
Na última quinta-feira (14), na sessão solene do Congresso, as Mesas da Câmara e do Senado promulgaram a PEC dos Auxílios e a PEC do piso da enfermagem. As leis foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15) e a previsão dos pagamentos está para o próximo mês.
O presidente do Congresso Rodrigo Pacheco (PSD-MG) conduziu a sessão, juntamente com Arthur Lira (PP-AL) e o presidente Jair Bolsonaro, além da participação de alguns ministros como Ciro Nogueira e Augusto Heleno. Esses comemoraram a promulgação da lei, especialmente, da PEC 15/22 referente aos auxílios.
Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que a pandemia do COVID-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia levaram ao aumento da inflação em todo o País, porém o Governo Federal está trabalhando para retornar a normalidade.
“A inflação se fez presente não apenas no Brasil, mas no mundo, em especial no tocante a gêneros alimentícios e combustíveis. Buscamos alternativas e, desde o início do ano passado, o governo federal zerou impostos e juntamente com o Parlamento tomamos medidas como um teto de ICMS nos estados. Isso se fará pesar para uma inflação bem menor no próximo ano, ousando dizer que poderemos ter inclusive deflação. É o Brasil voltando à normalidade”, disse Bolsonaro.
Lira, por sua vez, ressaltou a importância da atuação do Poder Legislativo para a melhoria do Brasil.
“Hoje, o Poder Legislativo permanece dando provas de que busca incansavelmente enfrentar o amplo leque de desafios pelos quais passam a sociedade brasileira. Temos a certeza de que esse conjunto de medidas provocará um impacto muito positivo na redução da pobreza do nosso País, minimizando efeitos tão deletérios para o nosso povo”, disse Lira.
Com informações de Agência Câmara de Notícias