Início » OBRAS INACABADAS QUE FORAM INAUGURADAS POR ÁLVARO DESMORONAM

OBRAS INACABADAS QUE FORAM INAUGURADAS POR ÁLVARO DESMORONAM

  • por
Compartilhe esse post

“Porque nunca mais haverá problema, nem perigos, nem dificuldades, mesmo que haja o maior inverno na cidade de Natal. Agora, definitivamente, a Avenida Nossa Senhora do Ó é segura, tranquila, e nunca mais haverá problema, mesmo que tenhamos o inverno muito complicado, com muita chuva caindo aqui”. Esse é um trecho do discurso feito pelo ex-prefeito Álvaro Dias durante a inauguração das obras inacabadas da Avenida Nossa Senhora do Ó, no dia 30 de dezembro de 2024.

Porém, os momentos que os moradores da avenida passaram na madrugada desta segunda-feira (13), não foram de “segurança ou tranquilidade”, mas de aflição e desesperança.

Por volta das três horas da manhã, um barulho ensurdecedor acordou os moradores, que se depararam com uma cratera aberta na esquina da Avenida Nossa Senhora do Ó com a Rua Santa Luzia, na qual uma retroescavadeira havia sido “engolida” pela terra, além de um poste ter caído.

O estrondo gerou pânico na comunidade, que já sofre há anos com os transtornos causados pelas chuvas e obras inacabadas.

Mariluce Matias, dona de casa e residente no local há mais de 40 anos, relatou à reportagem do Diário do RN o momento de desespero: “Eu não acreditava no que estava vendo. A escavadeira estava afundando, e eu saí correndo para tirar minha neta de dentro de casa, com medo de que a terra levasse nossa casa. Fui até o vigia da obra, mas ele não estava lá. As barreiras de proteção já estavam caindo, e eu pensei: ‘Agora vai levar a minha casa’. A situação está cada vez pior. Desde antes do Natal, não conseguimos dormir por causa do fedor de fezes da obra, que se espalha aqui.

E agora, essa cratera, essa situação horrível”, desabafou.

REVOLTA
Além de Mariluce, o sentimento compartilhado também por outros moradores da região é de revolta. O estudante Paulo Victor criticou a postura da gestão do ex-prefeito Álvaro Dias. “Esse é um problema que já existe há mais de três anos, e a gestão anterior não deu a devida atenção aos moradores. O prefeito inaugurou a primeira parte da obra, mas essa área onde ocorreu o acidente ainda estava em obras”, afirmou ele, referindo-se ao trecho onde a retroescavadeira caiu.

Paulo também relatou que, após a inauguração, a obra na região parecia ter sido apenas uma fachada para a mídia: “Eles prometeram que tudo ia ser resolvido, mas a obra foi entregue com buracos e problemas ainda visíveis. E agora, estamos vendo o que aconteceu, uma retroescavadeira afundando no meio da rua, um poste caindo e a população em pânico”, relata.

Pedro Henrique está no bairro há 27 anos e destacou a precariedade das obras entregues pelo então prefeito Álvaro Dias, já com rachaduras e outros problemas. “Está apresentando problemas, fica rachando, que é aqueles blocos de pedra intercravados e aí eles [funcionários das obras] ficam trocando continuamente”, afirmou Pedro.

Procurada pela reportagem do Diário do RN, a prefeitura de Natal informou que a situação na Rua Nossa Senhora do Ó está controlada, as casas não correm riscos e os postes atingidos não são de energia, mas de telecomunicações.

A secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, explicou que o que ocorreu na rua Nossa Senhora do Ó foi uma fuga de material devido às fortes chuvas que resultou em uma máquina caindo nessa escavação. No final da manhã de segunda-feira, a secretaria afirmou que a situação já estava sendo sanada e a máquina retirada do local. “É importante dizer que não houve nenhum dano aos imóveis. Todos esses imóveis estão protegidos por uma contenção dessa própria obra, e a previsão é que hoje à tarde mesmo a obra já seja retomada, ela já continue”, referindo-se à continuidade das que seguem na região, sem previsão de prazo de conclusão, apesar do trecho inaugurado na gestão anterior.

Parte da Engorda amanhece alagada e secretário alega problemas na drenagem

Outra obra não concluída pelo ex-prefeito Álvaro Dias, e que apresentou problemas depois da forte chuva da madrugada e início de manhã de segunda-feira, foi a Engorda de Ponta Negra.

O trecho entre os postos 8 e 15, nas imediações do hotel Manary, amanheceu completamente alagado. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o que aconteceu é consequência de um erro de execução por parte da empresa contratada para a obra.

O titular da Semurb explicou que o volume de água deveria ter sido direcionado para a caixa 9, mas acabou seguindo para a caixa 8, que não tem a mesma capacidade.

Ainda de acordo com o secretário, o Consórcio DTA/AJM, já trabalha para a correção do problema
Sobre reclamações relacionadas ao mau cheiro, Thiago Mesquita informou que ocorreu um extravasamento do sistema de esgotamento sanitário da CAERN e a Companhia de águas e Esgotos deverá ser autuada pelo fato.

O secretário ainda destacou que não houve perda de material da Engorda, nem prejuízos a obra que continua com previsão de conclusão total até 31 de janeiro.

REUNIÃO
Também na manhã de segunda-feira, o prefeito Paulinho Freire, convocou uma reunião de emergência com parte do secretariado para acompanhar as ações de enfrentamento dos impactos das chuvas em Natal.

Em publicação nas redes sociais afirmou: “Reforcei a importância do trabalho em conjunto das pastas, com foco em medidas preventivas e estratégias eficazes para minimizar os danos e garantir a segurança da população. Nossas equipes seguem trabalhando!”.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *