Atenção aos animais aumentou durante o isolamento na pandemia e faturamento do setor cresceu 40% em 2020
Previsto para movimentar mais de 58 bilhões de reais em 2022 no Brasil, o mercado pet é um dos setores em maior ascensão no Rio Grande do Norte. Nos últimos anos, várias lojas e comércios especializados em produtos voltados para os animais de estimação surgiram e cresceram por todo o território do RN.
Entre as marcas que mais se destacam no mundo pet potiguar, a distribuidora de produtos veterinários e estéticos para animais “Raça” existe há 15 anos e é uma das pioneiras do ramo no RN. Segundo a fundadora e diretora da empresa, Fernanda Leandro, a iniciativa de entrar no mercado de pets aconteceu por causa da paixão de Fernanda pelos animais. Antes de gerenciar a Raça, ela trabalhava como servidora pública e começou a atuar como vendedora de vacinas para animais: “Na época, eu recebi um mercado acanhado de vendas. Mas no fim, elevei os números das vendas e passamos a vender, de 75 doses a mais de 2 mil doses mensais”.
Com o sucesso nas vendas, Fernanda decidiu aumentar a quantidade de vacinas fornecidas e ela decidiu criar a distribuidora, expandindo a gama de produtos para pets. Nos últimos 12 meses, a empresa registrou uma alta de 20% na distribuição de produtos para estética animal. Com relação aos medicamentos veterinários, a “Raça” teve um lucro de 7%: “Eu não sou veterinária, mas estudei tanto o mercado que sou confundida com uma. Para qualquer coisa que você for fazer, você precisa se esforçar, aplicar”.
Para Fernanda, um dos fatores que causam o atual sucesso do mercado pet é o crescimento na afetividade das pessoas com os seus animais de estimação: “O mercado pet não é um mercado de produto, mas sim um mercado de emoção. Antigamente, as pessoas falavam que o cachorro era quase um filho. Hoje em dia, ele é. Então isso é uma evolução que não tem volta”, disse. Ela também acredita que a atenção com os pets cresceu desde o período do isolamento social que ocorreu na pandemia, quando as pessoas passaram a ter mais tempo em casa e a ter mais atenção com eles. Em 2020, o faturamento do mercado pet cresceu em 40%.
DADOS GERAIS
Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o Pet Food, que engloba a venda de alimentos industrializados para animais de estimação dentre os segmentos do setor, manteve a liderança, com faturamento de R$33,1 bilhões nos primeiros três meses de 2022. O valor equivale a 56,3% do faturamento total do mercado pet, e representa alta de 16,7% em relação a 2021.
Em segundo lugar está o segmento de venda de animais diretamente dos criadores, que movimentou R$6,1 bilhões, ou 10,5% do total do setor, com avanço de 9,5% ante 2021. Ele é seguido pelo segmento de Pet Vet, de venda de medicamentos veterinários, que gerou R$5,8 bilhões, representando 9,9% do total e uma alta de 11%.
Há ainda os segmentos de serviços gerais, com faturamento de R$5,1 bilhões (8,7% do total e alta de 7,6%), de serviços veterinários, com R$ 5,4 bilhões (9,3% do total e avanço de 12,4%) e de Pet Care, englobando os produtos de higiene e bem-estar animal, com R$ 3,1 bilhões (5,3% do total e crescimento de 13%).
Já sobre os meios usados pelos consumidores para comprar produtos e serviços, os pet shops pequenos e médios mantiveram a liderança nas vendas do setor, responsáveis por 48,8% do total.
O segmento de clínicas e hospitais veterinários, que segundo o IPB vem crescendo nos últimos anos, ficou em segundo lugar, com 18%.