![Especialistas explicam o que é uma obstrução intestinal, diagnosticada em Bolsonaro](https://cdn.oantagonista.com/cdn-cgi/image/fit=contain,width=573,height=312,format=auto/uploads/2021/07/O-presidente-Jair-Bolsonaro-durante-cerimonia-de-assinatura-de-acordo-com-os-EUA-para-participar-do-Programa-Lunar-Nasa-Artemis..jpg)
As notas divulgadas pela Secom indicam que há relação entre o diagnóstico do presidente e a facada que ele levou no atentado de 2018, em Juiz de Fora
Especialistas explicaram o que é uma obstrução intestinal, problema que levou Jair Bolsonaro a ser internado. As notas oficiais divulgadas pela Secom até o momento indicam que há relação entre o diagnóstico do presidente e a facada que ele levou no atentado de 2018, em Juiz de Fora.
O médico cirurgião do aparelho digestivo Alexandre Chartuni disse que as obstruções intestinais são frequentes em pacientes que foram submetidos previamente a cirurgias abdominais. Segundo Chartuni, elas estão ligadas a microlesões e à manipulação de ossos intestinais, do estômago ou do intestino grosso.
A gastroenterologista Thicianie Fauve afirmou que, a princípio, o tratamento é clínico. Nele, o paciente fica em jejum e, se houver necessidade, é colocada uma sonda nasogástrica. Caso não haja resposta ao tratamento, a última alternativa é a cirurgia.
Já o cirurgião do aparelho digestivo Ronaldo Cuenca afirmou que a obstrução intestinal pode ser causada também por doença e que a evolução dela pode levar até a uma necrose de um segmento intestinal. Portanto, o tratamento deve começar o mais rápido possível depois do diagnóstico.
As explicações foram realizadas nesta quinta-feira (15), no Papo Antagonista.