Para especialistas, números indicam nova fase da pandemia no Brasil, com intensa circulação do vírus, mas menos impacto sobre internações e óbitos graças ao avanço da vacinação
Segundo O Globo, a nova edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz apontou, por mais uma semana, a tendência de queda no número de mortes e nos indicadores de ocupação de leitos de UTI de Covid para adultos no SUS. Por outro lado, foi registrado aumento no número de casos no Brasil.
Para especialistas, é um indício da nova fase da pandemia no Brasil, em que há intensa circulação do vírus, mas —graças à vacinação— com menor impacto sobre as demandas de internação e sobre o número de mortes.
Os pesquisadores da Fiocruz salientam, porém, que “os números de casos (média de 46,8 mil casos novos por dia) e de óbitos (1.160 óbitos por dia) estão ainda em patamar muito elevado”. Hoje, no país, apenas Goiás (86%) e o Distrito Federal (83%) estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid superiores a 80% —embora, no segundo caso, o dado seja um reflexo da retirada de leitos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o país vacinou mais de 59,6% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina e cerca de 23% com o esquema completo de imunização.
Atualmente, as pesquisas indicam que só as pessoas completamente vacinadas (com duas doses, no caso da maioria dos imunizantes aplicados no Brasil) estão protegidas contra a variante Delta do coronavírus.