
O deputado estadual Hermano Morais (PV) faz parte da Federação Brasil da Esperança, que inclui PT, PV e PCdoB, e forma a base de Fpátima Bezerra na Assembleia Legislativa (ALRN). Agora, foi convidado a fazer parte do Governo do RN, como titular da secretaria Estadual de Turismo (Setur). Confirmando o convite ao Diário do RN, o parlamentar garante, no entanto, que não tem intenção de deixar a cadeira na Assembleia Legislativa a pouco mais de um ano para iniciar os trabalhos de pré-campanha e campanha eleitoral. Hermano quer ser candidato à reeleição.
“Pretendo concorrer à reeleição e como só teria um ano à frente da secretaria, o que é pouco tempo para realizar o trabalho, pretendo continuar na Assembleia, continuar a desenvolver o trabalho em prol do turismo no legislativo”, afirma à reportagem o deputado, ressaltando que houve a “sondagem” de nomes que trabalham à frente do Governo.
O parlamentar destaca, ainda, o compromisso e trabalho que desenvolve no parlamento estadual pelo turismo no Rio Grande do Norte, como principal fonte de geração de emprego e renda no Estado. A titular da pasta hoje é Solange Portela.
O convite a Hermano Morais incluiu, da parte do Governo do PT, a acomodação de aliados nos espaços da gestão. A convocação de Hermano para a secretaria de Turismo abriria espaço na Assembleia Legislativa para a suplente da Federação Brasil da Esperança, Julia Arruda (PCdoB).
Suplente de deputada, Julia Arruda é suplente também de vereadora. Foi candidata ao parlamento municipal no ano passado, mas por nove votos não foi eleita. Quem passou a ocupar a quarta cadeira conquistada pela Federação na Câmara Municipal foi Samanda Alves (PT), que teve 5.189 votos. Julia teve 5.180 votos.
Em conversa com o Diário do RN há cerca de 20 dias, Julia Arruda informou que estava em um período de reflexão e de dedicação à família, mas reiterou sua presença na base de Fátima e afirmou que, no momento oportuno iria “acionar o grupo”. Sobre 2026, ela adiantou: “Tudo vai depender de 2025. Aprendi a viver um dia de cada vez. O que acontecer em 2025 vai definir meus próximos rumos. Por enquanto, estou em um momento de reflexão”, afirmou.
Fátima Bezerra vem estudando, nos bastidores, formas de acomodar os aliados na gestão. Milklei Leite (PV), que não se candidatou à reeleição para compor chapa, como candidato a vice-prefeito, com Natália Bonavides (PT) à Prefeitura de Natal, é outro nome que poderá ser incluído na gestão.
Nos bastidores, se comenta ainda a necessidade de acomodar mais o MDB, o partido do vice-governador Walter Alves e que confere a maior estrutura à Fátima Bezerra nos municípios, com 45 prefeituras.