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COMERCIANTES DA ZN TEMEM PREJUÍZOS E TRÂNSITO MAIS CAÓTICO QUE O NORMAL

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STTU anunciou a flexibilização de faixas na via, para veículos particulares; investimentos são na ordem de R$43 milhões

Foto: Anderson Régis

A Avenida Felizardo Moura é a principal via de acesso à Zona Norte de Natal, pela Ponte de Igapó. Para comerciantes e donos de estabelecimentos da região, incertezas e apreensão desde o anúncio das obras de requalificação. Diante das reações, nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou a flexibilização de faixas na via, para veículos particulares. Ainda assim, comerciantes temem os impactos da obra, como a diminuição de clientes e a consequente queda na renda captada pelos estabelecimentos.

Proprietária do posto de combustíveis “FA Rent a Car”, localizado na Av. Tomaz Landim, Daniele Cabral, 36 anos, relata preocupação com a interdição de trechos da avenida. Segundo ela, a redução no número de carros deve trazer prejuízo nas vendas de combustíveis no estabelecimento, que foi reinaugurado após 11 anos fechado.

“Apesar da flexibilização de faixas, não é a mesma coisa. Abrimos esse posto que já estava parado há 11 anos e já temos um prejuízo enorme e uma nova briga de preços com outros postos. Se já vivemos essa situação, agora vamos ter uma redução de público e isso vai nos afetar. Estamos assustados e sem saber o que fazer”.

A previsão de Daniele para o futuro financeiro do posto não é boa, e isso a levou a fazer escolhas difíceis. A proprietária relata que precisou demitir três dos quatro frentistas que trabalhavam no local. Agora, ela e o marido se dividem nas tarefas: “eu e meu esposo estamos nos revezando, nos sacrificando nas tarefas para manter esse emprego aberto”, disse.

Daniele também criticou a falta de diálogo entre Prefeitura e comerciantes que dependem do fluxo de clientes pela Felizardo Moura. Para ela, não houve uma comunicação clara e prévia sobre os bloqueios que seriam colocados na avenida: “Nós fomos pegos de surpresa, porque ficamos sabendo do que iria acontecer através dos outdoors. Lemos as propagandas e vimos “A Zona Norte vai melhorar“, mas o empresariado não foi notificado. Não foi a prefeitura que nos procurou, mas sim o empresariado que procurou a prefeitura”.

Na loja “Mix do Marceneiro”, localizada na Av. Tomaz Landim, o sentimento também é de preocupação com o cenário iminente. Funcionária do estabelecimento há dois anos, Priscila da Costa, 31 anos, relatou que as interdições vão dificultar a chegada de clientes, pois o trânsito se tornará ainda mais caótico: “Aqui sempre teve um trânsito bem ruim, mas as restrições podem piorar a situação do fluxo de carros e nos prejudicar”.

A funcionária teme que a possível queda nos lucros também cause demissões. Priscila afirma que esse medo é uma realidade em várias lojas da região: “Com essa reforma talvez aconteça algum corte de funcionários e por isso, esse medo é real. A gente espera que não, mas a gente sempre tem essa preocupação”.

SOBRE AS OBRAS
De acordo com a STTU, as obras de requalificação da avenida Felizardo Moura irão iniciar neste domingo (18). Após entendimentos entre as secretarias municipais envolvidas com o projeto e a empresa responsável pela obra, ficou definido que durante esta etapa dos trabalhos não haverá a necessidade de interdição total da via. Nos momentos de pico, os dois sentidos da avenida estarão liberados. No horário entre 9h e 16h, poderá acontecer interdições parciais, com uma via funcionando em mão dupla. A mudança no planejamento do trânsito não provocará alterações no cronograma de entrega.

A STTU vai fazer toda a sinalização da pista (vertical e horizontal) neste domingo (18), para que os motoristas possam estar bem informados sobre o trânsito no local. O trabalho de sinalização vai requerer a interdição parcial do local. O secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro, explicou a ações realizadas pela pasta para organizar o trânsito no local: “Estaremos fazendo a sinalização e já também adaptando os nossos agentes e motoristas que passam pelo local. Essa mudança, que não afeta o cronograma da obra, também é importante para que as pessoas possam ter uma adaptação gradativa de todo o processo”, explica.

Apesar da alteração no planejamento original, a STTU reforçou a importância da busca pelas vias alternativas já divulgadas pela Prefeitura, uma vez que, mesmo com a interdição apenas parcial, haverá impacto no tráfego e os congestionamentos vão aumentar no local: “Aconselhamos que as vias alternativas sejam utilizadas. A Felizardo Moura já está em obras e, nessa próxima fase, teremos muitas intervenções, sejam da empreiteira em si ou das concessionárias (de água, luz, etc). Por isso, as vias alternativas são essenciais”, comenta o adjunto.

A Prefeitura de Natal e as concessionárias já estão realizando trabalhos para o início das outras etapas da obra, como mudanças da posteação e a preparação das tubulações, além da quebra do canteiro central e limpeza dos terrenos para instalação de canteiros e deposição de material.

Segundo a pasta, uma equipe de agentes da STTU está no local para disciplinar o tráfego na região. O secretário adjunto afirmou que a comunicação entre a prefeitura e a população, em caso de interdição completa da via, será ágil: “Caso, durante esta próxima etapa da obra ou em alguma outra, haja a necessidade de interdição completa, a Prefeitura irá alertar a população com bastante antecedência através de todos os meios de comunicação”, antecipa Walter Pedro.

O projeto prevê um investimento de R$43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal. A obra vai garantir novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.

VIAS ALTERNATIVAS
São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.

Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal.

Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.


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