Início » Arquivos para 28 de outubro de 2024, 13:00h

outubro 28, 2024


MARQUETEIROS DE PAULINHO E NATÁLIA AVALIAM ACIRRAMENTO POLÍTICO E RESULTADO DAS URNAS

  • por
Compartilhe esse post

Responsável por fixar a imagem do candidato a um cargo político e cristalizá-lo na mente do eleitor em um espaço de 65 dias de campanha eleitoral, entre primeiro e segundo turno, o marketing das candidaturas se tornam co-autor do resultado de uma eleição. Marqueteiro da campanha vitoriosa de Paulinho Freire (UB), Alexandre Macedo avalia que superou duas campanhas diferentes nesta eleição.

“Essa foi uma campanha que teve seu bom grau de dificuldade. Na verdade, foram duas eleições com duas histórias diferentes. No primeiro turno você tinha uma realidade política, onde a disputa era com quatro candidatos e havia um favorito; e no segundo turno você tinha uma outra disputa com alguém, que era favorito, que já não estava mais disputando o segundo turno, e você tinha uma candidata que representava uma expressão de governo Estadual, governo Federal, lideranças como Lula. Então todas duas etapas tiveram boas dificuldades”, analisou Macedo.

Para ele, o candidato superou essa característica com articulação, sintonia com a Câmara de Vereadores. “Principalmente com grandes projetos, que nos deram a oportunidade de fazer o marketing em cima de um trabalho que já tinha elaborado e continuou elaborando com a população, que foi o seu Plano de Governo”, afirma.

Macedo avalia, ainda, o desempenho de Natália Bonavides (PT), enquanto adversária de Paulinho. “Ela se tornou, na minha opinião, inclusive, maior do que a força do PT a nível local. Acho que ela passa a ser em termos de população a liderança mais receptiva dentro do PT e, portanto, não ganhou a eleição, mas merece também os parabéns. O marketing da Natália foi extremamente competente. Natal preferiu Paulinho Freire e eu espero que Natal seja feliz nos próximos quatro anos com esse projeto”, afirma.

Bruno: “Votação que não dá para ser desconsiderada”

O marqueteiro responsável pela campanha de Natália Bonavides (PT), Bruno Oliveira, também fez referência à campanha adversária como trabalho de “excelência”. “Fico muito feliz de ver a prata da casa que somos nós, nas duas campanhas fazendo trabalhos tão bons, assim tão importantes”, analisa Oliveira.

O especialista acredita que “Natália sai muito maior do que entrou nessa campanha”. Ele lembra que ela, inclusive, “no segundo turno cresceu mais do que o Paulinho Freire”.

“Eu não tenho dúvida que Natália, que já era uma figura política, uma novidade política, mesmo sendo já vereadora, depois deputada duas vezes. Não deixa de ser um fato novo, uma pessoa, uma política jovem, uma mulher muito forte, muito corajosa e que deixou sua marca sem dúvida nenhuma. Vinte e oito anos que o PT não ia ao segundo turno. E é uma votação expressiva que não dá para ser desconsiderada. Mas eu acho que agora ela sai maior, apta a ser candidata a qualquer coisa”, avalia.

Bruno Oliveira pontua o acirramento desta eleição, há muito não visto em Natal. Para ele, 2024 rompeu a tradição de campanhas mais frias na cidade, com a empolgação dos militantes, “a riqueza da democracia”.


Compartilhe esse post

“EU ESTOU MUITO ORGULHOSA DESSE PROCESSO QUE A GENTE CONSTRUIU” NESSA CAMPANHA ELEITORAL”

  • por
Compartilhe esse post

Após chegar ao segundo turno com uma virada sobre Carlos Eduardo (PDT), Natália Bonavides (PT) não conseguiu repetir o feito e ficou em segundo lugar neste domingo (27), com 44,66% dos votos válidos, contra 55,34% de Paulinho Freire (União Brasil). Apesar do resultado, a deputada afirmou estar “orgulhosa” da campanha realizada.

“A gente teve agora um resultado que não foi o que a gente queria, o que a gente desejava e sonhava, mas eu estou muito orgulhosa desse processo que a gente construiu nessa campanha eleitoral”, disse a petista.

Ainda sobre o sentimento diante do apurado nas urnas, ela destacou o apoio popular conquistado. “Eu estou muito orgulhosa porque eu sei, porque, como vocês sabem, eu sou uma grande observadora da história, eu sei que processos políticos que envolvem o poderio do tamanho desse que a gente enfrentou, a gente só chega perto de conseguir vencê-los quando a gente tem um grande processo de mobilização popular”.

De acordo com Natália, ela teve como oposição não apenas uma candidatura, mas abusos de poder. “Mesmo com toda essa estrutura buscando favorecer o outro lado, a gente conseguiu fazer com que a cidade se contagiasse com um sentimento muito bonito. Se contagiasse com sentimento de esperança, se contagiasse com o sentimento de querer mudança”, completou a deputada.

Natália ressaltou, ainda, que acredita que o seu opositor, apoiado pelo atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), não esperava que ela chegasse a obter os 179.714 votos conquistados neste domingo. “Vocês podem ter certeza que talvez quem estava com toda essa estrutura na mão, não esperava que fossem quase 180 mil natalenses que acreditaram na mudança junto com a gente”, pontuou.


Compartilhe esse post

PAULINHO FREIRE É O NOVO PREFEITO DE NATAL, ELEITO COM MAIS DE 220 MIL VOTOS

  • por
Compartilhe esse post

Primeiro, “extravasar”, depois, “pensar em transição e gestão”. As primeiras palavras do prefeito eleito Paulinho Freire (UB) foram rápidas, mas trazem uma avaliação do resultado final e da disputa contra a candidata do PT, Natália Bonavides (PT).

“Disputar com o PT não é fácil, porque eles criam fatos e eles denunciam os fatos que eles mesmos fazem, mas foi bom, o povo entendeu, o povo ficou do nosso lado, a maioria, e foi excelente. Vamos agora comemorar, extravasar, depois aí a gente vai pensar em transição, vai pensar em gestão”, declarou Paulinho, que agradeceu o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), entre outras autoridades.

O deputado federal Paulinho Freire (UB) foi eleito prefeito de Natal com uma maioria de 42.947 votos. Neste domingo, 27, ele chegou a 55,34% (222.661) dos votos, contra 44,66% (179.714) alcançados pela também deputada federal, Natália Bonavides (PT).

Questionado se poderá conversar com a governadora Fátima Bezerra (PT), enquanto prefeito, Paulinho não deixou claro, mas disse que poderá conversar “com todos que queiram ajudar”.

“Eu e Joanna vamos conversar com todos que queira ajudar Natal. Quem quiser ajudar Natal nós estamos dispostos a conversar”, afirmou Paulinho.

Já a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos), citada por Paulinho em sua fala, afirmou que as propostas e transparência foram determinantes para o resultado positivo.

“O mais determinante foi a verdade, a transparência e todas essas propostas que nós mandamos. Nós andamos a cidade olhando nos olhos dos eleitores e apresentando para a nossa cidade. Propostas essas que nós construímos ao lado deles”, declara Joanna Guerra.

A vice-prefeita anuncia projetos prioritários para os primeiros 100 dias de governo: “Nos primeiros 100 dias, nós apresentaremos com certeza um plano que vai ter como base e um olhar humano para as nossas comunidades, para os nossos 36 bairros, de saúde, educação e assistência social estarão dentro das nossas prioridades. Mas, mais do que tudo isso, que as pessoas de Natal e cidadãos natalenses tenham oportunidade de trabalho, de qualificação profissional”.

Álvaro Dias: “O sistema político está fortalecido, fizemos nosso sucessor”

Um dos maiores cabos eleitorais de Paulinho Freire em Natal, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) entende que sua dedicação durante os seis anos de gestão “praticamente encerra” agora com a vitória de Paulinho Freire. Desde maio, quando anunciou decisão por apoiar o deputado à prefeito de Natal, o chefe do Executivo da capital vem trabalhando pela candidatura e foi um dos responsáveis pela trajetória de crescimento do deputado federal e ex-presidente da Câmara de Natal.

“Acredito que a população escolheu votar em quem trabalha, acreditar na continuidade dessa gestão e está aí o resultado da eleição com mais de 10 pontos percentuais dados pelo povo, pela população da nossa cidade ao Paulinho”, afirma o prefeito.

Para Álvaro, conseguir eleger seu sucessor fortalece o grupo político para novas perspectivas. “O sistema político está fortalecido. Nós elegemos, fizemos o nosso sucessor, o prefeito de Natal, isso aí, claro que fortalece o nosso sistema porque as vitórias sempre abrem novos horizontes, novas perspectivas”, avalia.

As novas perspectivas significam os próximos dois anos e as eleições seguintes. “Vamos agora deixar a poeira baixar, descansar um pouco, manter a união do nosso sistema político e procurar construir, planejar as vitórias do futuro”, antecipa.

Para Álvaro, as obras que vem realizando em Natal, que ele elenca como legados, são decisivas para a eleição. “O novo plano diretor, a construção do Hospital Veterinário, a engorda da praia de Ponta Negra, a construção do turismo da Redinha, geração de emprego e renda, o avanço que a cidade de Natal teve, a modernização do nosso centro, que está acontecendo através de intervenções importantes com a rua João Pessoa, Coronel Cascudo e muitas outras, a orla urbana que nós estamos repaginando, mudando, fazendo uma orla urbana moderna, bonita, avançada para a cidade de Natal. Então, todas essas obras pesaram, foram decisivas nessa eleição”, finaliza.

Pesquisa DataVero cravou resultado da eleição em Natal

Em números divulgados nesta sexta-feira, 25, a pesquisa DataVero/98 FM, fixou o resultado do 2º turno da eleição em Natal, com uma diferença de menos de um ponto em relação ao resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral.

A pesquisa apontou a vitória de Paulinho Freire (UB) com 56,56% sobre Natália Bonavides, que teve 43,44% de intenções de votos válidos. O registro no TSE é RN- 09426/2024.

O resultado do TSE com 100% das urnas apuradas foi de 55,34% de votos para Paulinho Freire, eleito prefeito de Natal, contra 44,66% de votos alcançados pela adversária, Natália Bonavides (PT).


Compartilhe esse post

QUEM É O NOVO PREFEITO ELEITO QUE VAI GOVERNAR NATAL PELOS PRÓXIMOS 4 ANOS

  • por
Compartilhe esse post

O novo Prefeito eleito de Natal, Paulo Eduardo da Costa Freire, é empresário, tem 60 anos de idade e 32 de vida pública. Foi vereador, vice-prefeito e deputado estadual, antes de chegar ao atual mandato, como deputado federal.

A atuação de Paulinho Freire – como gosta de ser chamado – na vida política começou quando ainda era adolescente e cursava o ensino médio no colégio Marista. No entanto, iniciou a participação no universo dos negócios antes de assumir o primeiro cargo político-eletivo, tendo iniciado sociedade na Destaque Promoções e Eventos em 1988 – permanecendo até a venda da empresa, em 2022. Aos 27 anos, em 1992, ele foi eleito vereador de Natal. O empresário se manteve na Câmara Municipal por 10 anos contínuos.

Em 2002, ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez e, em 2008 foi vice-prefeito da capital na chapa com Micarla de Sousa (PV). Quatro anos depois, em 2012, voltou a ser eleito vereador, chegando a presidência da Casa, função na qual permaneceu até conquistar uma vaga de Deputado Federal, em 2022.

Na Câmara dos Deputados, Paulinho é titular da Comissão de Turismo e suplente da Comissão Mista de Orçamento. Em seus quase 2 anos de mandato, apresentou 211 propostas e foi relator de 9. O parlamentar teve 9 emendas aprovadas, sendo a maior parte delas voltadas para saúde e educação.

Neste pleito, o parlamentar teve uma trajetória de crescimento desde que colocou seu nome na disputa. Ele teve a candidatura articulada após movimentação de 21 entre os 29 vereadores da capital que compõem a bancada do atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos).

Apoiado por lideranças políticas como os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), além de deputados federais e estaduais e do prefeito Álvaro Dias. Em maio, Álvaro anunciou apoio a Paulinho, que compôs chapa com Joanna Guerra, então secretária de Planejamento do Município.

Da pré-campanha à campanha, Paulinho ganhou força e teve a trajetória de crescimento acentuada após a propaganda no rádio e na TV. Assim, alcançou 171.146 votos no 1º turno, sendo o candidato mais votado. O número, no entanto, não foi suficiente para evitar um 2º turno. O candidato conquistou 44,08% dos votos válidos, contra 28,45% de Natália Bonavides e 23,95% de Carlos Eduardo.

Durante as três semanas de campanha entre os dois turnos, a disputa ficou mais acalorada, com fortes embates entre os dois postulantes, suas bases aliadas e apoiadores. Ambos os candidatos acabaram sendo penalizados pela justiça eleitoral por erros nas respectivas propagandas.

A última pesquisa estimulada 98 FM/Data Vero, divulgada no portal do Diário do RN na sexta-feira (25), apontava uma ampliação na vantagem de Paulinho sobre Natália Bonavides para 11,74 pontos percentuais, mais que o dobro em relação ao levantamento anterior, que apontava diferença de 5,87 pontos. Assim, ele apareceu com 50,65%, contra 38,91% da petista. 7,26% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum e 3,18% estavam indecisos. Excluindo indecisos e votos nulos, Freire chegava a 56,56% dos votos válidos, e Bonavides, 43,44% (registro RN-09426/2024).


Compartilhe esse post