Início » Arquivos para 18 de outubro de 2024, 07:00h

outubro 18, 2024


LULA SINALIZA PARA WALTER E GARIBALDI DIZ: “FOI UM VATICÍNIO ALVISSAREIRO”

  • por
Compartilhe esse post

Com a presença de lideranças políticas nacionais e locais do PT, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou parte de seu espaço de fala na Escola de Governo do Estado do RN para se dirigir ao ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB). Sentado nas primeiras filas da plateia, durante agenda administrativa do chefe do Executivo Federal em Natal, Garibaldi acompanhava de perto os anúncios de obras e ações por ministros do Governo Federal de olho no filho, o vice-governador Walter Alves, que compunha o palco ao lado das demais autoridades.

Foi justamente o filho de Garibaldi o assunto do presidente Lula no palanque. Abrindo um parêntese na conversa sobre sua origem nordestina, Lula disse: “Eu poderia evocar a experiência do companheiro Garibaldi, que foi governador desse Estado, foi um político muito importante desse Estado. O Garibaldi sabe que ele já plantou um fruto e uma boa árvore produz bom fruto. E o filho dele é vice-governador e eu tenho certeza que vai seguir a mesma carreira vitoriosa do pai”, afirmou o presidente sob sorrisos de Garibaldi e dos demais.

Em conversa com o Diário do RN, nesta quinta-feira, 17, o ex-governador, ex-senador e pai de Waltinho, afirmou que ainda é cedo para afirmar que a fala do presidente significou o lançamento de Walter para daqui a dois anos. “Porém ficamos lisonjeados”, ressaltou.

“Eu creio que foi um vaticínio alvissareiro”, disse, apontando para uma profecia positiva.

“Mas, como dizem nós políticos, muita água vai correr debaixo da ponte. Vai depender de uma configuração de forças políticas, mas ele pode ser um nome a ser escolhido”, completou Garibaldi.

O vice-governador, que é também presidente estadual do MDB vem pavimentando caminho de expansão no partido. Na eleição do último domingo, dia 06, conseguiu eleger 45 prefeitos entre os 167 municípios do Estado. Walter é um dos nomes citados nos bastidores para suceder a Fátima Bezerra no Executivo Estadual em 2026.

Em conversa com o Diário do RN, publicada no dia 09 de outubro, o vice-governador esclarece que o crescimento do maior partido do RN dá ao MDB “uma perspectiva do partido de uma majoritária” daqui a dois anos.

“Naturalmente que o partido sai muito forte para o pleito de 2026. A partir de agora, vamos ouvir os nossos gestores, ouvir a base, para que lá em 2026 a gente possa ver quais são os projetos do nosso partido”, disse Walter.

Entretanto, afirmou que “ainda está cedo” para antecipar qualquer decisão, ou até o próprio nome na disputa. “A gente tem que ouvir os aliados e partidos que estão conosco e está muito distante, mas o retrato, o reflexo das urnas, foi muito importante para o MDB”, complementou.

O cenário possível para que Walter, do MDB, seja o nome do PT ao Governo do Estado em 2026, parte da possibilidade da governadora Fátima Bezerra, já em seu segundo mandato, renunciar ao cargo Executivo no prazo legal de seis meses antes da eleição geral, em abril de 26, para concorrer ao Senado Federal. Desta forma, Walter assumiria o cargo de governador, podendo concorrer à reeleição.

Nesta situação, entra a chance do PT indicar um nome à vice para a chapa sob a perspectiva de que o filho de Garibaldi não poderia concorrer a mais quatro anos em 2030.

Entretanto, há condicionantes neste cenário. Primeiro, os planos de Ezequiel Ferreira e seu PSDB, cuja parceria com o MDB, que perdura desde 2022, foi reafirmada nesta semana entre os dois dirigentes partidários e deve se estender aos objetivos para daqui a dois anos. Além disso, depende também da conjuntura da aliança entre o PT e o MDB no plano nacional.


Compartilhe esse post

SAMANDA CONQUISTA CARGO ELETIVO APÓS 20 ANOS NOS BASTIDORES DO PT

  • por
Compartilhe esse post

Com mais de duas décadas de experiência política, a engenheira de computação Samanda Alves (PT) estreia em cargos eletivos assumindo, em 2025, uma das 29 vagas de vereadores em Natal.

Eleita com 5.189 votos, ela chega à Câmara Municipal com foco em uma atuação firmemente “pautada na resistência e no fortalecimento das pautas progressistas” e se diz “parte da renovação” do Partidos dos Trabalhadores.

De acordo com a vereadora eleita, sempre foram paixões os números, planilhas e a tecnologia, mas oportunidades para outros caminhos foram surgindo e a distanciaram da área de formação.

Samanda foi assessora da então deputada federal e senadora, a atual Governadora Fátima Bezerra (PT), por mais de 20 anos. Também em gestões de Fátima, atuou como secretária-adjunta do Gabinete Civil e subsecretária de Trabalho, Emprego e Renda. Além disso, foi chefe do líder do governo na Assembleia Legislativa, Francisco Medeiros (PT), conhecido como Francisco do PT.

Para Samanda, o sucesso no pleito era uma certeza. Além disso, ela comemora ter colaborado para a aumentar a bancada petista no Legislativo da capital. “Ficamos muito felizes em ter contribuído para ampliar a bancada do PT na Câmara de Natal, que, após 24 anos, volta a ter três representantes. Não fui candidata de mim mesma, mas de um grupo grande de pessoas das quatros zonas de Natal e representei diversos setores da Sociedade Civil Organizada. (…) Chegamos ao dia da eleição com tranquilidade de que o resultado do trabalho seria expresso nas urnas, nos dando a vitória”, disse.

A engenheira afirma que decidiu se candidatar a vereadora ao perceber uma receptividade do povo de Natal. “Vimos que meu nome tinha uma aceitação dos natalenses para representá-los e foi aí que resolvemos tentar a vereança”. Além disso, foram motivações “viver em Natal e ver a realidade do nosso povo, as dificuldades vividas pelas mulheres de Natal, os jovens sem oportunidade de trabalho, o grave problema do transporte público, da ausência de vagas de creches”, explicou.

Samanda afirma que é parte de uma “renovação” que o PT tem promovido “elegendo cada vez mais mulheres, jovens, negros/as, indígenas e LGBTs”. Samanda diz, ainda, ter trabalhado diretamente na criação de programas voltados à garantia dos direitos de populações vulneráveis e que a experiência será fundamental no mandato.

“Nossa atuação será pautada na resistência e no fortalecimento das pautas progressistas, de forma firme e ao mesmo tempo buscando sempre o diálogo”, explicou. “A mobilização popular será uma marca constante do nosso mandato. Vou trabalhar lado a lado com movimentos feministas, LGBTQIAPN+ e demais movimentos sociais e entidades da sociedade civil para garantir que suas vozes sejam ouvidas e representadas dentro da Câmara”, completou a vereadora eleita.


Compartilhe esse post