Início » BIA E UM SOPRO DE ESPERANÇA

BIA E UM SOPRO DE ESPERANÇA

  • por
Compartilhe esse post

Bia Gurgel irá representar Mossoró na sexta edição do The Voice Kids |  VARIEDADES | Mossoró Hoje - O portal de notícias de Mossoró

Por Carlos Emerenciano – Arquiteto e Advogado

“Quando eu soltar a minha voz/ Por favor, entenda/ Que palavra por palavra/ Eis aqui uma pessoa se entregando./ Coração na boca/ Peito aberto/ Vou sangrando/ São as lutas dessa nossa vida/ Que eu estou cantando./ Quando eu abrir a minha garganta/ Essa força tanta/ Tudo o que você ouvir/ Esteja certo/ Que estarei vivendo”.

Na canção “Sangrando”, lançada em 1980, Gonzaguinha, compositor visceral que sabia tocar a alma das pessoas, expressava bem o sentimento do brasileiro à época, sedento por liberdade e democracia.

Apesar de estarmos num contexto diferente, creio que as palavras atemporais de Gonzaguinha nos alcançam em cheio. Parte dos brasileiros (e me incluo) está cansada com tudo o que está ocorrendo, tanta insensibilidade e desumanidade diante de uma pandemia tão cruel. Aliás, não sei o que é mais cruel, se a pandemia ou quem deu ensejo para que chegássemos ao quadro atual.

A verdade é que não temos paz sequer para velar os nossos mortos. Brincam com a nossa paciência. Todo dia é uma “brincadeira” diferente. Colocam em dúvida as vacinas, negligenciam a sua compra, apegam-se a medicações ineficazes, fazem pouco caso das medidas protetivas, incluindo o uso de máscaras.

Tudo isso, venho notando, está gerando uma desconfiança que sabota o Plano Nacional de Imunização. Só isso explica que 4,5 milhões de pessoas não tenham ido ainda tomar a 2ª dose da vacina, mesmo já estando aptas a serem vacinadas.

Essa irresponsabilidade, esse escárnio, essa desumanidade, esse total desapreço pela vida, tudo isso gerou 500 mil mortes por covid. E nos chamam de frouxos, de idiotas e de coisas piores. O que querem com isso? Difícil saber.

É o momento de colocar a cabeça no lugar e buscar caminhos. Haveremos de encontrá-los. Como comecei o artigo com uma bela canção de Gonzaguinha, quero terminar com outra do cearence Belchior. Temos uma representante potiguar no “The Voice Kids”, a jovem Bia Gurgel, de 14 anos, bisneta de Glorinha Oliveira, que brilhou no palco interpretando “Como nossos pais”.

A música, lançada em 1976, expressa de certa forma o mesmo sentimento vocalizado por Gonzaguinha. Belchior e o neto de Januário eram pródigos em colocar para fora as dores da alma. Vejam esse trecho da canção imortalizada também por Elis Regina: “Viver é melhor que sonhar/ E eu sei que o amor é uma coisa boa/ Mas também sei/ Que qualquer canto/ É menor do que a vida/ De qualquer pessoa./ Por isso cuidado, meu bem/ Há perigo na esquina/ Eles venceram e o sinal/ Está fechado para nós/ Que somos jovens”.

Que a voz sufocada de tantos possa ecoar por todo o país. Seja por meio de belas canções como a que a jovem Bia interpretou ou através da incontrolável expressão da cidadania de todos nós. Que o sinal esteja aberto a jovens como Bia que representam um sopro de esperança.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *