Início » “O SUPREMO INTERFERE EM TUDO QUE SE PODE IMAGINAR”, DIZ BOLSONARO EM CRÍTICA AO STF

“O SUPREMO INTERFERE EM TUDO QUE SE PODE IMAGINAR”, DIZ BOLSONARO EM CRÍTICA AO STF

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE/O LIBERAL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a realizar críticas a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem acusou de interferir “em tudo”.

“O Supremo interfere em tudo que se pode imaginar, até quando quero nomear uma pessoa aqui para cargo comissionado eles interferem”, reclamou Bolsonaro em entrevista ao site O Liberal, na manhã desta segunda-feira, 11.

O comentário foi realizado enquanto Bolsonaro discorria sobre a pandemia de Covid-19, quando o STF determinou que as decisões sobre medidas de restrição de circulação seriam compartilhadas com os estados. Antes, o presidente já havia criticado a Corte pela atuação na análise de ações do chamado “pacote verde”.

“Aqui no Brasil um grande problema que nós temos é uma parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Eles estavam julgando, na semana passada, seis ações que mexem com as questões ambientais. Ou seja, eles queriam amarrar o governo federal, nos proibir completamente de investir e buscar melhorias para a região”, disse o presidente.

Em duas ações que tratam da conservação do meio ambiente e de medidas para frear o desmatamento no país, a relatora, ministra Cármen Lúcia, fez duras críticas ao governo e às políticas ambientais no Brasil, desde 2019.

A magistrada denominou o período vivido atualmente no Brasil como “caquistocracia”. O termo é derivado do grego kakistos (superlativo de “mau”) e kratos (“poder”). A palavra caquistocracia significa “o governo dos piores”.

Bolsonaro fez referência à ação, lembrando que o processo só não foi para frente porque André Mendonça pediu vista. Mendonça, que é ex-ministro de Bolsonaro, foi indicado pelo presidente a vaga no STF no ano passado. Na última quinta-feira, 6, o ministro interrompeu o julgamento das ações que pedem a responsabilização do governo federal por falhas na política ambiental.

Mendonça alegou que algumas ações competem aos governadores dos estados da Região Amazônica.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *