Após quase 65 dias de campanha eleitoral, incluindo 1º e 2º turno, chega aos últimos momentos a campanha eleitoral à Prefeitura de Natal. As duas candidaturas postulantes se concentram em evitar qualquer passo em falso e avaliam os dias de disputa, que se encerram no próximo domingo, 27, dia da eleição.
Garantindo permanência para o 2º turno da disputa com 44,08% dos votos no dia 6 de outubro, o candidato Paulinho Freire (UB) vem de uma trajetória de crescimento desde que colocou seu nome à disputa. Ex-presidente da Câmara Municipal, o deputado federal do União Brasil teve candidatura articulada após movimentação de 21 dos 29 vereadores natalenses que compõem a bancada do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Com apoio de lideranças políticas que representam alguns dos maiores partidos do país no RN, como Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos), deputados federais e estaduais, o impulso final foi o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias, definido após conversa com Carlos Eduardo (PSD), que era favorito ao cargo de prefeito da capital. Em reunião para negociação de apoio, Carlos teria dito a Álvaro que venceria com ou sem ele. Em maio, Álvaro anunciou apoio a Paulinho, emplacando, ainda, sua então secretária de Planejamento, Joanna Guerra, como candidata a vice-prefeita na formação da chapa.
A coligação de Paulinho reúne o União Brasil, Podemos, PL, PP, PSDB, Republicanos e Solidariedade num só palanque. Da pré-campanha à campanha, Paulinho foi ganhando gordura, e principalmente após a propaganda no rádio e na TV, acentuou uma trajetória de crescimento que o levou aos 171.146 votos no dia 06 de outubro, data do 1º turno da eleição.
Paulinho entra na reta final da campanha se concentrando, principalmente, no último debate que vai participar hoje, 25, na Inter TV Cabugi. Esta é a única agenda de campanha do candidato nesta sexta-feira. A agenda de amanhã, último dia de propaganda, ainda não foi divulgada.
De acordo com o candidato, “Natal não pode dar chance ao atraso e ao radicalismo”: “Fizemos uma campanha bonita, com participação popular, conversando diretamente com os eleitores, ouvindo nas bases suas aspirações e nos comprometemos em buscar solução viável para os principais problemas de nossa cidade. Quem ama Natal como nós amamos, quer o melhor para a cidade e sua população”.
Segundo ele, a vitória no próximo domingo é certa. “Nossa adversária fez uma campanha de ataques ao nosso nome, com mentiras e fake news, mas o povo entendeu que temos as melhores propostas para que Natal avance ainda mais, sem radicalismos ou agressões. Vamos vencer essa eleição com propostas, trabalho e paz para os natalenses. O que eu vi, ouvi e senti nas ruas vai ser concretizado no domingo. Saímos lá de baixo, com uma candidatura desacreditada por alguns, crescemos e vamos ganhar a eleição, se Deus quiser”, afirma.
Já a candidata Natália Bonavides (PT) foi uma surpresa no 1º turno da disputa municipal de 2024 em Natal. A deputada federal mais votada do Rio Grande do Norte em 2022, colocou seu nome à disputa pelo Partido dos Trabalhadores ainda em novembro de 2023, em plenária partidária.
Apesar da deputada estadual Eudiane Macedo (PV) ter colocado seu nome, Natália conseguiu se viabilizar candidata.
Para composição da chapa com a deputada, foram cogitadas dentro da base aliada a própria Eudiane Macedo, mas também as vereadoras Julia Arruda (PCdoB) e Ana Paula Araújo (MDB).
Mesmo assim, o nome escolhido para candidato a vice-prefeito da coligação que reúne PT-PV-PCdoB, MDB, PSB e PDT, foi do vereador Milklei Leite (PV). Sua ligação histórica com a zona Norte foi o principal motivador da opção.
Ao longo da campanha, e após o início do horário eleitoral gratuito, a candidata foi apresentando crescimento gradativo, embora num ritmo mais lento em relação à Paulinho Freire. Na última semana do 1º turno, o crescimento foi mais acentuado e Natália deixou, inclusive, o inicialmente favorito, Carlos Eduardo, para trás, quando alcançou 28,45%, ou 110.483, dos votos, ficando em 2ª colocação, num cenário somente previsto pelo prefeito Álvaro Dias, que já apostava na derrota do ex-prefeito.
Para o penúltimo dia de campanha, Bonavides deverá se concentrar na preparação para o debate que acontecerá, logo mais, na Inter TV. No último dia, sábado, 26, está prevista a realização de carreata com concentração na Via Costeira, próximo à Mãe Luiza, com encerramento na BR-101.
“Fizemos uma campanha propositiva, com pé no chão, conversando com o povo e ouvindo as demandas de cada lugar de Natal. Foi também a campanha mais bonita e a que apresentou o melhor projeto para a nossa cidade, com propostas que enfrentam as principais necessidades da nossa capital e são completamente possíveis de ser realizadas. O povo da nossa cidade não aguenta mais as mesmas pessoas se revezando no poder. Eles colocaram Natal em um cenário de atraso, mas chegou a hora da mudança”, avalia Natália.