Início » ALUNO DA UFRN BUSCA APOIO PARA REALIZAR INTERCÂMBIO EM PORTUGAL

ALUNO DA UFRN BUSCA APOIO PARA REALIZAR INTERCÂMBIO EM PORTUGAL

  • por
Compartilhe esse post

Em uma emocionante jornada acadêmica e cultural, o estudante do curso Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (C&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Murilo Silva, se prepara para vivenciar uma experiência única no continente europeu. Aos 21 anos, Murilo foi selecionado para participar de um intercâmbio no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), em Portugal, um dos mais renomados da Europa.

O intercâmbio, que terá duração de um ano, oferece a Murilo uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Engenharia da Computação, área na qual estuda, e a de vivenciar uma experiência acadêmica internacional enriquecedora. Em entrevista ao Diário do RN, Murilo compartilhou sua empolgação com a oportunidade: “Um sonho de vida poder ver e vivenciar que mesmo um aluno de escola pública, de família humilde onde já passei muitas dificuldades, trabalhei desde cedo para ajudar em casa, mas com muito esforço e dedicação pode sim crescer na vida através da educação, dos estudos”.

O processo seletivo para o intercâmbio é realizado através de uma modalidade chamada AULP, associação de línguas portuguesas. Murilo passou por várias etapas durante a seleção que, na reta final, possuía cerca de 500 candidatos dos nove países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) e conquistou uma das duas vagas oferecidas pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. “A gente se inscreve no período de setembro e manda toda a documentação exigida, onde é analisado principalmente um texto, que é uma carta de aceitação, onde você deve falar de você e o porquê do interesse no intercâmbio”, relata Murilo.

Murilo foi aprovado há algumas semanas e pretende viajar para Portugal no final de agosto, devido às aulas iniciarem no dia 9 de setembro, onde aguarda ansiosamente por novos desafios acadêmicos e pela oportunidade de representar a UFRN em um ambiente acadêmico de renome internacional.

“Quero ser um bom profissional, poder contribuir para a inclusão da tecnologia na vida das pessoas que não tem tanta acessibilidade e oportunidades, assim como não tive no início”, afirma Murilo.

Ajude este sonho
Oriundo de escola pública, Murilo é natural de Canguaretama, interior do RN, onde morou até seus 17 anos de idade, quando conseguiu ingressar na UFRN por meio do Enem. Para se manter em Natal, o estudante teve que buscar auxílio da universidade através da residência universitária, pois a família não tem condições de sustentar sua estadia na capital potiguar.

A bolsa conquistada por Murilo contempla hospedagem, alimentação e subsídios da faculdade. Porém, o valor das passagens e toda documentação necessária não estão inclusos. Por isso, o estudante está fazendo uma campanha nas redes sociais (vakinha virtual) para comprar as passagens, que custam em torno de R$7 mil, além de custear outros gastos, como a emissão do visto.

“A vakinha foi uma forma que encontrei de poder ajudar a arrecadar o valor dessas passagens para Portugal, que necessita ser passagens de Ida e de Volta, para poder tirar o visto de estudante.

Então, estou tentando fazer essa campanha de arrecadação para poder realizar esse sonho que está tão perto de se concretizar”, afirma Murilo.

A doação pode ser feita acessando o link da vakinha disponível no instagram do estudante @murilosilvaof, ou através do Pix: 13674395401.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *