Início » AO LADO DO CAÇULA, ÁLVARO DIAS INCENTIVA MULTIVACINAÇÃO; CAMPANHA SEGUE ATÉ O FIM DO MÊS

AO LADO DO CAÇULA, ÁLVARO DIAS INCENTIVA MULTIVACINAÇÃO; CAMPANHA SEGUE ATÉ O FIM DO MÊS

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Joana Lima

Natal realizou neste sábado (16), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Uma força-tarefa foi montada para atualizar o esquema vacinal de crianças a partir dos dois meses de idade e adolescentes menores de 15 anos completos. As vacinas estão disponíveis em todas as UBS, no horário das 08h às 17h. A campanha segue até dia 30 de outubro. 

Na ocasião, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou a Unidade Básica de Saúde de Jardim Progresso, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte. Acompanhado do filho Rafael, de 12 anos, ele aproveitou para atualizar a caderneta vacinal do seu caçula, e conversar com a população e os técnicos da saúde que davam suporte à vacinação, inclusive com atividades lúdicas, devido o intenso fluxo de crianças necessitando de uma ou mais doses de vacinas. 

“É muito importante a população saber que existem outras doenças que precisamos ficar alertas e atualizar seus cartões para que as crianças e adolescentes fiquem protegidas. Muitas dessas doenças só foram erradicadas graças à vacinação. Quis vir pessoalmente aqui na UBS de Jardim Novo, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, para acompanhar como está o ritmo de vacinação e fazer um chamamento: Aqui temos todos os tipos de vacinas disponíveis em todas as UBS durante todo o dia. Procurem, se vacinem e protejam suas famílias”, disse o prefeito.

Nas redes sociais ele registrou o momento em que vacinou o caçula. 

O Dia D da Multivacinação é uma campanha em parceria com o Ministério da Saúde. São 18 tipos de vacinas disponíveis, como as que previnem poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. Entre os imunizantes recomendados para a faixa etária, estão BCG, Hepatite B, Tríplice Viral, meningocócica ACWY, HPV,  Febre Amarela, assim como a dose de Vitamina A. 

É necessário levar caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal para receber a vacina. Também é preciso que um acompanhante ou responsável legal esteja com a criança ou adolescente no momento da aplicação. Chegando no local o enfermeiro confere o cartão de vacina e indica o que precisa atualizar. Em seguida ele prepara a dose e faz a aplicação. 

A campanha acontece desde o início de outubro, com mutirão neste último sábado (17), mas segue até o fim do mês. As vacinas estão disponíveis em todas as UBS do município.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *