
Após encerrar o capítulo da sucessão estadual e permanecer como vice-governador do Rio Grande do Norte e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves (MDB) e tem voltado suas atenções para a articulação institucional e política. Entre a última terça-feira (30) e a quarta-feira (1º), ele cumpriu uma extensa agenda em Brasília, com reuniões em ministérios e na direção nacional do MDB, movimento que reforça seu protagonismo dentro do partido e mantém seu nome em evidência no cenário político potiguar.
A programação combinou compromissos administrativos e partidários. Ao longo dos dois dias, Walter buscou investimentos para municípios do Rio Grande do Norte e, paralelamente, avançou nas articulações da legenda para as eleições de 2026. Um dos principais compromissos foi a reunião com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, com quem discutiu o cenário político do Estado. Nos bastidores, a expectativa é de que Baleia confirme presença na convenção partidária que acontece neste mês, reforçando o prestígio político de Walter junto à direção nacional da sigla.
O encontro foi registrado nas redes sociais do vice-governador, que tratou o encontro com positivo: “Também em Brasília, excelente reunião com o amigo presidente nacional do nosso MDB, Baleia Rossi.
Conversamos sobre a agenda do Congresso Nacional e, claro, os preparativos e perspectivas das eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. Seguimos trabalhando pelo Rio Grande do Norte”, publicou Walter nas redes sociais.
A movimentação ocorre poucos meses após Walter anunciar que não assumiria o Governo do Estado no fim da gestão Fátima Bezerra (PT), para concorrer ao Senado, decisão que alterou o tabuleiro político potiguar. Desde então, o vice-governador tem procurado manter uma atuação voltada à interlocução institucional e ao fortalecimento do MDB, ao mesmo tempo que trabalha sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa.
Na agenda administrativa, Walter esteve com o ministro das Cidades, Vladimir Lima, acompanhado dos prefeitos de Macaíba, Emídio Júnior (PP), e de Tangará, Augusto Alves (MDB), além de vereadores macaibenses. O grupo apresentou demandas voltadas à habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e infraestrutura.
“Ainda em Brasília, tivemos audiência importante com o ministro das Cidades para apresentar as principais demandas de Macaíba e Tangará e buscar apoio para novos investimentos. Projetos voltados para habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e infraestrutura estiveram em pauta”, registrou nas redes sociais.
O vice-governador também destacou o andamento do programa Minha Casa, Minha Vida no Estado.
“Também discutimos o andamento do programa Minha Casa, Minha Vida. O Rio Grande do Norte foi contemplado com 12 mil unidades habitacionais, das quais seis mil já estão contratadas”, afirmou.
Outra parada da agenda foi no Ministério do Turismo, onde Walter tratou de projetos voltados ao fortalecimento da atividade econômica no Estado.
“Há pouco, aqui em Brasília, tivemos audiência com o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
Discutimos demandas e projetos importantes para fortalecer o turismo, gerar oportunidades e impulsionar o desenvolvimento do nosso estado”, publicou.
Nos bastidores, um detalhe chamou a atenção. Os prefeitos que acompanharam Walter na agenda em Brasília não integram, hoje, seu projeto eleitoral para 2026, o que levou interlocutores a interpretarem os encontros como um movimento que ultrapassa a pauta administrativa e pode sinalizar a construção de alianças para projetos políticos futuros.
A leitura é de que, mesmo sem estar à frente do Executivo e nem visando projeto governista, Walter segue exercendo um papel estratégico tanto na relação entre o Rio Grande do Norte e o Governo Federal quanto na reorganização política do MDB.