Médicos oftalmologistas do Rio Grande do Norte desenvolveram um teste rápido e gratuito para auxiliar na identificação de problemas de visão de maneira simples. De acordo com os especialistas o método poderá ser distribuído em salões de beleza, barbearia e academias e, ao perceber alguma dificuldade, o usuário deve procurar o atendimento médico especializado.
Intitulado “Vision Hair Screening”, o método de aferição da acuidade visual foi pensado para esses estabelecimentos porque são bem frequentados e, geralmente, possuem espelhos, necessários para o teste.
Flávia Lana, médica aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGB) da UnP, e o seu orientador, Prof. Dr. Francisco Irochima, afirmam que buscavam uma solução que fosse de baixo custo e que fosse adequada para os diferentes ambientes.https://d2065169631194c428d50bdf3b508ad8.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A ferramenta foi testada em estabelecimentos do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Como funciona
Através do site www.vhscreening.com, o responsável pelo estabelecimento pode imprimir a tabela para o teste de visão, além de medir as distâncias dos ambientes. A tabela precisa ser fixada na parede oposta à parede do espelho, e também deve estar colada em uma altura um pouco acima da cabeça do cliente, para permitir a visualização.
Com o estabelecimento preparado, o cliente testa a visão de cada olho de forma individual, utilizando o reflexo do espelho na frente dele. Este espelho reflete a tabela com letras, números, figuras ou a letra “E” em posições diferentes, a depender da faixa etária e escolaridade do cliente.
Combate à cegueira
A missão do teste é popularizar a detecção dos problemas visuais por meio do teste em crianças e adultos que frequentam esses locais, estimulando essas pessoas a procurar atendimento especializado com um médico oftalmologista caso identifiquem visão borrada ou outras dificuldades.
De acordo com a UnP, o projeto foi apresentado no 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2021 no Centro de Convenções de Natal.
“O método chama atenção das entidades brasileiras que combatem a cegueira por ser acessível, de baixo custo e por oferecer a possibilidade de utilização em qualquer um dos mais de 750 mil salões de beleza e barbearias do Brasil”, informou a instituição.
Plataforma
O software desenvolvido pelos médicos recebe a medida do ambiente a ser realizado o teste e, por meio de algoritmo, ajusta as dimensões das letras ou símbolos a serem impressos para a realização da medida da acuidade visual. Um tutorial ilustrado, disponível no site, serve de guia para a utilização da ferramenta.
O layout da interface com o usuário foi desenvolvido por um designer para tornar a usabilidade a mais simples possível. Foram realizados testes em salões de beleza do Rio Grande do Norte e da Paraíba para a validação da funcionalidade da ferramenta.
Por G1