Início » INABILIDADE DO PODER PÚBLICO PRIVA ATUAÇÃO DO TRABALHADOR AMBULANTE E ARTESÃO NA ORLA DE PONTA NEGRA

INABILIDADE DO PODER PÚBLICO PRIVA ATUAÇÃO DO TRABALHADOR AMBULANTE E ARTESÃO NA ORLA DE PONTA NEGRA

  • por
Compartilhe esse post

Visando o justo e eficiente ordenamento dos trabalhadores, representantes da Câmara de Natal reúnem envolvidos para alinhamento de expectativas.

Serviços públicos ineficientes geram retrabalhos e transtornos à sociedade. Em períodos pandêmicos, então, os resultados são ainda mais desastrosos: desemprego e manutenção da fome, cerceando o que há de mais sagrado: comer; seguido do direito de habitar. Sem trabalho, sem dignidade. Emprego não é favor: é constitucional. Para manter-se com dignidade, esse direito é basilar. A tarde desta terça-feira (17), segundo o vereador Raniere Barbosa (Avante), foi para tratar deste direito para mais de 300 famílias potiguares que têm suas rendas advindas do Turismo na Orla de Ponta Negra, como trabalhadores informais, sendo ambulantes e artesãos.

De forma geral, o cartão postal da Capital Potiguar, há tempos, vem sendo deixado de lado quanto aos cuidados básicos, necessários para o desenvolvimento pleno de qualquer sistema. A reunião de hoje (17), que aconteceu por intermédio do mandato do vereador Raniere Barbosa, na Prefeitura de Natal, recebeu representantes da Associação dos Trabalhadores Informais de Ponta Negra (Atipon), composta por, entre outros, Ambulantes e Artesãos de Natal, e as Secretarias Municipais de: Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Serviços Urbanos (SEMSUR), Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB) e Turismo (SETUR).

O resultado da conversa garantiu agendamento de visita técnica entre os já citados, e os vereadores que estavam presentes e fomentaram o debate: Anderson Lopes (Solidariedade), Brisa Bracchi (PT), Eribaldo Medeiros, Hermes Câmara (PTB), Klaus Araújo (Solidariedade), Luciano Nascimento (PTB), Nivaldo Bacurau (PSB) e Robson Carvalho (PDT). A visita técnica ocorrerá, neste sábado (21), com horário a ser reforçado na reunião da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal, na manhã desta quarta-feira (18).

De acordo com o vereador Raniere Barbosa, o objetivo de todos os envolvidos na questão é um só: direito ao trabalho e uso consciente e ordenado da Orla de Ponta Negra. “O consenso é que o ambulante sempre é a parte mais frágil deste processo de regramento/ordenamento para concessão do direito de trabalho na área pública da nossa cidade. Muitas das vezes, nos deparamos com relatos de coerção indevida, por parte dos órgãos fiscalizadores. A Câmara Municipal de Natal atuará neste debate como mediadora, levando em consideração a atual situação econômica que o país enfrenta e a escassez do emprego formal”.

Dados turismo Ponta Negra

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, Natal foi apontada como o destino mais procurado para o verão de 2021 em todo o Brasil. A Pesquisa de Sondagem Empresarial é feita com agências e organizações de viagens com base em clientes que procuraram por pacotes. O Ministério do Turismo realiza também sondagens com os meios de hospedagem.

De acordo com essa pesquisa, 46,4% dos viajantes em potencial procuraram informações sobre destinos de sol e praia, um número bem superior ao segundo lugar, de lugares culturais e de patrimônio histórico, com 13,8% das buscas. A procura por opções de turismo de natureza e ecoturismo foi registrada por 9,9% dos clientes.


Compartilhe esse post

2 comentários em “INABILIDADE DO PODER PÚBLICO PRIVA ATUAÇÃO DO TRABALHADOR AMBULANTE E ARTESÃO NA ORLA DE PONTA NEGRA”

  1. Gostei muito desse debate e atitude, que os governantes do município do Natal, estão tomando
    Para melhor nossas vidas e de todos, que são trabalhadores informais, da praia de ponta negra, estou muito feliz, espero que tenha um ponto final com vitória e sucesso 🙏🙌👏

  2. Estamos muitos feliz, principalmente com a disposição do Vereador Raniere Barbosa e nosso direitor da Atipon Francisco, temos fé que vai da tudo certo, que Deus nos abençoe! Mesmo sem o resultado positivo já estamos muitos felizes por saber que estão tentado fazer algo por nosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *