Início » JÚLIA ARRUDA SOBRE PROGRAMA ACOLHE: “NECESSÁRIO NUM MOMENTO DE TANTA DOR, DIFICULDADES E PERDAS IRREVERSÍVEIS”

JÚLIA ARRUDA SOBRE PROGRAMA ACOLHE: “NECESSÁRIO NUM MOMENTO DE TANTA DOR, DIFICULDADES E PERDAS IRREVERSÍVEIS”

  • por
Compartilhe esse post

Vereadora Júlia Arruda emite nota de esclarecimento - Blog do BG
Foto: Elpídio Júnior – CMN.

A Secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no Rio Grande do Norte (RN), Júlia Arruda, sinalizando matéria da BBC, intitulada “Brasil tem 1 órfão a cada 5 minutos: pensamos que crianças não são afetadas mas, é o oposto”, por meio das redes sociais ressaltou, neste sábado (24), que a pandemia da COVID-19 já deixa mais 113 mil crianças e adolescentes órfãos de mãe, pai ou ambos no Brasil, no período de março de 2020 a abril de 2021.

Muitas famílias perderam pais ou mães que eram as principais fontes de renda da casa — Foto: Getty Images via BBC
Muitas famílias perderam pais ou mães que eram as principais fontes de renda da casa — Foto: Getty Images via BBC

Destacando que, se consideradas crianças que tinham como principal cuidador os avós/avôs, esse número salta para 130 mil no país. “São dados alarmantes que ligam o alerta de toda a rede de proteção à infância“, comenta Júlia Arruda. Aqui no RN, dados do Consórcio Nordeste apontam que há cerca de 600 crianças e adolescentes órfãos da pandemia, de forma bilateral (morte do pai e da mãe) ou monoparental (perda apenas da mãe).

Solenidade de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-RN) I Foto: Sandro Menezes/Assecom

“É para eles que a governadora Fatima Bezerra anunciou nessa semana o Programa Rio Grande do Norte Acolhe, voltado à proteção social de crianças e adolescentes em situação de orfandade. O objetivo é que recebam do estado um auxílio no valor de R$ 500 até completarem a maioridade”.

Júlia Arruda

COVID-19: ÓRFÃOS DA PANDEMIA TERÃO AUXÍLIO DE R$ 500 DO GOVERNO DO RN

O Programa RN Acolhe será mantido pela Secretaria Estadual Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, numa articulação com a @semjidhrn e municípios. Segundo a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, é um amparo social necessário num momento de tanta dor, dificuldades e perdas irreversíveis.

Veja publicação:


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *