Início » COVID-19: UFRN IDENTIFICA VARIANTE DELTA EM MOSSORÓ

COVID-19: UFRN IDENTIFICA VARIANTE DELTA EM MOSSORÓ

  • por
Compartilhe esse post

Anastácia Vaz

A variante delta do novo coronavírus foi identificada em quatro amostras coletadas em Mossoró, segundo informou, nesta segunda-feira (13), o Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo exame sequenciamento genético. As coletas foram realizadas entre 27 e 30 de agosto e o resultado final do teste foi conhecido neste domingo (12).

Entre as oito amostras coletadas, quatro confirmaram a presença da variante delta em Mossoró. Como a unidade acadêmica já havia comprovado a presença da nova variante em Natal no mês de agosto, a diretora do IMT-UFRN, Selma Jerônimo, alerta para o indicativo de que a variante está circulando pelo estado.

“A confirmação da delta em Mossoró demonstra a capacidade de transmissão da variante”, avalia Selma Jerônimo, considerando que a identificação de novas variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus. Nessa perspectiva, a cientista reforça que é preciso manter os cuidados na prevenção, como o uso de máscara, distanciamento social e a higiene das mãos, bem como cumprir com o esquema de vacinação contra a covid-19.

O trabalho foi desenvolvido pelo IMT-UFRN com recursos de projeto de pesquisa e em colaboração com o Getúlio Sales Diagnósticos. A unidade já sequenciou 64 genomas do SARS-CoV-2 provenientes de amostras do Rio Grande do Norte e pretende analisar mais 96 amostras.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *