Início » ESPOSA DE PACIENTE NEGA MAU ATENDIMENTO NO HOSPITAL WALFREDO GURGEL

ESPOSA DE PACIENTE NEGA MAU ATENDIMENTO NO HOSPITAL WALFREDO GURGEL

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Reprodução

A imagem de um paciente atendido no chão do Hospital Walfredo Gurgel tem circulado em vários grupos de whatsapp sugerindo um suposto caos na unidade. Indignada, a esposa do paciente que aparece nas fotos gravou um vídeo esclarecendo a situação.

A senhora Macilma Nascimento conta que o marido, Augusto Roberto, deu entrada na unidade com falta de ar nesta segunda (29) e teve uma parada cardíaca.

“Ele foi pronto-atendido! Colocaram ele no chão sim, mas foi para fazer a massagem cardíaca. Depois botaram ele na maca e levaram para o politrauma. Agora, ele está sendo transferido para a UTI. Colocaram ele no chão pra facilitar a reanimação, se isso não tivesse acontecido, talvez ele nem estivesse mais aqui”, relata.

“Muitos blogs estão inventando história sem nem ter visto. Eu estava aqui com ele e vi tudo. Ele foi pronto-atendido, não demorou nada”, conta Macilma, que acompanha o marido que segue internado.

Confira o vídeo da esposa do paciente

O governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Saúde, divulgou nota à imprensa esclarecendo os fatos. Confira abaixo a nota na íntegra.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Natal (RN), 30 de novembro de 2021

A respeito de um vídeo que mostra um paciente sendo atendido no chão, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a Secretaria de Estado da Saúde Pública esclarece: o homem, de 54 anos de idade, chegou à ala de atendimento clínico do hospital na noite dessa segunda-feira, levado pela família, e já em estado grave de parada cardiorrespiratória. A equipe de plantão, diante da gravidade, decidiu iniciar o atendimento ali mesmo para aumentar a chance de sobrevivência do paciente, e minutos depois a maca chegou ao local. O paciente já apresentava partes do corpo arroxeadas [cianótico] e, como chegou em uma cadeira de rodas, precisava ser colocado urgentemente em uma superfície plana, essencial ao atendimento de urgência e reanimação. Concomitante, a equipe providenciou uma maca no setor de politrauma.
O atendimento teve continuidade e, uma vez reanimado, um médico especialista é acionado, e já no politrauma o homem foi foi intubado. Ele permanece internado em estado gravíssimo. A agilidade, ao decidir pelo primeiro atendimento ali mesmo, aliada à experiência da equipe contribuiu à preservação de mais uma vida.
A família do paciente acionou o Samu, mas diante do agravamento do estado clínico, decidiu levá-lo por meio próprio ao Hospital Walfredo Gurgel, onde deu entrada via atendimento clínico. A família relata que ele desmaiou ainda enquanto deslocava à unidade de saúde, e tão logo passou pela primeira reanimação, a equipe já disponibilizou a maca para continuidade dos procedimentos. O paciente tem histórico de internação por covid-19, quando passou por traqueostomia, e esteve internado por mais de um mês.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *