Início » CAPITAIS REGISTRAM MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNO DE JAIR BOLSONARO

CAPITAIS REGISTRAM MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNO DE JAIR BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

Neste sábado (19), manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro aconteceram em diversas capitais pelo Brasil. Os manifestantes pedem mais vacinas contra o coronavírus, a volta do auxílio emergencial no valor de R$ 600, mudanças na política ambiental e o impeachment do presidente.

Pelo menos 15 capitais terão atos ao longo do dia. Os protestos já foram registrados em Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP), o protesto deve ocorrer no período da tarde. Cidades do interior também têm previsão de manifestação.

Abaixo, alguns destaques das manifestações deste sábado.

Distrito Federal

Em Brasília, dois movimentos foram organizados entre 8h e 9h. Na Esplanada dos Ministérios, ocorreu uma passeata. Os manifestantes fizeram um percurso com faixas e bandeiras. Uma carreata também ocorreu tendo como destino final a Esplanada dos Ministérios. Segundo os organizadores, até 30 mil pessoas participaram. A PM do Distrito Federal disse em nota que o ato ocorreu de forma pacífica e que não tem estimativa de público. O único registro foi o de carros estacionados fora do local permitido.

Goiás

Em Goiânia, a concentração ocorreu na sede do governo estadual. Os organizadores não têm estimativa de quantas pessoas compareceram ao ato. O protesto também destacou o número de mortes por coronavírus no Brasil, que se aproxima de 500 mil.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, a manifestação ocorre nesta tarde com concentração na Praça da Liberdade. A Polícia Militar disse que não tem nenhum planejamento especial e que não divulgará estimativa de público.

Pará

Em Belém, os manifestantes pediram a ampliação da vacinação e criticaram a postura do governo no combate à pandemia.

Pernambuco

Em Pernambuco, os manifestantes utilizaram máscaras. Segundo os organizadores, 10 mil pessoas se reuniram. Em maio, em protesto similar ocorrido no Recife, policiais atiraram balas de borracha e spray de pimenta contra manifestantes. Duas pessoas que não participavam do ato perderam parte da visão.

Os manifestantes também cobraram uma reposta da secretaria de segurança do estado pernambucano sobre o ocorrido em maio. O ato começou 9h30 e acabou por volta de 12h15.

Rio de Janeiro

No Rio, uma passeata aconteceu onde fica o Monumento a Zumbi dos Palmeiras, na Avenida Presidente Vargas. A pista foi interditada para a marcha, que teve início às 11h15. Guardas municipais e policiais militares acompanharam o protesto e orientaram o trânsito na região. Os organizadores distribuíram máscaras para os participantes do ato. A dispersão está marcada para a tarde, sem horário definido.

São Paulo

A manifestação em São Paulo está marcada para esta tarde. O ponto de encontro divulgado pelos organizadores é o MASP, na Avenida Paulista. Também está previsto uma ‘bicicletada’ na Praça do Ciclista.

PM sem estimativa de público

Em notas divulgadas pela Polícia nos estados onde ocorrem as manifestações, nenhum incidente grave foi registrado até o momento. Sobre o público presente, a Polícia não tem estimativas.

*Informações e fotos do site da CNN Brasil.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *