Diante do avanço russo na Ucrânia, a Uefa, entidade que reúne as seleções europeias, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o final do campeonato da Champions League não será mais em São Petersburgo. A nova sede da partida, em 28 de maio, será Paris.
“A Uefa gostaria de expressar seu agradecimento ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo apoio pessoal e comprometimento para que o jogo de clubes mais prestigiado da Europa fosse movido para a França, neste tempo de crise sem paralelos. Junto com o governo francês, a Uefa vai dar suporte a vários envolvidos para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia, que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento”, declarou a entidade esportiva, em comunicado.
A decisão ocorreu após uma reunião extraordinária do seu comitê executivo, convocada para esta sexta após o início da guerra. Em nota divulgada nesta quinta, 24, a Uefa condenou “firmemente a invasão”.
O Kremlin considerou “uma pena” a decisão.
Esse é o segundo adiamento da final da Liga dos Campeões em São Petersburgo. A cidade russa também foi descartada na edição de 2020/21, devido a pandemia.
A atual Champions League está na fase de oitavas de final. Todos os jogos de ida foram realizados, e agora faltam as partidas de volta, marcadas para os dias 8, 9, 15 e 16 de março.
Com informações da Exame