
Foi no dia 12 de outubro de 1991, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que o então Papa, João Paulo II, chegou a Natal. Na capital, ele passou o período de 24 horas e realizou, no dia 13, uma missa no ‘Papódromo’ para milhares de fiéis.
Ele esteve na capital potiguar para participar do XII Congresso Eucarístico Nacional.
No Padódromo, construído no Centro Administrativo, João de Deus, como também era conhecido, foi recebido pelo então presidente Fernando Collor e pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Francisco Rezek, além do governador do Rio Grande do Norte naquele ano, José Agripino Maia. O arcebispo metropolitano de Natal era dom Heitor de Araújo Sales.
A fiel Maria Nazareth, na época com 28 anos, esteve na celebração e lembra com emoção do momento. “Estive muito perto do Papa, poucos metros. Foi uma missa muito linda”. Ela ainda relata que depois, devido a grande quantidade de pessoas no local, foi impossível pegar transporte para voltar. “Retornei para minha casa, no Alecrim, a pé. O sol quente. Mas valeu a pena, faria de novo”, recordou.
João Paulo II também é lembrado com carinho pela Igreja Católica do RN, além da visita ao estado, o Papa foi ainda o responsável pela beatificação dos 30 Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.
A Arquidiocese de Natal não vai deixar a data passar em branco. A comemoração acontecerá nesta quarta-feira (13) com duas atividades: uma exposição e uma missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana. No dia seguinte, 14 de outubro, nas paróquias, será realizada a Hora Santa Eucarística.