
A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou nesta terça-feira (28), durante a Assembleia Geral da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Lei Estadual Nº 10.998/21, que torna soberana a vontade da comunidade acadêmica e extingue a lista tríplice na instituição.
Na ocasião, a gestora anunciou envio à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei (PL) sobre a autonomia financeira e administrativa da Universidade, iniciativa que vai permitir que a UERN receba, mensalmente, recursos para seu custeio e investimentos.
Ainda de acordo com Fátima, desde meados de abril o governo está em diálogo com a Associação dos Docentes (Aduern) e o Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintaurern) para a construção do Plano de Carreiras, Cargos e Salários para o corpo funcional da Universidade, visto que o plano vigente é de 1989 e já se está defasado.
O evento marcou também a posse da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Francisco Dantas. “A defesa intransigente da gestão democrática é uma das marcas do nosso Governo, respeitando a vontade soberana da comunidade acadêmica da UERN, que elegeu a você, Cicília, e a você, Chico, para gerirem essa importante instituição de ensino superior pelos próximos quatro anos”, disse a governadora.
Fátima Bezerra destacou que a instituição é “um grande exemplo de interiorização do ensino superior, que garante políticas de assistência estudantil para permanência dos filhos e das filhas dos trabalhadores e trabalhadoras do estado, muitos dos quais são os primeiros a obter um diploma de curso superior na família”.