No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece neste domingo (21), candidatos preferiram se antecipar para não perder o horário nem sofrer imprevistos. As provas começam a ser aplicadas às 13h30, mas os portões abriram às 12h e fecham às 13h. Às 10h as filas começavam a se formar nos locais de prova.
Na Universidade Potiguar (UnP) da Avenida Engenheiro Roberto Freire, zona Sul de Natal, o estudante Hugo Guilherme, de 38 anos, tenta seu segundo Enem. Ele chegou por volta das 10h. “Eu ja cursava engenharia têxtil e quero ir para ciências sociais ou direito. Sou oriundo de escola pública e estou confiante. Estude em casa assistindo videoaulas pelo youtube”, disse o estudante que mora em Ceara-Mirim e está incluído nas vagas para pessoas com deficiência.
Assim como ele, Jackson Dias Simplício, de 22 anos, chegou desde as 10h30min e, à espera da abertura dos portões, não queria sofrer imprevistos. “Estudei em casa e pretendo ingressar em Física. É a terceira vez que tento e me sinto mais seguro neste ano. Cheguei cede para não me atrasar nem passar por imprevistos. Assim fico mais tranquilo”, disse ele.
Mais de 73 mil estudantes potiguares realizarão a prova do Enem (impresso e digital) em 243 locais de provas neste domingo (21) e no próximo (28). Os dois modelos do exame, além de ocorrerem nas mesmas datas, também terão itens de provas iguais, inclusive tema da redação.
Serão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. A aplicação se encerrará às 19h. Com as notas das provas, é possível ingressar no ensino superior em diversas instituições pelo país.
É obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos. Participante com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa listada em edital não deve comparecer. Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.
Por Tribuna do Norte