,33% para 12,50%. Já Rafael Motta, após sair do PSB e lançar pré-candidatura pelo Avante, caiu de 5,27% para 4%.

Foram entrevistadas 1.000 pessoas nos dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº RN-07262/2024.

“A pesquisa DataVero é mais um instituto que mostra o crescimento e a consolidação da nossa pré-candidatura. Todos os institutos vêm mostrando isso. Os números me animam e mostram que o trabalho está no caminho certo”, complementa Paulinho, considerado o pré-candidato da direita em Natal.

O pré-candidato Carlos Eduardo que, apesar de permanecer na liderança, observou a queda de cerca de cinco pontos nas intenções de votos de março até aqui, não respondeu à nossa reportagem sobre a avaliação dos números.

A terceira colocada, Natália Bonavides, que mantém a mesma margem de intenções de votos desde a primeira pesquisa, também não respondeu ao Diário do RN até o fechamento desta edição.

Já Rafael Motta preferiu se apegar aos resultados da rejeição, por ser rejeitado por uma porcentagem menor de natalenses. Ele vê neste ponto uma possibilidade de crescimento.

“A gente se mantém como o nome menos rejeitado, assim como já vem acontecendo em levantamentos divulgados anteriormente. É neste ponto que podemos crescer e estamos trabalhando para isso”, afirma.

Motta, que saiu do PSB e lançou pré-candidatura pelo Avante, acredita que a partir de agora, a população vai conhecê-lo como pré-candidato: “Pesquisas são retratos momentâneos e a população começa a conhecer os pré-candidatos agora. A partir disso, não tem muito segredo. É trabalhar nosso nome, divulgar o que já fizemos por Natal e o que pretendemos fazer”.

Em relação à rejeição, a candidata Natália Bonavides continua na liderança, com 24,90%.

Paulinho Freire é o segundo, rejeitado por 11,40% dos natalenses. Ele vem seguido de Carlos Eduardo, que apresenta 8,60% de rejeição, Rafael Motta, com 7,20%, Camila Barbosa, 6,70% e, por último, Nando Poeta, que é rejeitado por 3,40% dos entrevistados. No ítem ‘Não votaria em nenhum’ responderam 20,80%, não sabem ou não responderam, 13,50% e ‘votaria em todos’, ou seja, não rejeita nenhum, 3,50%.

A pré-candidata do PSOL, Camila Barbosa, que lançou a campanha em meados de maio, apareceu pela primeira vez na pesquisa alcançando 2,40% de intenções de votos. Surpresa positivamente com o resultado, ela afirma que sua trajetória anterior ao lançamento da pré-candidatura é responsável pelos números alcançados na pesquisa.

“Eu sou militante do PSOL, organizada politicamente, há 10 anos. Nessa década, estive em muitas mobilizações populares, em atos do movimento feminista, nas lutas da educação. Fui candidata três vezes (a deputada estadual, federal e a vereadora). Assumi um mandato coletivo na Câmara Municipal de Natal no ano passado. Quero dizer com isso que apesar de estarmos surpresos positivamente com a pontuação, tendo lançado a pré-candidatura em pouco mais de 15 dias, sei que temos o reconhecimento anterior à essa eleição e que o PSOL cumprirá um papel importante na disputa da cidade, com um programa à esquerda”.

A pré-candidata do partido formado por dissidentes do PT diz acreditar que o número de indecisos oferece espaço para crescimento do seu nome: “Há também um índice grande de pessoas que não sabem ainda em quem votar. Há espaço para apresentarmos nossas ideias”.

Já o pré-candidato do PSTU, Nando Poeta, apareceu na pesquisa estimulada com 0,40% das intenções de votos. Ele avalia positivamente o percentual alcançado, já que, segundo ele, apresenta uma pré-candidatura que não tem vínculos com poder ou com a máquina pública.

“Com nenhuma estrutura governamental, com nenhum parlamentar e pela limitação do processo eleitoral, que é extremamente antidemocrático, as aberturas para que uma candidatura como a nossa tenha espaço é extremamente limitado. Nós conseguimos pontuar quase 0,5% dentro dessa desigualdade”.

Observando o espaço de tempo que ainda existe até o início da campanha eleitoral, ele diz que “ainda vai existir um desenho mais definitivo”.

“Nós queremos nesse processo eleitoral pontuar mostrando um programa com ideias diferentes, uma plataforma que realmente aponte para a superação dos problemas que a gente vive na nossa cidade, no nosso país, no nosso estado. Independente desses resultados, que para nós não define muita coisa, a gente entra justamente para tentar modificar esse desenho”, ressalta.


Compartilhe esse post

DATAVERO/98FM: CARLOS EDUARDO TEM MAIS VOTOS NA ZONA LESTE DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

A pesquisa Datavero/98 FM, que foi divulgada nesta quarta-feira (26), no programa Repórter 98, traz um detalhamento quantitativo dos resultados por região, sexo, escolaridade, religião, renda familiar e faixa etária. No geral, a avaliação estimulada traz o pré-candidato Carlos Eduardo (PSD) com 36,40% das intenções de votos, Paulinho Freire apresenta 20,30%, Natália Bonavides (PT) é citada por 12,5% dos entrevistados, Rafael Motta (Avante) tem 4%, Camila Barbosa (PSOL) apresenta 2,40% e Nando Poeta tem 0,40%. Dos entrevistados, 19% responderam nenhum e 5% não sabem ou não responderam.

Já no detalhamento por regiões da cidade, de acordo com os números, o pré-candidato Carlos Eduardo (PSD) tem a preferência do eleitorado das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. O pré-candidato Paulinho Freire tem maiores intenções de votos na zona Sul, assim como Natália Bonavides.

Na zona Leste de Natal, Carlos Eduardo tem 40% das intenções de votos; Paulinho Freire, 16,30%; Natália Bonavides, 10,37%; Rafael Motta, 2,22% e Camila Barbosa, 0,74%. Na região que inclui Alecrim, Cidade Alta, Areia Preta, Barro Vermelho, Lagoa Seca e Mãe Luiza, 22,96% dos eleitores disseram não votar em nenhum e 7,47% não sabem ou não responderam.

Já na zona Norte da capital, Carlos Eduardo tem 36,61%; Paulinho Freire, 19,16%; Natália Bonavides, 11,30%; Rafael Motta, 2,95%; Camila Barbosa, 2,21% e Nando Poeta, 0,25%. Uma das áreas periféricas da cidade, que inclui bairros como Igapó, Lagoa Azul, Nossa senhora da Apresentação, Pajuçara, a zona Norte tem 20,64% do eleitorado que não vota em nenhum candidato e 6,88% disseram não saber ou não responderam.

Na zona Oeste da capital, que tem Bom Pastor, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão e Guarapes como alguns dos bairros, Carlos Eduardo desponta com 37,17% das intenções de votos; Paulinho Freire obteria 21,19% dos votos; Natália Bonavides, 10,41%; Rafael Motta, 6,32% e Camila Barbosa 3,72%. Nesta região, 18,59% votam em nenhum e 2,60% não sabem ou não responderam.

Na zona Sul de Natal, Carlos Eduardo lidera com uma porcentagem menor: 32,28%; Paulinho Freire tem seu maior índice entre as regiões: 24,34%; o mesmo acontece com Natália Bonavides, com 19,58%; Rafael Motta tem 4,23%, Camila Barbosa 2,12% e Nando Poeta 1,59%. Entre os bairros Ponta Negra, Capim Macio, Lagoa Nova, Neópolis, Nova Descoberta, 13,23% disseram votar em nenhum e 2,65% não sabem ou não responderam.

Maioria das mulheres vota em Carlos Eduardo e Paulinho Freire

Segmentando a pesquisa Datavero/98FM por sexo, o candidato Paulinho Freire tem mais votos entre os homens. Já Carlos Eduardo e Natália Bonavides tem o índice um pouco maior quando se trata do eleitorado feminino, apesar da diferença ser pequena entre os dois gêneros em todos os pré-candidatos.

Entre as mulheres, Carlos Eduardo tem 36,81% de votos, Paulinho Freire 19,73%, Natália Bonavides 13,09%, Rafael Motta 3,98%; Camila Barbosa 2,28% e Nando Poeta 0,19%. As eleitoras que disseram não votar em nenhum são 18,60% e as que não sabem ou não responderam são 5,31%.

Já dos eleitores homens 35,94% disseram que vão votar em Carlos Eduardo; em Paulinho Freire 20,93%; Natália Bonavides 11,84%; Rafael Motta 4,02%; Camila Barbosa 2,54% e Nando Poeta 0,63%. Dos homens, 19,45% disseram votar em nenhum e não sabe ou não responderam foram 4,65%.

Entre a juventude, Carlos Eduardo fica mais de 30 pontos à frente

Por faixa etária, a pesquisa Datavero/98 FM mantém uma larga preferência por Carlos Eduardo no eleitorado mais jovem e nos idosos. Na faixa etária entre 25 e 44 anos, as intenções de votos ficam mais equilibradas.

De 16 a 24 anos, Carlos Eduardo tem 44,25%; Natália Bonavides 13,27% e Paulinho Freire 13,27%, cada; Rafael Motta 6,19% e Camila Barbosa 0,88%. Entre os jovens, 16,81% vota em nenhum e 5,31% não sabe ou não respondeu.

Entre o eleitorado de 25 a 44 anos, Carlos Eduardo tem 31,77% das intenções de votos; Paulinho Freire, 24,08%; Natália Bonavides tem 11,37%; Rafael Motta, 4,35%; Camila Barbosa 2,68% e Nando Poeta 0,67%; Disseram não votar em nenhum 21,07% e não sabem ou não responderam 4,01%.

Nas pessoas entre 45 e 59 anos, Carlos Eduardo tem 33,54%; Paulinho Freire, 19,94%; Natália Bonavides 15,51%; Rafael Motta 5,06%; Camila Barbosa 2,85% e Nando Poeta 0,32%. Nessa faixa, disseram não votar em nenhum 17,09% e não sabem ou não responderam 5,70%.

Entre as pessoas idosas, Carlos Eduardo volta a aumentar sua vantagem, com 41,54% da preferência do eleitorado. Paulinho Freire tem 19,49%; Natália Bonavides 9,93%, Camila Barbosa 2,21%; Rafael Motta 1,47% e Nando Poeta 0,37%. Das pessoas com 60 anos ou mais, 19,85% não votam em nenhum e 5,15% não sabem ou não responderam.

Paulinho Freire e Carlos Eduardo empatam entre os eleitores que se declaram espíritas

A religião dos eleitores também influencia a escolha do voto. Pela pesquisa Datavero/98 FM, Paulinho Freire e Carlos Eduardo têm 25% de intenções de votos, cada um, entre os que se declaram espíritas. Desta faixa de eleitorado, Natália Bonavides tem 20,83% e Camila Barbosa 16,67%. Disseram não votar em nenhum 12,50%.

Entre os que se declaram católicos, Carlos Eduardo lidera, com 39,97%; Paulinho Freire tem 19,90%; Natália Bonavides, 11,80%; Rafael Motta 3,54%; Camila Barbosa 1,18% e Nando Poeta 0,51%. Disseram não votar em nenhum 18,89% e não sabem ou não responderam 4,22%.

Para os evangélicos, Carlos Eduardo é o melhor candidato, com 32,91% das intenções de votos; Paulinho Freire tem 24,05%; Natália Bonavides 10,13%; Rafael Motta 4,64% e Camila Barbosa 2,95%. Dos entrevistados, 17,30% dizem não votar em nenhum e não sabem ou não responderam 8,02%.

Para o eleitorado que afirma não ter nenhuma religião, Carlos Eduardo e Natália Bonavides ficam tecnicamente empatados, ele, com 23,53%, e ela, 22,55%. Já Paulinho Freire fica em terceiro com 14,71%; Rafael Motta, 4,90% e Camila Barbosa 3,92%. Votam em nenhum: 26,47% e não sabem ou não responderam 3,92%.

Para os umbandistas, Natália Bonavides, Paulinho Freire, Carlos Eduardo e os que votam


Compartilhe esse post