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DIA DAS CRIANÇAS DEVE MOVIMENTAR MAIS DE R$114 MILHÕES NO COMÉRCIO, APONTA FECOMÉRCIO

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Brinquedos infantis – Foto: Reprodução internet

O dia das crianças é a última data comercial do segundo semestre antes do Natal e os lojistas vivem a expectativa de crescimento nas vendas com os consumidores dispostos a darem presentes mais caros e a expectativa é de que a movimentação supere o ano anterior. O presidente da CDL Natal, José Lucena, destaca a data como um marcador para as vendas natalinas: “A expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças é sempre alta, uma vez que percebemos nesse período as tendências de consumo e preferências de compras. Costumamos dizer que o Dia das Crianças é o aquecimento para as vendas do ciclo natalino”.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças e, com isso, a data deve movimentar R$ 18,8 bilhões no comércio, enquanto em 2022 a movimentação estimada foi de R$ 13,7 bilhões. Segundo a pesquisa, os consumidores devem comprar, em média, 2,3 presentes e gastar cerca de R$343 nas compras, significando um aumento de R$101 em comparativo ao ano anterior.

No âmbito estadual a data, em 2023, deve movimentar R$ 96 milhões em Natal e R$ 18 milhões em Mossoró. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC), o volume injetado na economia deve crescer cerca de 45% na capital, que registrou R$ 66 milhões em 2022; e mais de 60% em Mossoró, que movimentou R$ 11 milhões no ano passado.

Segundo o IFC, o Natalense deve gastar mais de R$180 com os presentes, representando um aumento de 3,9% no índice de consumidores que irão às compras comparado com o mesmo período de 2022. Já em Mossoró, segunda maior cidade do estado, os mossoroenses devem gastar aproximadamente R$ 168,14 – um aumento de 38,5% em relação ao valor registrado em 2022, quando a média foi de R$ 121,41.

O setor varejista também está otimista para o comércio de Serviços, considerando que a data pode impulsionar a procura por lazer, alimentação e entretenimento. Além de investir em presentes, cerca de 34,4% dos entrevistados pretende passear com as crianças e 27,7% irão a shoppings. Neste passeio, o gasto médio será de R$ 172,95, apontou o IFC.

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os negócios potiguares devem estar preparados para aproveitar a data comemorativa. “Esse é um dos períodos de maior faturamento do comércio, então essa projeção de crescimento tão expressiva é muito animadora para os negócios locais. Com mais gente querendo comprar presentes e passear com as crianças, estamos esperando um aumento de pelo menos 35% no valor dos gastos médios”, ressaltou Marcelo.

Dentre os principais motivos para gastar mais, segundo a CNDL, 39% dos consumidores afirmaram querer comprar um presente melhor; 38% desejam comprar uma maior quantidade de presentes e 37% afirmam que esse aumento acontece devido à alta nos preços dos presentes. Em contrapartida, 27% dos que pretendem gastar menos alegam estar com o orçamento apertado, outros 20% afirmam ter outras prioridades de compras e 18% querem economizar.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista. “As famílias brasileiras ainda estão muito endividadas, portanto o momento pede cautela nas compras para não atrapalhar o orçamento mensal. As crianças aguardam ansiosas pela data, mas é importante manter os gastos dentro das possibilidades financeiras das famílias”, afirma.

Os clientes devem optar pela compra de presentes em lojas físicas, uma média de 81% dos consumidores, principalmente em shoppings, lojas de departamento e de bairro/rua. Por outro lado, 37% pretendem realizar as compras na internet. Entre aqueles que farão as compras pela internet, 77% devem utilizar os sites, 76% os aplicativos e 23% o Instagram. “As lojas físicas continuam a ser os locais de compras preferidos dos consumidores brasileiros, mas o consumo online cresce a cada ano. Por isso, é importante que uma loja esteja presente tanto no físico quanto no online. Mesmo quem não tenha site, pode utilizar as redes sociais e até mesmo o WhatsApp para atender a clientela”, acrescenta José César da Costa.

Entre os presentes mais procurados pelos consumidores estão as roupas, bonecas e jogos. Dentre os entrevistados, 44% pretendem comprar roupas e/ou calçados, 42% bonecas/bonecos, 26% jogos de tabuleiro/educativos e 22% aviões/carrinhos de brinquedo. 49% pretendem presentear o filho (a), 39% o sobrinho (a) e 20% o (a) afilhado (a).

EMPREGOS TEMPORÁRIOS

Com a chegada desse terceiro semestre, surgem novas vagas de empregos temporários principalmente no segmento do comércio. O Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte divulgou que entre os meses de outubro a dezembro, devem ser geradas até 7 mil novas vagas de emprego no Estado. Somente o comércio deve ser responsável pela contratação de até 3 mil pessoas, enquanto o setor de serviço pode chegar a contratar 4 mil novos cargos de trabalho.

O Instituto ainda estimou um crescimento de até 9% no setor de Serviços do RN em 2023. Já as vendas do Comércio deverão ter um aumento tímido, fechando 2023 entre 1% e 1,3%. “É um crescimento pouco expressivo, mas observamos uma mudança no comportamento do consumidor. Hoje o cenário é de um poder de compra baixo, então é comprado o essencial, buscando sempre economia”, afirmou o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.


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