Início » “OBRAS OCULTAS”, DIZ NATÁLIA SOBRE AS 100 OBRAS SIMULTÂNEAS DE ÁLVARO DIAS

“OBRAS OCULTAS”, DIZ NATÁLIA SOBRE AS 100 OBRAS SIMULTÂNEAS DE ÁLVARO DIAS

  • por
Compartilhe esse post

Natália: “A gestão é reconhecida por obras que não possuem nem projeto, apenas publicidade” – Foto: Reprodução

“O prefeito que fala tanto em ‘forças ocultas’, pode estar divulgando obras ocultas para a população”, afirmou a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), sobre as 100 obras que estariam em execução simultâneas no município, conforme o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) tem anunciado em uma série de vídeos institucionais do executivo municipal, divulgada em seus canais oficiais de comunicação. Nesta terça-feira (10), a vereadora Brisa Bracchi (PT) oficiou o gestor para listar todas as obras informadas e apresentar os cronogramas e os custos de cada uma delas.

“Não seria uma surpresa se a afirmação da Prefeitura Municipal sobre essas 100 obras não fosse verdade. A atual gestão é reconhecida por obras que não possuem nem projeto, apenas publicidade. O prefeito que fala tanto em ‘forças ocultas’, pode estar agora divulgando obras ocultas para a população”, disse Natália.

A parlamentar falou também que seu mandato oficiou a Prefeitura de Natal para que esta inscreva o município no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), relançado pelo governo federal em agosto passado e que contemplará retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos.

“Inclusive, encaminhamos ofício ao executivo municipal, para que seja feita a inscrição do município no Novo PAC e que sejam construídas novas creches na cidade. Coloco o nosso mandato à disposição para ir ao Ministério da Educação e ajudar o município de Natal a receber esses recursos federais”, garantiu Natália.

E enalteceu a iniciativa da vereadora de Natal, Brisa Bracchi, que encaminhou ofício à Prefeitura para que esta forneça a lista com todas as obras em andamento no município, bem como seus cronogramas de execução, custos e orçamentos de cada uma e outros detalhes. Segundo ela, o objetivo da solicitação é dar maior transparência às ações do executivo natalense com os recursos públicos.

“Solicitamos a transparência em relação a essas obras porque essa é uma das principais funções de um mandado legislativo: o de fiscalizar e prestar contas com a sociedade. A Prefeitura tem investido muito em propaganda em torno das 100 obras que serão entregues, mas o que vemos é a população sofrendo cada vez mais com falta de infraestrutura, principalmente nas periferias. Por isso, queremos entender que obras são essas, quanto estão custando e onde estão sendo realizadas”, explicou Brisa.

PREFEITURA SILENCIA SOBRE OBRAS

Procurado para falar sobre as 100 obras propagadas pelo prefeito Álvaro Dias, nesta terça, o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, mandou a reportagem do Diário do RN procurar a comunicação social da Prefeitura Municipal para falar sobre o tema. Esta, por sua vez, também questionada via aplicativo de mensagens, não retornou as tentativas de contato até o fechamento desta edição.

Vereadores dizem desconhecer quais são as 100 obras divulgadas por Álvaro

A reportagem do Diário do RN conversou com alguns vereadores de Natal, nesta terça-feira (10), questionando-os se eles saberiam dizer quais são as 100 obras anunciadas pelo prefeito Álvaro Dias que estariam em execução simultâneas no município, conforme garantido em uma série de vídeos institucionais da própria Prefeitura Municipal e divulgado em seus canais oficiais de comunicação.

A vereadora Camila Araújo (União Brasil) afirmou desconhecer a existência desse total de intervenções estruturais na cidade e que a Câmara Municipal tem que pedir os detalhes de cada uma destas ao gestor. “A Casa deve provocar o Executivo para nos explicar quais são essas 100 obras, mencioná-las, com planilha de custo, orçamento que será gasto, de onde vem, se é do Governo Federal, contrapartida municipal etc”.

Camila: “A Casa deve provocar o Executivo para explicar quais são as obras” – Foto: Reprodução

Para ela, as únicas obras em execução no município são as já propagadas pela Prefeitura Municipal, já de amplo conhecimento por parte da população de Natal, como, por exemplo, a readequação da Avenida Felizardo Moura, a trincheira do Km 6 à Avenida João Francisco da Mata, o Mercado da Redinha, a engorda da praia de Ponta Negra e o início da construção do Hospital Municipal do Natal.

“São obras bem pontuais que todos nós conseguimos identificar. Agora, 100 obras, eu não consigo lhe dizer, pontuar, nominar, onde estão todas elas. Eu nominei aqui cinco, que é do conhecimento de todos. Uma obra muito importante é a obra da Avenida das Fronteiras, que é um acúmulo de águas servidas e esgoto clandestino e que precisará de reestruturação do asfalto. (Essa) eu considero uma obra. Mas fazer só um paliativo, uma pintura de rua, uma troca de lâmpada. Isso é manutenção”, explicou Camila.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) também defendeu que os parlamentares exijam o detalhamento das obras em andamento na cidade. “Para a gente não só acompanhar, mas fiscalizar o cumprimento dessas obras. E algumas precisaram ser colocadas. O orçamento, se precisou atualizar, porque muitas quando não cumpriu o prazo. Então, isso que é que está impactando também para os cofres do poder executivo. Muitas obras foram anunciadas, algumas não foram cumpridas, o prazo que foi estabelecido e isso impacta diretamente na mobilidade, no direito de ir e vir do cidadão”.

“Álvaro Dias tem mania de grandeza”, afirma parlamentar

“Álvaro Dias tem mania de grandeza. Algumas das principais obras anunciadas pela Prefeitura mostram isso. Queria derrubar uma escola e um CMEI, no Parque das Dunas, para construir a maior estátua religiosa da América Latina. Defende a engorda de Ponta Negra, mesmo sem dinheiro e estudos sérios sobre o impacto da obra. E não podemos esquecer seu desejo de construir não uma, mas cinco trincheiras na avenida Hermes da Fonseca. Tudo isso sem qualquer diálogo com a população, deixando muito nítido o caráter autoritário de sua gestão”, lamentou o vereador Daniel Valença.

Para ele, se o prefeito quisesse resolver os problemas da cidade, “estaria garantindo a construção de CMEIs, evitando que cerca de 1,7 mil crianças continuem sem vagas para estudar ou estaria concluindo a obra da Avenida Jerônimo Câmara, que está paralisada desde junho de 2021 e foi iniciada ainda em 2013. O prefeito colocou na cabeça que vai ser lembrado por ser o gestor das obras, mas a História não deixará de julgá-lo como o prefeito do caos e do abandono ao povo de Natal”.

Segundo o vereador Herberth Sena (PSDB), o fato de Brisa Bracchi ter solicitado oficialmente a relação das obras à Prefeitura já contempla os demais parlamentares. “O papel inicial do vereador é fiscalizar. Quando a vereadora solicita em nome da Casa, os outros 28 são contemplados. Então, a gente vai poder fiscalizar também essas quantidades de obras, para que a gente possa ter esse acompanhamento e divulgar esse monte de canteiro na cidade, para que possamos ter essa visibilidade maior”, falou.

Segundo ele, a divulgação da relação total das mais de 100 obras anunciadas por Álvaro Dias atende ainda à necessidade dos moradores de Natal em saber onde estão sendo investidos seus impostos. “A população gosta (de saber). Ela que paga os impostos, que ela precisa saber onde são essas obras, quais são essas obras e qual o benefício que essa obra irá trazer para a cidade”.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *