Início » ESCRITO A VÁRIAS MÃOS: VEJA QUEM AJUDOU LULA A ESCREVER DISCURSO DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA

ESCRITO A VÁRIAS MÃOS: VEJA QUEM AJUDOU LULA A ESCREVER DISCURSO DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: RICARDO STUCKERT

As palavras de Lula, em seu discurso no lançamento da pré-candidatura ao Palácio do Planalto, no último sábado, 7, não foram só suas. O pronunciamento do petista foi escrito a várias mãos.

Ajudaram o petista a redigir o texto nomes como o ex-ministro Luiz Dulci; o assessor de imprensa do ex-presidente, José Chrispiniano; e o escritor José Fernandes.

Desconhecido do grande público, este último é considerado um “ghost writer” de Lula. Segundo petistas, Fernandes ajuda o ex-presidente a escrever discursos desde a época em que ele comandava o Palácio do Planalto.

Também deram contribuições ao discurso o publicitário Sidônio Palmeira, que assumiu o marketing da campanha, e o jornalista Franklin Martins, que comandava a comunicação de Lula até a semana passada.

Tom “mais solene” e menos político

Segundo auxiliares, Lula optou por ler o discurso porque queria dar um tom “mais solene” e menos político. O objetivo do ex-presidente, dizem, era que a fala fosse um “pronunciamento à nação”.

No evento, Lula enfatizou a importância da recuperação da cidadania e da dignidade do povo brasileiro, roubadas por um governo golpista e socialmente insensível.

“A principal virtude que um bom governante precisa ter é a capacidade de viver em sintonia com as aspirações e os sentimentos das pessoas, especialmente das que mais precisam”, falou Lula, no início de seu discurso.

Lula ressaltou ainda que é preciso restaurar ao Brasil e ao povo brasileiro a soberania. Para o ex-presidente, a soberania se manifesta em muitas dimensões da vida nacional e do Estado brasileiro. “Defender a soberania não se resume à importantíssima missão de resguardar nossas fronteiras terrestres e marítimas e nosso espaço aéreo”, salientou Lula.

“É também defender nossas riquezas minerais, nossas florestas, nossos rios, nossos mares, nossa biodiversidade”, enumerou. “É defender o direito à alimentação de qualidade, o bom emprego, o salário justo, os direitos trabalhistas, o acesso à saúde e à educação. Defender nossa soberania é também recuperar a política altiva e ativa que elevou o Brasil à condição de protagonista no cenário internacional”, apontou Lula.

LEIA O DISCURSO NA ÍNTEGRA AQUI

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *