“Seria uma boa chapa, Paulinho Freire e Joanna Guerra”, afirmou o líder do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) na Câmara Municipal de Natal, vereador Hermes Câmara (PSDB), ao defender os nomes do deputado federal para prefeito e o da secretária municipal de Planejamento para vice-prefeita, nas eleições de 2024. Para ele, a dupla seria a composição ideal para ser lançada pelo gestor para sua sucessão municipal e a possibilidade de formação da chapa com os dois nomes foi bem-recebida e comentada por vereadores governistas, nesta quarta-feira (9).
O presidente da Câmara de Natal, vereador Eriko Jácome (MDB), afirmou apoiar o nome de Paulinho para prefeito e acredita que, com o respaldo e a indicação de um vice por Álvaro, a composição conquistaria um amplo apoio na Casa. Ele disse não ter dúvidas de que a união do deputado com alguém indicado pelo prefeito resultaria em avanços concretos e desenvolvimento para todo Natal, sendo sinônimo de resultados positivos e progresso para o bem-estar da cidade.
“Paulinho Freire possui uma trajetória política exemplar, marcada por um trabalho em prol de toda Natal. Tive a oportunidade de acompanhar de perto sua atuação como presidente da Câmara e posso afirmar com convicção sua competência administrativa, capacidade conciliadora e produtividade notável. O nome de Joanna Guerra, como também o de Irapoã Nóbrega, se destacam ao carregar um histórico sólido de competência, sendo referências em suas áreas de atuação”, defendeu Jácome.
Segundo o vereador Raniere Barbosa (Avante), a secretária municipal possui qualidade técnica e o deputado federal, experiência administrativa e competência, mas é preciso respeitar a decisão do prefeito, independente de qual seja. “Tenho certeza que será uma chapa de alto potencial. Une os componentes essenciais para uma grande gestão, ou seja, apresenta sensibilidade política e capacidade técnica”, afirmou.
O vereador Anderson Lopes (PSDB) destacou a capacidade de Paulinho e Joanna, mas lembrou que é preciso ter atenção e dedicação maior do poder público municipal com a Zona Norte.
“Concordo com o nome de Paulinho Freire para prefeito, mas também defendo que a Zona Norte precisa ser protagonista, nunca tivemos um cidadão nascido e criado na Zona Norte no poder executivo, então acredito que Paulinho deve pensar na possibilidade de ter um vice oriundo da Zona Norte e que conheça os problemas da região”.
Para o vereador Felipe Alves (União Brasil), caso o prefeito Álvaro Dias lance e apoie uma composição majoritária com os nomes de Paulinho Freire e Joanna Guerra, esta “seria uma chapa muito forte”. Já Preto Aquino (PSD), a possível chapa uniria de vez o prefeito e o deputado. “Se isso vier a acontecer para a união do nosso grupo político, digo sem medo de errar que, pelo menos, 90% ficará satisfeita com isso. Torcemos para que Álvaro e Paulinho se unam para as eleições do próximo ano”, enfatizou.
PSDB
Recém-chegado no PSDB, o vereador Hermes Câmara falou que seu novo partido e o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, o deixou livre para “fazer os entendimentos necessários”. O parlamentar afirmou que a bancada tucana que está se formando hoje é bastante ligada ao prefeito Álvaro Dias e a tendência é segui-lo em sua decisão.
“Há o desejo de que seja um nome a gente quer, que é o do deputado Paulinho Freire, com o entendimento, claro, do prefeito. Essa junção entre o prefeito Álvaro, a Câmara Municipal e Paulinho Freire seria muito forte. Já externamos a nossa vontade e a recepção foi positiva de ambos”, disse.
Hermes revelou que Álvaro, que sempre justifica sua negativa em falar das eleições de 2024 com a alegação de que quer se dedicar à administração municipal, vê Paulinho Freire como um bom sucessor, embora não afirme isso publicamente. “O prefeito vê Paulinho como um bom nome. O deputado Ezequiel Ferreira também vê Paulinho como um bom nome. Há um entendimento, mas ainda há muita água para passar debaixo dessa ponte, para podermos avaliar melhor”.
ÁLVARO X ROGÉRIO
Líder do prefeito na Câmara Municipal, Hermes Câmara é um dos que defende a manutenção da aliança entre Álvaro Dias e o senador Rogério Marinho para 2024. Álvaro e Rogério estão em briga pública desde 25 de julho, quando o prefeito afirmou que o senador mandou suspender mais de R$ 40 milhões em recursos públicos do Ministério do Desenvolvimento Regional para obras estruturantes e de mobilidade urbana na Capital, após vencer as eleições para o Senado em 2022.
Segundo Hermes, o maior prejudicado pelo desentendimento são os natalenses. “A partir do momento em que há o distanciamento do prefeito Álvaro, que hoje é o líder maior dentro de Natal, e o senador Rogério, que também tem um carinho muito grande por Natal, só quem perde somos nós. Como defensor do diálogo e da união, acredito que vamos conseguir, em um futuro bem próximo, que haja um entendimento entre os dois.