Início » Arquivos para 17 de outubro de 2024, 11:00h

outubro 17, 2024


“ESTELIONATO ELEITORAL”, DIZ NINA SOUZA SOBRE AGENDA DE LULA EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

A vereadora de Natal Nina Souza (União Brasil) chamou de “estelionato eleitoral” o anúncio de obras que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez na tarde desta quarta-feira (16) em Natal.

A afirmação aconteceu em entrevista ao programa “12 em Ponto” da 98 FM Natal, também nesta quarta, poucas horas antes do Presidente desembarcar na capital.

“Lamento muito o presidente vir às vésperas da eleição cometer, no meu entendimento, estelionato eleitoral. (…) O presidente, com todo respeito, vem prometer 1,5 mil casas, gente? Na véspera da eleição. Isso é muito ruim. Isso é brincar com a consciência do povo”, disse a vereadora sobre a agenda do presidente Lula, que esteve na capital potiguar para dois compromissos: o anúncio de novos investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Norte e um comício da deputada federal e candidata à Prefeitura de Natal Natália Bonavides (PT).

Considerando que a visita acontece a 11 dias do segundo turno das eleições, agendada para 27 de outubro, Nina Souza criticou o fato de Lula não ter vindo à capital potiguar para inaugurar obras, mas para anunciá-las. “Era muito bom e eu estaria muito feliz se ele tivesse vindo hoje inaugurar, se ele tivesse vindo aqui a Natal inaugurar a ponte do DNIT, aquela ponta de Igapó que o povo da Zona Norte há um ano sofre desesperadamente. (…) Ele poderia estar vindo aqui inaugurar várias ações de atendimento ao povo”, pontuou.

“Isso é muito ruim porque é justamente querer manipular o nosso povo e subestimar a inteligência do povo de Natal. Natal é uma cidade de gente muito aguerrida, muito politizada. As pessoas de Natal são muito comprometidas, não são alienadas. Elas sabem muito bem que esse comício que está sendo feito hoje com a vinda do presidente é pura e unicamente gerar expectativa para que a candidata dele venha a lograr êxito”, finalizou a legisladora.

Nina Souza criticou, ainda, a deputada federal Natália Bonavides, quanto à destinação de emendas para Natal. “A própria deputada Natália Bonavides, com todo respeito, poderia ter colocado emendas, como o General Girão fez, como Carla Dickson fez, como Paulinho fez, como Benes fez, Robinson fez, João Maia fez. Por que não vem? Styvenson fez, Rogério fez. Quer dizer, não coloca uma emenda para ajudar o povo de Natal, aí o presidente – com todo respeito, porque eu tenho que respeitar porque é o presidente da nossa nação – vem e não traz uma obra para a gente”, afirmou.

“A população está atenta e não vai cair no populismo do PT”, diz vereador

O vereador Robson Carvalho (UB), que garantiu a reeleição como o mais votado em Natal, é um dos 21 vereadores que apoiam o adversário de Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (UB), à prefeito de Natal. De acordo com o parlamentar, a presença de Lula não vai influenciar os rumos da campanha eleitoral na capital. “O governo estadual está um desastre e Lula nada ajudou o RN”, afirma o parlamentar.

“A população está atenta e não vai cair no populismo e narrativas do PT. Vamos vencer a eleição com uma margem histórica, estou caminhando todos os dias e vendo a vontade da população em não só votar, mas multiplicar o voto para Paulinho Freire”, acredita Robson Carvalho.

O entendimento é o mesmo da vereadora Camila Araújo, também reeleita pelo partido de Paulinho. Militante bolsonarista e que tem trabalhado pelo candidato adversário de Natália no 2º turno, a parlamentar afirma que a presença de Lula apenas no 2º turno mostra a falta de atenção do PT com Natal.

“O próprio presidente deu de ombros para Natal no primeiro turno e só está vindo agora após muita insistência da militância dele, então isso já mostra a atenção que os governos petistas dão para a nossa cidade”, afirma Camila.

De acordo com Camila Araújo, a vinda “não mudará em nada o cenário que está posto para o segundo turno”. “Quando a pessoa acha que ter Lula no palanque é algo bom a gente já vê que a visão de mundo dela é diferente do que é a realidade. O natalense está vendo o desastre que é o governo do PT nas esferas federal e estadual”, frisa a vereadora.

Ela complementa, ainda: “Tenho certeza de que dia 27 teremos mais uma vitória de Paulinho, assim como no primeiro turno”.


Compartilhe esse post

EM NATAL, LULA EXALTA NATÁLIA COMO A GUINADA DA MULHER NA POLÍTICA

  • por
Compartilhe esse post

“A mulher brasileira não pode mais ser tratada como se fosse cidadã de segunda classe. A mulher brasileira não pode mais ser tratada como se fosse um sexo fraco. A mulher brasileira não pode mais ser tratada como objeto. A mulher brasileira não quer ser segundo plano. Ela quer fazer história. A mulher brasileira já conquistou o mercado de trabalho há muito tempo. Mas nós, homens, ainda não fomos para a cozinha para ajudar nossa mulher a fazer os afazeres de casa, a cuidar dos nossos filhos. A eleição de uma Natália representa exatamente uma guinada no comportamento político da sociedade brasileira e da sociedade Natal. E a eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar”. O trecho é do discurso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, durante comício de Natália Bonavides (PT), candidata a prefeita de Natal, realizado nesta quinta-feira, 16, no bairro Panatis, na zona Norte de Natal.

“O que está ligado à quantidade de anos de escolaridade é o conhecimento. A inteligência é uma coisa que nasce dentro da gente. Eu posso dizer, Natália, você além do conhecimento é uma mulher extremamente inteligente e tem competência para governar essa cidade. E eu tinha muita vontade de provar que a gente seria melhor do que antes”, afirmou Lula.

A presença do presidente, aguardada desde o 1º turno por Natália e a cúpula do PT do Rio Grande do Norte, é vista como o momento de virada de chave da campanha na capital. Lula revelou, ainda, que queria a candidatura de Natália desde a eleição municipal passada, em 2020, quando o candidato do partido foi Jean-Paul Prates (PT).

“Eu já queria que essa menina aqui fosse a minha candidata prefeita na eleição passada. Eu chamei ela em São Paulo. Para tentar mostrar como seria importante que uma jovem como ela se candidatasse à prefeita da cidade de Natal, porque ela poderia nem ganhar a eleição, mas ela poderia ficar uma referência para que meninas pudessem entrar na política, para que jovens pudessem entrar na política”, disse o presidente.

Já Natália Bonavides (PT), que falou antes do presidente, se referiu, no palanque, à campanha realizada pelos adversários nesta eleição, que são os mesmos adversários dos opositores de Lula na eleição geral de 2022: “O senhor viu o que eles foram capazes de fazer. E aqui está sendo assim, senhor presidente, abuso de poder econômico, compra de voto, assédio aos trabalhadores da Prefeitura; e eu queria me dirigir aos trabalhadores da Prefeitura. Venham com a gente, de forma alguma vocês vão ser perseguidos, se lembrem que o voto é secreto e vamos construir a cidade que vai ser boa para sua família também”, afirmou Bonavides.

Antes do comício, o presidente da República cumpriu primeiramente agenda administrativa para anúncios de investimentos no Rio Grande do Norte. Lula focou seu discurso nas ações do Governo Federal em sua terceira gestão, mas, adiantando o tom de campanha, antes de seguir para comício de Natália Bonavides, comparou seu governo com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Esse país não pode estar nas mãos de um mentiroso, alguém que passa o dia inteiro contando mentira, alguém que fica fazendo fake news, alguém que fica desrespeitando as pessoas, alguém que não respeita pesquisador, alguém que não respeita a medicina, alguém que inventou remédio para combater a tal Covid-19 e é responsável pela morte de 700 mil pessoas. Essa é a razão pela qual eu voltei. Veja se o governo passado fez em quatro anos o que nós fizemos em apenas 1 ano e 10 meses”, disse Lula.

Ao se remeter às obras anunciadas, nesta quarta-feira, 16, pelos ministérios das Cidades, Portos e Aeroportos, Transportes e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o presidente Lula ainda complementou: “Eu falo sem medo de errar, eu duvido que em algum momento na história desse país teve um Governo Federal que colocou tantos recursos em todo o Nordeste como eu coloquei. Duvido. Podem os professores fazer pesquisa, analisarem, desde Dom Pedro II, duvido”.

A fala de Lula no Auditório da Escola de Governo, na Governadoria do Estado do RN, foi a parte administrativa da agenda em Natal. No palanque, estavam a governadora Fátima Bezerra (PT), a primeira-dama Janja, o presidente do BNB Paulo Câmara, além dos ministros Camilo Santana, Márcio Macedo, Wellington Dias, Renan Filho, Jader Filho e Silvio Costa Filho, da deputada Benedita da Silva, do deputado federal Fernando Mineiro, deputada estadual Divaneide Basílio, vice-governador Walter Alves e demais autoridades.

Apesar das falas do Chefe do Executivo Federal, coube à governadora Fátima Bezerra (PT) as frases mais duras em relação ao Governo anterior. Em meio à citação das obras e ações anunciadas pelos ministros do Governo Federal e a agradecimentos ao presidente Lula, a gestora do RN lançou frases como “conseguimos derrotar aquela desgraça que foi o governo anterior” e “aqueles que criticaram quebraram a cara porque vai ser no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva que a gente vai dar início à duplicação da BR-304”.

A governadora ainda alfinetou indiretamente Rogério Marinho (PL): “Em meio ao negacionismo, à pandemia, inclusive tinha ministros aqui do RN, que não mandavam nem um e-mail, e nós resistimos e estamos aqui ao lado do presidente do nosso país e estamos avançando”.


Compartilhe esse post

PREFEITA ELEITA PELA OPOSIÇÃO EM JOÃO CÂMARA AFIRMA QUE O DISCURSO CONTRA A GESTÃO ERA FÁCIL

  • por
Compartilhe esse post

Após a eleição do domingo, dia 06 de outubro, o município de João Câmara, a 81 quilômetros de Natal, passa a ter perspectivas de mudanças. Essa é a promessa da prefeita eleita Aíze Bezerra (PSDB), que derrotou o prefeito Maurício Caetano (UB), por 51,39% (11.369 votos) a 48,61% (10.753). “Quando a gente não tem a máquina, a gente precisa ter estratégias. E além das estratégias, de um grupo unido. Além do grupo unido e de estratégias, a gente precisou criar um sentimento nas pessoas. A gente sabia que João Câmara estava revoltada com a gestão, mas não acreditava que ninguém poderia mudar aquele cenário”, explica ela sobre o resultado das urnas.

Com 36 anos, solteira, empresária, tem formação em gestão hospitalar, é pós-graduada em Saúde Pública, Política, Gestão e Planejamento, e em Saúde Pública, com ênfase em Estratégia da Família. Eleita na coligação “Muda João Câmara”, que reuniu PSDB, CIDADANIA, MDB, PT, PCdoB e PV, ela analisa que “o discurso contra a gestão era muito fácil”.

“O que a gente precisava para ganhar era fazer com que as pessoas entendessem que nós podíamos solucionar o que não foi resolvido”, ressalta.

“A máquina era forte, eles já vinham de vitórias por décadas e isso terminava intimidando as pessoas que queriam mudança. Porém do diante do processo eleitoral nós fomos conseguindo transformar esse sentimento de revolta em um sentimento de mudança. Nas caminhadas eu falava muito que não havia um motivo para votar no prefeito e se é um projeto familiar, de poder, e eu provava através das indicações como os secretários, das indicações dentro dos cargos de confiança e também não teve uma bandeira que poderia ovacionar a saúde, a marca dessa gestão, a educação. A gestão da educação foi a pior e olhe que eram dois prefeitos professores, mas que fecharam escolas….”

Que trouxeram o pior e deve da história de João Câmara. Que eh, a merenda não de qualidade a gente via as crianças nas ruas durante a campanha dizendo exatamente isso que a gente não via materiais o fardamento ficou sem sem sem os alunos sem receber né então assim a educação que eles podiam dar fazer uma uma gestão boa por ser professora e da categoria. Sim. Ele não fizeram, né? Hum. Então deixaram a desejar. A partir do momento que o professor passou quatro meses com seu salário atrasado durante o ano da eleição ele não tinha um compromisso com a educação. E a secretária era esposa do candidato. É De Maurício.

Déficit orçamentário
Com um rombo de R$ 20 milhões no orçamento do município, a prefeita garante que o valor da dívida de João Câmara é muito maior.

“A gente está montando a nossa equipe de transição, a gente reuniu um corpo técnico contábil e jurídico que cada um especializado em contas públicas, a gente vê que realmente será um grande desafio. Mas só temos como montar o nosso plano de ação quando nós realmente tivermos o caminho, o tamanho desse buraco que está na nossa cidade, mas de fato enxugar a máquina é prioridade”, anuncia.

Segundo ela, o enxugamento da máquina será a partir da reavaliação de prédios alugados pela atual gestão, da revisão de cargos comissionados e de processos licitatórios.

Os primeiros projetos a serem encaminhados enquanto gestora de João Câmara são para a saúde. “O que a gente escuta após eleições é que as pessoas vão a Secretaria de Saúde procurar o carro que vai levar essas pessoas para os seus amigos e eles dizem aguardem a próxima gestão. As pessoas que estão morrendo de sede na zona rural, essas pessoas que não estão recebendo água durante toda essa semana, pós-eleição quando se procura alguém para levar água pra aqueles aquelas pessoas, dizem ‘espere a próxima gestão’. Então, essa revolta está prejudicando muito a as pessoas”, afirma.


Compartilhe esse post

DANIEL RENDALL: “SEMPRE FOI MEU SONHO MUDAR A VIDA DAS PESSOAS”

  • por
Compartilhe esse post

Daniell Rendall (Republicanos) tem 34 anos e é servidor público há 16; 12 deles dedicados à chefia de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), à qual se dedicou até o último mês de abril. Anos após o fim do seu estágio na Câmara Municipal de Natal, ele retorna à casa para ocupar uma das 29 cadeiras de legisladores como o segundo mais votado entre os novos eleitos. Ao todo, 7.417 pessoas o escolheram como representante e o levaram à “realização de um sonho”, como ele mesmo define a conquista.

Rendall é formado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Direito pela Universidade Potiguar (UnP). No Departamento de Recursos Humanos da SME, trabalhou pela criação da Ronda Escolar e pela desburocratização do serviço no órgão.

Para o gestor público, a notícia da eleição como vereador trouxe a sensação de dever cumprido.

“Após 50 dias de muito trabalho e dedicação, recebo com alegria a confirmação de 7.417 eleitores que escolheram acreditar que a minha gestão será a escolha certa para representá-los”, contou.

“Sempre foi o meu sonho criar políticas públicas para mudar a vidas das pessoas e após muita dedicação, nossos projetos e propostas irão se encaminhar para uma concretização e esse sempre foi meu maior objetivo”, completou Rendall.

Ele afirma que a decisão de ser candidato partiu de uma ideia que “vinha sendo amadurecida há algum tempo”, mas que não teve a iniciativa sozinho. “A escolha foi feita coletivamente, com o apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho”, garantiu. Daniell foi apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e pelo deputado estadual Adjuto Dias (MDB). Também participou de sua campanha o deputado federal e candidato à prefeitura de Natal Paulinho Freire (União Brasil).

A principal bandeira do servidor é a educação, setor para o qual afirma que vai destinar 50% das suas emendas parlamentares. “Para garantir isso, registrei o compromisso em cartório. Esse termo foi assinado ainda no período de pré-campanha, porque entendo que as pessoas não suportam mais promessas vazias”, pontuou. As suas outras pautas são emprego e renda, esporte e cultura.

O vereador eleito afirma ter “as melhores expectativas” para o mandato. “Tenho muitos projetos que irão mudar a vida das pessoas. Quero investir na educação, iniciar o projeto da ronda multidisciplinar de educação, incentivar a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas aulas e promover o emprego e renda para mães que precisam trabalhar”, declarou.

“Estou muito empolgado e quero servir à população, contribuindo para o crescimento da nossa cidade. Meu objetivo é trabalhar para honrar os 7.417 votos que recebi”, finalizou Daniell.


Compartilhe esse post