Início » FÁTIMA DESCE A RAMPA DA GOVERNADORIA PARA OUVIR OS MANIFESTANTES DO CAMPO

FÁTIMA DESCE A RAMPA DA GOVERNADORIA PARA OUVIR OS MANIFESTANTES DO CAMPO

  • por
Compartilhe esse post

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, desceu, no início da tarde desta quinta-feira (27), a rampa da Governadoria do Estado para falar com os participantes do 21º Grito da Terra. Ela não se fez de rogada ao enfrentar a mobilização em frente à sede do governo estadual.

“Eita, ela desceu mesmo”, disse uma agricultora de Jardim de Piranhas, que veio em uma das diversas carreatas organizadas pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetarn).

Diferente do que se supunha, diante das pesquisas recentes de avaliação do governo, como a publicada esta semana pela 98 FM, que apontam a desaprovação de 67,1%, em Natal, a chefe do Executivo decidiu caminhar entre as centenas de trabalhadores rurais que se aglomeravam em frente à sede do Governo.

Ao tomar o microfone, a governadora Fátima Bezerra anunciou uma série de ações e políticas públicas já tomadas em prol dos trabalhadores rurais. Ela reiterou o compromisso com os movimentos e com o desenvolvimento do campo.

“Primeiro, eu me sinto muito à vontade de estar aqui com vocês, afinal de contas, este é meu lugar, esta é a minha origem, né? Sempre estive ao lado de vocês, como professora, como deputada estadual, deputada federal, senadora”, disse a governadora.

Durante a mobilização organizada por federações estaduais e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), e que acontece em todo país, a governadora reiterou ações recentes para melhorias no campo.

“E aí, é importante aqui lembrar para valorizar a luta de vocês. Vocês tinham uma luta histórica, que era ter uma secretaria de Agricultura Familiar e para o desenvolvimento rural. Vocês não lutavam por isso? Qual foi a governadora que criou a Secretaria? Foi a governadora Fátima Bezerra. É muito importante ter, no âmbito do governo, no âmbito da arquitetura administrativa, um setor voltado para pensar de maneira mais específica as políticas para promover a agricultura familiar”, lembrou.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou outras ações voltadas para a agricultura familiar no Rio Grande do Norte. Entre os destaques, está a implementação do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), que, segundo a governadora, é hoje a melhor política de compras governamentais do país.

Fátima Bezerra destacou que o PECAFES tem ampliado seu alcance, indo além das tradicionais compras governamentais para merenda escolar. “Nós aqui temos avançado para outras áreas, inclusive na área dos restaurantes populares, e estamos também implementando essa política no SUS”, afirmou a governadora.

Além das políticas públicas já tomadas pelas diversas esferas do governo estadual, Fátima Bezerra determinou a criação de uma comissão de trabalho, formada por diversas secretarias estaduais e movimentos ligados ao campo, para a discussão dos pontos apresentados pelos trabalhadores rurais.

“Vamos dar continuidade às demandas com cada secretaria estadual. Ficou determinado que os representantes das entidades vão sentar com cada secretaria para fecharmos o cronograma das ações já feitas e daquelas que estão em curso. Viva a luta! Dignidade para os nossos trabalhadores e trabalhadoras”, disse a governadora.

Ainda durante a reunião, a governadora anunciou o investimento de R$ 15 milhões, provenientes do Governo Federal, para a construção de cisternas. “Serão 2,4 mil cisternas para trazer bem-estar e dignidade para as famílias, ajudando na promoção do desenvolvimento da agricultura”, disse a governadora.

O presidente da Fetarn, Erivam do Carmo Silva, comemorou o resultado da reunião com a governadora Fátima Bezerra e ressaltou a importância da participação dos agricultores e agricultoras familiares na interlocução com as secretarias estaduais. “Esperamos, governadora, voltar para casa com o sentimento de que teremos mais avanços para o desenvolvimento rural e para a agricultura familiar do Estado do Rio Grande do Norte.”


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *