Diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da UFRN, a professora, médica e bióloga Selma Jerônimo foi condecorada pelo presidente Bolsonaro com o título da Ordem Nacional do Mérito Científico, na área da Ciências da Saúde, A homenagem é concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras que contribuem para o desenvolvimento da ciência no Brasil.
Selma recebeu seu título ao lado dos pesquisadores Adele Schwartz Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane, da Fundação Oswaldo Cruz no Amazonas; e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, médico da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, que fica em Manaus (AM).
Currículo
Formada em Medicina pela UFRN, mestre e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutora em doenças infecciosas pela Universidade da Virgínia, Selma Maria Bezerra Jerônimo tem experiência em estudo de doenças infecciosas e parasitárias. É professora titular do departamento de Bioquímica da UFRN.
IMT
Unidade suplementar da UFRN destinada à pesquisa básica e aplicada em doenças infecciosas, o IMT tem foco nas doenças tropicais e as emergentes, como a Leishmaniose, HIV, Tuberculose e Hanseníase, com eficiente atendimento e tratamento para proporcionar melhor qualidade de vida.
Composto por um Núcleo de Pesquisa Básica-NPB, localizado no campus central da UFRN, e um Núcleo de Pesquisa Aplicada- NPA, localizado no bairro das Quintas, ao lado do Hospital Giselda Trigueiro, o Instituto atua com ênfase em epidemiologia e patogênese, incluindo estudo dos fatores relacionados aos mecanismos de susceptibilidade e resistência às doenças.
Um de seus objetivos principais é o desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas, além de estratégias de prevenção.
De acordo com o IMT, outra importante missão é “formar graduandos e pós-graduandos da UFRN, além de capacitar profissionais de saúde no âmbito do SUS.
Fonte: BZNotícias