Início » NESTA TERÇA (14), CNMP JULGA CASO QUE PODE LEVAR À DEMISSÃO DE 11 EX-INTEGRANTES DA LAVA JATO

NESTA TERÇA (14), CNMP JULGA CASO QUE PODE LEVAR À DEMISSÃO DE 11 EX-INTEGRANTES DA LAVA JATO

  • por
Compartilhe esse post

CNMP julga amanhã caso que pode levar à demissão de 11 ex-integrantes da Lava Jato
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) se prepara para analisar, nesta terça-feira (14) a abertura de uma polêmica investigação contra 11 ex-integrantes da agora extinta força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. Eles são alvos de um processo administrativo disciplinar aberto em 24 de junho pelo corregedor-nacional Rinaldo Reis Lima, que sugeriu a demissão dos procuradores.

O corregedor atendeu a pedido da defesa de Romero Jucá e Edison Lobão, denunciados pela Lava Jato do Rio por envolvimento em esquema de corrupção nas obras de Angra 3. Os advogados alegam que os procuradores, ao divulgarem a representação contra os políticos no site do Ministério Público Federal, violaram o segredo de justiça.

Os procuradores, por sua vez, garantem que só tornaram públicos elementos da investigação que não estavam resguardados pelo sigilo. E que a divulgação da denúncia é procedimento habitual, após autorização do juiz.

Os procuradores implicados no caso são Eduardo El Hage, Fabiana Schneider, Marisa Ferrari, José Vagos, Gabriela Câmara, Sérgio Pinel, Rodrigo Silva, Stanley Silva, Felipe Leite, Renata Baptista e Tiago Martins.

Nos bastidores, integrantes do MPF questionam a parcialidade de Reis Lima, que teve sua recondução ao cargo no CNMP aprovada na CCJ do Senado no dia 25 de julho, um mês depois de abrir o PAD contra os investigadores. Ele ainda aguarda a votação de seu nome no plenário, o que poderia ocorrer nos próximos dias.

*Com informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *