O deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) comentou a O Antagonista a decisão do Exército de não punir Pazuello por participar do comício bolsonarista no Rio:
“É uma decisão absurda. O Regulamento do Exército é claro ao proibir manifestação política de militar da ativa”, disse Mitraud.
“Isso só confirma nossa preocupação com o processo de politização das Forças Armadas em curso neste governo. O Exército não pode tomar decisões de acordo com a conveniência do Presidente”, acrescentou.
Mitraud se baseia no Regulamento Disciplinar do Exército, que está em decreto. Entre as trangressões previstas, estão “[a]utorizar, promover ou tomar parte em qualquer manifestação coletiva, seja de caráter reivindicatório ou político, seja de crítica ou de apoio a ato de superior hierárquico, com exceção das demonstrações íntimas de boa e sã camaradagem e com consentimento do homenageado”.
Mitraud, não custa lembrar, votou a favor do arquivamento da representação contra Eduardo Bolsonaro por defender ‘um novo AI-5’.
*Com informações de O Antagonista.