A ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, por meio de carta durante a semana, colocou-se à disposição para tratar pessoalmente da demora na retomada das importações de carne pela China. Entretanto, alterando o discurso, ela tem dito que o embargo à carne bovina brasileira deve chegar ao fim nos próximos dias e, por isso, sua viagem para a China não deverá ser necessária.
O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), liderança da Frente Parlamentar Agropecuária, afirmou que a situação será normalizada nos próximos dias. “Eles podem dar desculpas para os consumidores de que a carne está faltando por um motivo ou outro, mas não por muito tempo. Com produto disponível e demanda para comprar, é muito difícil o governo segurar”, explicou.
Lideranças ruralistas acreditam que a demora na normalização pode estar relacionada com o desgaste diplomático gerado por Bolsonaro. O Chefe do Executivo e seus aliados já atribuíram a criação da Covid à China, por exemplo, e acusaram o país de fazer uma guerra biológica com o vírus.
*Com informações da Folha de São Paulo