QUEIJOS DO RN BRILHAM EM CONCURSOS NACIONAIS E CONQUISTAM 39 MEDALHAS

O Rio Grande do Norte reafirma sua vocação como terra de queijos premiados. Em apenas 15 dias, queijeiras potiguares conquistaram 39 medalhas em dois dos mais prestigiados concursos de queijos artesanais e industriais da América Latina: a ExpoQueijo Brasil 2025, realizada de 26 a 29 de junho em Araxá (MG), e o Prêmio Queijo Brasil, que chegou à sua 8ª edição entre os dias 10 e 13 de julho, em Blumenau (SC).
As premiações, concedidas por jurados especializados a partir de rigorosos critérios técnicos e sensoriais, confirmam o alto nível da produção potiguar e evidenciam o equilíbrio entre tradição, qualidade e inovação no setor.
Entre os destaques está a queijeira Dona Gertrudes, de Caicó. A marca, hoje comandada pela empresária Alane Dantas, filha da fundadora que dá nome ao negócio, saiu premiada com quase todas as amostras enviadas ao concurso, contabilizando seis medalhas (3 ouros, 1 prata e 2 bronzes). “Concorrer com grandes empresas do Brasil inteiro e voltar com quase todas as amostras premiadas é motivo de muito orgulho. Isso mostra a força da nossa produção artesanal e o carinho com que fazemos cada produto”, celebra Alana.
Já em Cruzeta, a Sertãolac, de Israel Medeiros, conquistou o ouro na categoria queijo de manteiga na ExpoQueijo Brasil e três medalhas (2 ouros e 1 prata) no Prêmio Queijo Brasil, além de receber reconhecimento especial como queijista. “A gente agradece muito pela visibilidade que está sendo dada a quem trabalha nesse segmento, que é do dia a dia. Estamos dando continuidade ao que já era dos nossos pais, sempre buscando melhorar, investindo e inovando”, afirmou Israel, agradecendo o apoio do Sebrae.
Em Parelhas, a queijeira Dona Marta, de Marcelo Roque, também teve destaque nos dois eventos, conquistando prêmios com queijos de manteiga, coalho e manteiga da terra. “Essa conquista representa muito orgulho pelo que a gente faz com amor. Mas também exige muita dedicação e enfrentamento de desafios diários, inclusive na comercialização, que não é fácil. Existe muita concorrência desleal, mas a gente segue com simplicidade, por gostar daquilo que faz”, relatou Marcelo.
Apoio técnico do Sebrae-RN
Os bons resultados têm respaldo no trabalho de apoio contínuo do Sebrae-RN às queijeiras potiguares, oferecendo consultorias, capacitações e acompanhamento desde a formalização sanitária até a inserção no mercado nacional. “Sempre orientamos que eles participem desses eventos para que seus produtos sejam conhecidos não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil. As premiações são importantes, mas principalmente os retornos que eles recebem por meio das avaliações feitas nos concursos”, destaca Kessianny de Souza, analista técnica da agência Sebrae Seridó Ocidental.
Luís Felipe, gestor estadual de projetos de pecuária do Sebrae-RN, também celebra os avanços. “Essa conquista destaca o potencial do Seridó como berço de queijos tradicionais que agora ganham visibilidade nacional. É o reconhecimento do que já sabíamos: nossos produtos têm identidade, qualidade e mercado”, declarou.
I Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar
Nos dias 18 e 19 de julho, o I Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar será realizado no Mercado de Agricultura Familiar, em Natal, com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva do leite e derivados. A iniciativa do Governo do Estado busca conectar produtores, consumidores e entusiastas da cultura gastronômica nordestina.
Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/RN) e Emater-RN, o festival contará com exposição de produtos, oficinas gastronômicas, apresentações culturais, concurso de queijos e palestras técnicas com foco em regularização, inovação e turismo rural.
“A produção de queijos na agricultura familiar é parte da identidade cultural do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o governo estadual vem, nos últimos anos, investindo fortemente na qualificação do setor, garantindo a sustentabilidade da produção familiar”, destacou o secretário da Sedraf, Alexandre Lima.