“Em nenhum momento, foi ventilada a possibilidade de participação do partido diretamente na chapa a ser formada”, afirmou o deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) após ser especulado nos bastidores políticos uma aliança entre o ex-deputado Kelps Lima (Solidariedade) e o pré-candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD).
Os rumores dessa aliança surgiram na última semana e ganharam força após o ex-deputado, e presidente do Solidariedade no RN, aparecer no palanque do pré-candidato durante um evento de filiação do PSD, em Natal. Kelps Lima, declarou que “dificilmente não estaremos juntos”, sendo ovacionado pelo público presente e recebendo as palmas do pré-candidato do PSD.
O deputado Luiz Eduardo, que nos últimos meses se colocou como pré-candidato à sucessão da prefeitura da capital, avalia como uma aproximação dentro da normalidade política: “A aproximação entre o ex-prefeito e o ex-deputado é algo natural durante um processo democrático que é a eleição para prefeito da cidade de Natal. Nosso interesse e do ex-deputado Kelps é sempre contribuir e discutir os melhores meios para o desenvolvimento da cidade de Natal”.
Luiz Eduardo confirmou que existiram conversas de membros do Solidariedade com o ex-prefeito, mas que o foco seria apenas a apresentação de pautas que partido acredita que devem ser priorizadas: “A Direção do Solidariedade teve uma conversa inicial com o pré-candidato Carlos Eduardo, discutindo sobre os projetos políticos e estruturantes que serão desenvolvidos pelo mesmo para a capital potiguar nos próximos 4 anos. Nessa reunião, colocou-se a importância do desenvolvimento da cadeia turística na nossa cidade. Cadeia esta que é responsável pelo maior número de empregos diretos e indiretos em Natal”.
Ex-PRÉ-CANDIDATO
Em novembro de 2023, o deputado estadual Luiz Eduardo lançou pré-candidatura a prefeito de Natal pelo Solidariedade e cogitava ainda mudança partidária, onde migraria para o PL. Mas, nesta terça-feira, em entrevista ao Diário do RN, afirmou que desistiu de concorrer ao pleito de 2024. “Nós avaliamos junto a minha família e amigos que este não era o momento adequado para uma nova eleição. Fui candidato a Prefeito de Maxaranguape por duas eleições consecutivas e, em seguida candidato a Deputado Estadual. Chegamos à conclusão que apesar da importância da candidatura a Prefeito de Natal, neste ano seria mais importante a nossa participação nas eleições municipais dos mais diversos municípios onde fui votado na minha eleição de Deputado Estadual”.
Neste novo cenário, como ex pré-candidato e considerando as conversas internas que aproximam Solidariedade e PSD, o deputado avaliou o pré-candidato Carlos Eduardo: “O ex-prefeito Carlos Eduardo é um político que sempre foi muito bem avaliado nas suas gestões. No atual momento político da cidade é oportuna sua candidatura para apresentar quais novos projetos para as esferas da educação, saúde e turismo da cidade, por exemplo, poderão ser desenvolvidos, caso o mesmo logre êxito como candidato”.
Apesar de negar, em primeiro momento, a possibilidade de uma indicação para vice-prefeito na composição majoritária, o deputado enfatiza que o cenário pode ser modificado ao longo dos meses: “Óbvio que isso (aliança) pode ser discutido durante o processo eleitoral onde cenários e possibilidades são vislumbrados. O Solidariedade tem quadros que podem certamente ocupar esta posição como o Ex-deputado Kelps Lima e o Ex-Deputado Fábio Dantas”.