
A pandemia e a necessidade do isolamento social alteraram completamente a tradicional programação do feriado da independência no país, que normalmente é sinônimo de desfiles cívicos que chamam a atenção de toda a cidade. É assim em todo o país. Neste ano, assim como foi em 2020, o coronavírus alterou essa realidade. Os desfiles darão lugar a manifestações que estão programadas para acontecer em todo o Brasil.
Em Natal, manifestações acontecem com grupos favoráveis e contrários ao governo de Jair Bolsonaro (Sem Partido).
O ato organizado pelos simpatizantes do Governo Federal está marcado para às 11h, na Praça Pedro Velho, conhecida popularmente como Praça Cívica. Entretanto, grupos pró-governo organizam encontros em outros locais da cidade, quando devem seguir em caravana para a praça. Na Zona Sul, o ponto de encontro é o Centro de Convenções, já na Zona Norte, na Avenida das Fronteiras. Grupos de outras cidades da região metropolitana de Natal também devem ir em caravanas para a praça cívica. Outro ato dos mesmos manifestantes deve acontecer às 15h, próximo ao cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha e Salgado Filho.
Grupos contrários ao governo organizam manifestação prevista para às 9h, na Praça das Flores, em Petrópolis. Centrais sindicais e partidos adversários da atual gestão do Governo Federal farão a concentração no local e seguirão pela Ladeira do Sol até a praia do Forte. O grupo se manifesta “em favor da democracia, contra privatizações de estatais e em defesa do serviço público”.