GRUPO DE AUTORIDADES BRASILEIRAS SERÁ LEVADO POR TERRA À JORDÂNIA NESTA SEGUNDA; POTIGUAR FAZ PARTE DA COMITIVA

O grupo de prefeitos e vice-prefeitos brasileiros que viajaram a Tel Aviv a convite de Israel no domingo (8), e que foram surpreendidos pelos ataques do país ao Irã deve ser escoltado nesta segunda (16) até a Jordânia para sair do país em segurança.
Com a represália do Irã, que passou a bombardear cidades como Tel Aviv e Jerusalém, as autoridades brasileiras foram levadas para um bunker.
O Itamaraty não confirma a informação e diz que qualquer detalhe de um eventual deslocamento do grupo só poderá ser publicizado depois que ele for concretizado.
>>Clique aqui para entrar na comunidade de notícias do Diário no WhatsApp
A escolta dos brasileiros será feita por militares de Israel, os únicos que podem garantir a chegada do grupo à fronteira.
De acordo com integrantes da diplomacia brasileira, o governo Lula ficou de mãos atadas para uma solução mais simples, como enviar uma aeronave para resgatar as autoridades que estavam em Tel Aviv, já que o espaço aéreo de Israel foi fechado e os deslocamentos por terra, desaconselhados por Israel.
As duas comitivas de brasileiros que viajaram a Israel além dos prefeitos, representantes dos governos do Centro-Oeste também foram para lá precisaram se abrigar em bunkers durante o ataque de Tel Aviv ao Irã, seguido pela ameaça de drones do país persa e ataques a alvos israelenses.
Uma das delegações é formada por prefeitos e outros representantes municipais.
O grupo viajou para ter encontros sobre tecnologia na área de segurança pública. Eles estão em Kfar Saba, no entorno de Te Aviv, hospedados em hotel localizado em um campus universitário, e receberam ordens para ir ao abrigo: a primeira durante o ataque de Israel ao Irã, a segunda no lançamento dos drones ao território de Israel.
Os prefeitos de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e João Pessoa, Cícero Lucena (PP), além do secretário municipal de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, estão na comitiva. Lucena calcula haver 50 brasileiros nas duas delegações.
*Com informações da Folha de S. Paulo