Municípios realizaram eleições suplementares neste domingo (27) e elegeram Wilsinho Ribeiro e Edna de Lemos, respectivamente
Por Alessandra Bernardo
Os municípios de Canguaretama e Pedro Velho têm novos prefeitos e vice-prefeitos, eleitos neste domingo (27), após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) ter cassado os mandatos dos gestores anteriores e ter determinado a realização de eleições suplementares nas cidades. Em Canguaretama, foram eleitos Wilsinho Ribeiro (PTB) e Fátima do Murim, respectivamente prefeito e vice-prefeita, já em Pedro Velho, venceram Edna de Lemos (PSB) e Rejane Costa (PSB). Os eleitos serão diplomados em 19 de dezembro e comandarão os municípios até dezembro de 2024.
No município de Canguaretama, dos 24.006 eleitores aptos a votar, 17.178 (94,82%) votos válidos, com 3,5% nulos e 1,68% em branco, o resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 18h30. Wilsinho e Fátima foram eleitos com 54,74% dos votos. Em segundo lugar, ficaram Márcio Cabeleireiro e Leandro Varela (PTD), com 42,8%, seguidos de longe por Dra. Ana Célia e Thal (União Brasil), com 2,46% dos votos válidos.
O resultado de Pedro Velho, que registrou 9.401 (97,72%) votos válidos, com 1,68% nulos e 0,6% em brancos, foi apertado, com a vitória de Edna e Rejane, que tiveram 51,19% votos válidos. Em segundo lugar, ficaram Júnior Balada e Professor Maurício (União Brasil), com 47,4% dos votos, seguidos de longe por Professor Cledenilson e Maria da Conceição Lima (Avante), com 1,01%.
De acordo com informações do TRE/RN, as eleições suplementares ocorreram de forma tranquila e não houve a necessidade de substituir nenhuma das urnas eletrônicas usadas no processo eleitoral. A juíza da 11ª zona eleitoral, Daniela do Nascimento destacou o fato. “Durante o período de campanha eleitoral, tivemos muitas representações por parte dos partidos. Mas o embate político permaneceu muito mais nas redes sociais do que nas ruas, como constatamos hoje”, disse a magistrada.
MUNICÍPIOS
Com uma população superior a 35 mil habitantes, Canguaretama havia elegido, em 2020, Wellinson Ribeiro e a vice-prefeita Maria de Fátima Moreira, que estavam em pleno mandato quando o TRE/RN considerou Wellison inelegível e cassou a chapa completa, convocando novas eleições.
Na época, o irmão de Wellinson, o vereador João Wilson de Andrade Ribeiro Filho (Wilsinho) era presidente da Câmara Municipal e foi legalmente conduzido ao cargo de prefeito interino, até que houvesse uma nova eleição.
Já em Pedro Velho, a eleição suplementar ocorreu por causa da cassação da prefeita Dejerlane Macedo e do vice Rafael da Costa, quando a Justiça Eleitoral considerou a prática do abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020, convocando novo pleito.