Início » AUMENTA NÚMERO DE JORNALISTAS PRESOS EM 2021

AUMENTA NÚMERO DE JORNALISTAS PRESOS EM 2021

  • por
Compartilhe esse post

Um total de 293 repórteres/jornalistas, foram presos até dezembro deste ano. Os dados foram anunciados em um relatório do Comitê para Proteção dos Jornalistas, instituição sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (9.12).

Fotógrafo da Reuters na Bielorrússia preso enquanto cobria protestos durante a eleieção presidendcial local

Ainda segundo o jornalista, cerca de 24 jornalistas no período foram mostos e 18 morreram em condições ainda não esclarecidas por ser de difícil determinação, tudo isso por conta das coberturas jornalísticas que realizavam.

“Este é o sexto ano em seguida em que o CPJ documenta números recordes de jornalistas aprisionados em todo o mundo”, disse o diretor-executivo da entidade, Joel Simon, em um comunicado.

O diretor-executivo da CPJ reforça: “O número reflete dois desafios indissociáveis: governos estão determinados a controlar e administrar informações e estão cada vez mais insolentes em seus esforços para fazê-lo.”

é uma organização sem fins lucrativos estadunidense sediada em Nova Iorque, que conta com correspondentes ao redor do mundo. A organização promove a liberdade de imprensa e os direitos dos jornalistas. 

Estão na lista de jornalistas que foram mortos, Danish Siddiqui, fotógrafo da Reuters, morto durante ataque do Taliban no Afeganistão em julho deste ano, além de Gustavo Sanchez Cabrera, que foi assassinado a tiros no México em junho

Entre os países que mais prenderam jornalistas, está em primeiro lugar a Chia (50), depois Miamar (26), que encarcerou jornalistas reprimidos pelo golpe militar impetrado no país em 1º de fevereiro de 2021. Tem ainda o Egito (25), Vietnã (23) e Belarus (19).

O CPJ

O Comitê para a Proteção de Jornalistas foi fundado em 1981 em resposta aos ataques contra o jornalista paraguaio Alcibiades González Delvalle. Seu presidente honorário fundador foi o jornalista norte-americano Walter Cronkite (1916 – 2009), que foi um famoso jornalista e âncora de Televisão americano, que apresentou o principal jornal da rede CBS (CBS Evening News) por 19 anos, entre 1962 e 1981. Desde 1991, o CPJ realiza anualmente o Jantar Internacional de Premiação da Liberdade de Imprensa do CPJ, durante o qual são premiados jornalistas e defensores da liberdade de imprensa que sofreram agressões, ameaças, intimidação ou prisão por divulgarem as notícias.

Com informações da CNN Brasil


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *