Início » BANCADA RECEBE PROPOSTAS PARA USO DE MAIS DE R$ 500 MILHÕES EM EMENDAS

BANCADA RECEBE PROPOSTAS PARA USO DE MAIS DE R$ 500 MILHÕES EM EMENDAS

  • por
Compartilhe esse post

Os parlamentares da bancada do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados e no Senado se reuniram nesta segunda-feira (2) para receber sugestões para destinação de emendas de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) de 2025. O encontro, ocorrido no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal, deu espaço para representantes de entidades públicas e privadas apresentarem atividades para as quais necessitam de recursos como os das emendas.

A reunião foi conduzida pelo coordenador da bancada federal potiguar, Robinson Faria (sem partido). De acordo com o deputado, o destaque do encontro é a oportunidade de ouvir diversos setores da sociedade antes de decidir efetivamente para onde proporão que sejam enviados os recursos.

“O mais importante foi a bancada federal ter a oportunidade de ouvir a sociedade, o setor público, o setor privado, entidades, diversos segmentos, para que tenhamos um subsídio e informações, e amanhã, na reunião de Brasília, ter nossa deliberação”, disse.

Nesta terça-feira (3), os deputados estaduais pelo RN se reunirão novamente para definir as oito emendas coletivas que serão enviadas ao orçamento federal de 2025. De acordo com Faria, a bancada está munida com as informações necessárias e a expectativa é de que haja consenso para as decisões.

O deputado afirmou, ainda, que outras demandas que não foram apresentadas no evento também poderão ser atendidas, e ressaltou que as emendas são fundamentais para muitos pequenos municípios do estado que não têm muitas fontes de renda.

“Um prefeito lá no interior do Rio Grande do Norte, sem nem um tipo de atividade econômica, financeira, não tem renda de nada o município. O prefeito, vive de que a gestão dele? Vive de emenda parlamentar. Se não for a emenda parlamentar, como vai pagar o custeio da saúde, como vai pagar transporte do passageiro para Natal? Então, nós, através do nosso mandato é que damos a eles governança”, completou Robinson Faria.

No encontro, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) colocou como prioridade a continuidade das obras do Hospital Municipal e disse contar com a “sensibilidade da bancada” para a obtenção dos recursos necessários. “Essa é uma obra fundamental para a cidade. Estamos falando de um hospital completo, com vários serviços e que vai oferecer um atendimento de alta qualidade para os seus usuários”, afirmou.

Para o prefeito eleito Paulinho Freire (UB), a conclusão de obras também é um dos pontos que mais precisam de atenção e recursos. “Já tivemos uma reunião em Brasília, como deputado, com a bancada. Eu frisei a eles a necessidade de Natal terminar as obras grandes, de infraestrutura, como hospital, como a Via Mangue, e deixei já um ofício junto à bancada para que eles possam olhar com carinho para a cidade do Natal, uma cidade que tem tudo para crescer”, declarou.

Entre as entidades representadas no evento, estiveram a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido, o Hospital Varela Santiago e a Liga Contra o Câncer.

O presidente da Liga Contra o Câncer, Roberto Sales, destacou a importância dos recursos federais para a ampliação do Hospital Dr. Luiz Antônio, localizado na Zona Oeste de Natal, afirmando que mais 80% do atendimento oncológico realizado no estado é responsabilidade da Liga e apontando uma estimativa de que, caso não haja melhoria na unidade de saúde, haverá um colapso do setor no RN em até cinco anos.

“A gente sempre diz que quem entra na Liga – tanto na nossa, quanto na de Mossoró -, não sai mais. Então, o paciente permanece e, ano a ano, os pacientes vão aumentando. O alerta que eu faço é de que se não houver essa remodelação, esse aumento, essa melhoria do Hospital Luiz Antônio, dentro dos próximos cinco anos haverá um colapso no atendimento oncológico no estado”, ressaltou.

Já a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, esteve no encontro para solicitar recursos para a construção de restaurantes universitários nos campi da instituição.

“Quero muito, neste momento, pedir a todos vocês que entendam que alimentação é fundamental para que nosso estudante possa permanecer nos nossos cursos. (…) Existe fome na nossa universidade; existe necessidade, muitas vezes, de um real, dois reais para tomar um café. E como é que a gente vai aquecer esse desenvolvimento do nosso estado se a gente não tiver esses profissionais qualificados, esses profissionais formados?”, ressaltou a gestora.

Dos onze parlamentares da bancada, estiveram presentes – além do coordenador, Robinson Faria, e de Paulinho Freire -, Benes Leocádio (UB), Fernando Mineiro (PT), General Girão (PL), Rogério Marinho (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Zenaide Maia (PT).


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *